Autor Tópico: Exagero ou não?? Festa de criança - Evento social  (Lida 8179 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #30 Online: 11 de Junho de 2014, 00:32:46
Já respondi uma vez, mas agora darei uma opinião mais completa: não acho nenhum absurdo.
Se a pessoa vive da fotografia, tem tempo de experiência e clientes em potencial, isso é normal. Naturalmente a tendência é começar com equipamentos mais modestos e ir avançando conforme as necessidades.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 11 de Junho de 2014, 00:46:39
mas sei bem que o cliente de infantil no geral é menos exigente do que o de casamentos.

Esse é o ponto. Se você mostrar para um potencial cliente uma festa feita com uma T3 e outra feita com uma 6D, dificilmente ele irá notar diferença na qualidade entre as duas. Talvez até note, mas nada que justifique a diferença de preços. Claro que existem exceções, mas acho que essa é a regra.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #32 Online: 11 de Junho de 2014, 00:52:51
Esse é o ponto. Se você mostrar para um potencial cliente uma festa feita com uma T3 e outra feita com uma 6D, dificilmente ele irá notar diferença na qualidade entre as duas. Talvez até note, mas nada que justifique a diferença de preços. Claro que existem exceções, mas acho que essa é a regra.


Não vejo nem uma questão de qualidade de imagem em si. Mas uma FF te permite fazer fotos que uma cropada não permite, como abusar dos ISOs altos e do desfoque de fundo. Nem sempre é necessário, mas é um diferencial em relação a equipamentos mais simples. E se tem clientes dispostos a pagar preços de acordo com o equipamento que uso, não vejo problemas.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 11 de Junho de 2014, 01:12:30

Não vejo nem uma questão de qualidade de imagem em si. Mas uma FF te permite fazer fotos que uma cropada não permite, como abusar dos ISOs altos e do desfoque de fundo. Nem sempre é necessário, mas é um diferencial em relação a equipamentos mais simples. E se tem clientes dispostos a pagar preços de acordo com o equipamento que uso, não vejo problemas.

 :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #34 Online: 11 de Junho de 2014, 12:27:03
Sim, no meu exemplo a contratação do fotógrafo não foi barata e quem contratou esta visualizando a qualidade e profissionalismo, dificilmente alguém na festa saberia que apenas a lente custaria mais de 5 mil. No caso uma 24-70 2.8L ii
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 12 de Junho de 2014, 00:38:41
E se tem clientes dispostos a pagar preços de acordo com o equipamento que uso, não vejo problemas.

Me explica isso. Você já fotografou festa com cropada e com FF  (não na mesma festa, mesmo dia) ? Mudou o valor por causa do equipamento ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #36 Online: 12 de Junho de 2014, 02:19:04
Me explica isso. Você já fotografou festa com cropada e com FF  (não na mesma festa, mesmo dia) ? Mudou o valor por causa do equipamento ?

Não cheguei a usar ambas na mesma festa, pois só passei a usar duas câmeras depois que já estava com duas FF. Eu aumentei meus valores depois que subi o nível dos equipamentos sim, pois aumenta o valor do desgaste. Mas antes disso, fui subindo meus preços ao longo do tempo, conforme foi aumentando minha experiência e o nível do meu trabalho.

Hoje cobro um preço que acho justo, nem muito alto e nem muito baixo, mas que me deixa tranquilo em usar duas FF. Claro que equipamento foi só um dos critérios para subir meu preço, mas está indiretamente relacionado ao meu nível de experiência, pois a busca por resultados melhores de certa forma me levou a comprar equipamentos melhores. Mas só comprei FF depois de alguns anos trabalhando, quando meus preços já eram bem mais altos do que no começo. Ou seja, tem a ver, mas não foi só isso.  ;)


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #37 Online: 12 de Junho de 2014, 08:20:13
Gostei do que o Humberto relatou... e estou mais ou menos nesse caminho!
Não faz tanto tempo que estou trabalhando com fotografia... comecei a trabalhar na verdade para pagar meus investimentos, tanto a troca da câmera, lentes e aquisição de iluminação, quanto dos cursos que estou fazendo!
Estou no "mercado" a cinco meses e ainda hoje trabalho com um valor bem abaixo dos que tem um trabalho parecido com o meu aqui na cidade, até para conseguir mais trabalhos e fazer a divulgação!
Mês que vem troco minha T1i por uma 6D! E farei meu primeiro up nos preços... na faixa de 30%! Acho que já passou o tempo de "divulgação" e se estou investindo mais, preciso ter mais retorno!  :)
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #38 Online: 12 de Junho de 2014, 09:27:06
Se consegue fazer o mesmo com menos, então é desnecessário, a não ser que ele repasse isso para o preço cobrado, o que sinceramente não acredito.

