Autor Tópico: ABORDAGEM - MUSEU DO IPIRANGA  (Lida 12199 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #15 Online: 09 de Maio de 2012, 18:13:37
"pq às vezes as resposta imediatas são "não pode" ou "custa R$ 900,00"; sem sequer vc te caído nas graças de quem te atende nessas repartições."

Isso ocorre quando a pessoa q dz isso acha q nao vai dar em nada e seu empreguinho publico estah assegurado, nao importa o q aconteça. Peça para assinar um termo em q a pessoa afirma q nao pode, ou com o valor cobrado, vah numa delegacia e preste queixa, peça auxilio a um amigo advogado para o caso,...

Quando a intimaçao chega, as coisas mudam! >:D
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 09 de Maio de 2012, 19:32:37
E mais...

Veja em qual secretária publica (municipal, estadual ou deferal) (cultura, lazer, patrimônio público, etc...) a entidade em questão está vinculada e procure a Ouvidoria e faça uma denúncia.
ATENÇÃO: tenha um mínimo de critério ao tomar essa decisão. Procure se informar se vc de fato está com a razão e se o ato da "autoridade" foi fora do padrão/arbitrário, senão não dá em absolutamente nada.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Sergio Damasceno

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 327
  • Sexo: Masculino
  • O click é o som de uma história para toda vida...
    • Sergio Damasceno - Fotografia
Resposta #17 Online: 11 de Maio de 2012, 15:30:27
Leo, concordo em partes com seu texto....

Se existe uma autorização é porque existe uma proibição, e não tem sentido proibir o trabalho fotografico em um local publico. Desde que eu não exponha ninguem, não deprede o ambiente, não suje o local...etc..

Com meu trabalho estou fazendo a divulgação do local, direta ou indiretamente, com isso mais turistas, mais visitantes...o parque só tem a ganhar....por experiencia desse dia mesmo...o casal nunca tinha ido ao local...e ja comentaram "vou trazer minha mãe aqui.....vou trazer fulano."...

Quer ver uma coisa que "estraga" o ambiente...existe uma porrada de skaitista que ficam descendo a ladeira do museu....ou seja..é impossivel andar a pé por ali....eles respeitam...não fazem mal a ninguem...estão se divertindo...mas se formos ver...eles sim "prejudicam" o parque...não os fotografos que estão tentando fazer um trabalho bonito que acaba divulgando o local.

Não concordo mesmo com essas autorizações...pra mim é somente para tomar dinheiro.....
Canon 6D + Sigma 35 série art 1.4 + 50mm 1.4 Canon + 85mm 1.8 + Sigma 17-50 2.8


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #18 Online: 11 de Maio de 2012, 15:50:38
Boa tarde,

A ultima vez que fui ao botanico me pediram uma autorização e que pode ser preenchida ali na hora mesmo, logo na portaria.
É ridicula!!!!! vc coloca seus dados, sem que ninguém verifique seus docs, ou seja, posso colocar meu nome de "Luis Inacio Lula da Silva" e F....se...passa batido. Eu nao estava com nada que entregasse que eu era fotografo, so uma mochila...Ainda assim eu poderia ter dito que nao iria fotografar nada...pois nao podem pedir para ver o conteudo da mochila...

Anteriormente eu estive la inumeras vezes e nunca me pediram nada...ou seja: UMA ZONA de (des)organização.

Resumindo: SINDROME DE PODER(zinho) de zé mané que tem inveja de quem esta passeando / fotografando enquanto eles trabalham...para mim so pode ser isso!!!!

Abraço à todos!
M. Rezende
http://www.flickr.com/photos/varal_sp/sets/


Sergio Damasceno

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 327
  • Sexo: Masculino
  • O click é o som de uma história para toda vida...
    • Sergio Damasceno - Fotografia
Resposta #19 Online: 11 de Maio de 2012, 15:55:10
Rezende, no museu é justamente isso.....o administrador foi trocado...ou seja...tem um cara novo no comando e com certeza quer mostrar serviço....

Eu ja fui la inumeras vezes...e ninguem nunca me abordou para nada....alias...la sempre tem fotografos fazendo books de casais e modeletes...e ninguem nunca foi abordado nas vezes em que estive la....

Mas dessa vez tinha a segurança nova e agora fiquei sabendo que o administrador do parque mudou...ou seja...ta mostrando serviço !

Mas...ridículo !
Canon 6D + Sigma 35 série art 1.4 + 50mm 1.4 Canon + 85mm 1.8 + Sigma 17-50 2.8


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 28 de Maio de 2014, 03:12:29
Concordo skydivebr, e pior...tinha uma porrada de gente fazendo a mesma coisa que eu...mas por ter sido usado o termo "São fotos para casamento"....ai ela encheu o saco....tenho certeza que se eu falasse que seriam fotos pessoais dos meus primos...ela não me torraria a paciência...

Mas me fale....é proibido no jardim botanico e vejo tanto trabalho de fotografos sendo realizados la......os seguranças pegam pesado em cima...ou é meio solto isso?

Eh pq vc esta fotografando comercialmente, e por isso eh esperado que vc pague para o uso comercial do ambiente. Ja as fotos para fins turisticos, de laser, ou simplesmente nao comercial, sao consideradas livres na maioria dos ambientes.

Se vc nao tem permissao e quer arriscar, vc tera que mentir e dizer que esta apenas brincando, praticando hobby com seus "amigos". Mas se o seguranca ver ecesso de equipamentos no seu "hobby" eles podem exigir permissao para que vc instale a sua producao ali, mesmo que nao seja realmente para fins comerciais.

Eh por essas e outras que se vc nao tiver permissao, vc tem que combinar com a sua equipe que eh vc quem fala com segurancas, passantes e demais pessoas quando abordados. Principalmente quando vc desconfia que alguem na sua equipe, incluindo clientes, gostam sao do tipo que gostam de falar d+ em horas inapropriadas.


Mas o certo a ser fazer quando se trabalha profissionalmente eh sempre ir atras da administracao e pedir permissao, justamente para evitar que seu trabalho serra interrompido e vc demonstre despreparo na frente dos clientes.

Outra vantagem de se pagar e obter permissao esta em ter segurancas para garantir que seu trabalho nao sera inrrompido ou atrapalhado por curiosos. Se algum turista incomodar eh so chamar o seguranca. Vc tambem costuma ter prioridades e ate acesso exclusivo para determinados locais, quando tem uma permissao para dia e horario marcado.
E por ultimo, dependendo das leis locais, a permissao tambem inclui seguro contra roubos e acidentes causados por terceiros, pq passa a ser responsabilidade dos segurancas locais garantir a seguranca enquanto vc trabalha.


E por mais que seja um local publico, isso nao significa que qualquer empresa pode usar comercialmente o local.




----

Repetindo, deixe claro a sua equipe que vc eh que tem o controle de tudo, vc eh o chefe.

Quando eu estava sendo assistente em uma sessao de fotos de mora em um museu, eu estava instalando stands em um dos portoes do museu e jardim.
Normalmente os segurancas sao avisados quando alguem vai usar o ambiente comercialmente, mas um seguranca que talvez pensou que eu era um outro fotografo qualquer, chegou a mim e falou que eu nao podia "fazer o que eu estava