Aliás, alguém aqui no fórum alguma vez fez festa infantil com 2 FF ?
Eu já.
E batizados também.
Meu relato:
Sobre preços, não cobro em função do meu equipamento, e sim da qualidade que entrego, da demanda, etc. Eu me coloco no lugar do cliente, e não acho que faz sentido cobrar de acordo com o equipamento usado. Tem gente com FF que entrega trabalhos porcos, tem que cobrar caro? Não! Tem gente com cropada que entrega trabalhos maravilhosos. Tem que cobrar baratinho? Não!
Já fotografei com cropada também. Na época eu era um completo ze-ruela, e depois que passei a estudar um pouco mais, senti a necessidade e parti pra FF. Não me arrependo nem um pouco. Mas não foi a troca de equipamento que fez subir meu preço, e sim a qualidade das fotos. Se eu conseguisse o resultado que eu queria com cropada, teria ficado com cropada. Mas que a qualidade das fotos aumentou depois disso, é inegável. Agora, é difícil saber se a qualidade do meu trabalho aumentou em função do estudo ou do equipamento, pois tudo foi subindo junto: estudo, qualidade (assim espero hehhehe), equipamento e preço. Provavelmente é um pouco de cada.
« Última modificação: 12 de Junho de 2014, 09:39:27 por Renato Cavalcante »
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 12 de Junho de 2014, 16:20:07
Não cheguei a usar ambas na mesma festa, pois só passei a usar duas câmeras depois que já estava com duas FF. Eu aumentei meus valores depois que subi o nível dos equipamentos sim, pois aumenta o valor do desgaste. Mas antes disso, fui subindo meus preços ao longo do tempo, conforme foi aumentando minha experiência e o nível do meu trabalho.

Hoje cobro um preço que acho justo, nem muito alto e nem muito baixo, mas que me deixa tranquilo em usar duas FF. Claro que equipamento foi só um dos critérios para subir meu preço, mas está indiretamente relacionado ao meu nível de experiência, pois a busca por resultados melhores de certa forma me levou a comprar equipamentos melhores. Mas só comprei FF depois de alguns anos trabalhando, quando meus preços já eram bem mais altos do que no começo. Ou seja, tem a ver, mas não foi só isso.  ;)

Achei que o tivesse subido o preço somente por causa do equipamento, de uma vez só e não aos poucos.  :aua:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #40 Online: 12 de Junho de 2014, 21:36:32
Achei que o tivesse subido o preço somente por causa do equipamento, de uma vez só e não aos poucos.  :aua:

Não, não. Alguma alta teve por conta do equpamento, claro, até porque os custos são maiores. Mas o que eu quis dizer lá atrás é que com o preço que cobro atualmente não vejo problema em usar FF, está de acordo com meu equipamento. É bem na linha que o Renato disse:

Agora, é difícil saber se a qualidade do meu trabalho aumentou em função do estudo ou do equipamento, pois tudo foi subindo junto: estudo, qualidade (assim espero hehhehe), equipamento e preço. Provavelmente é um pouco de cada.

Abraços


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #41 Online: 12 de Junho de 2014, 22:05:59
Se eu tivesse grana sairia para fotografar avião com três corpos cada um com uma prime  MFT cobrindo desde GA até uma suuuuuuper tele !
Não tenho, fico com a G2 e lente do kit mesmo.... kkkkkk

Tudo depende. Mas o trabalho se torna muito mais fácil com uma 6D do que com uma 60D. Imagine com 2 ! :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 12 de Junho de 2014, 22:30:12
Acho que a grande questão é se o sujeito cobrou um preço adequado ao equipamento que usou.  Ou será que ele investiu isso tudo para começar a fotografar ?

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #43 Online: 13 de Junho de 2014, 13:46:58
Acho que a grande questão é se o sujeito cobrou um preço adequado ao equipamento que usou.  Ou será que ele investiu isso tudo para começar a fotografar ?

Não vejo isso como A grande questão... Claro que é uma das grandes questões, mas pra mim o mais relevante ao tópico é saber se o sujeito sabe usar tudo o que o equipamento oferece. Mesmo que ele cobre um preço adequado ao equipamento, ainda assim não justifica levar tudo isso se ele não aproveita direito.

E eu já conheci um fotógrafo que começou logo de cara com equipamento top, geralmente quem vem de outras profissões já consegue investir num bom equipamento logo de começo. Se fez diferença ou não, não tem como saber, mas o que posso dizer é que ele sabe tirar muito proveito do equipamento que tem.  :ok:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #44 Online: 13 de Junho de 2014, 19:33:29


Mas não foi a troca de equipamento que fez subir meu preço, e sim a qualidade das fotos.

Muito lúcido, parabéns.

Kodak Ektra 100 | Flash Magicube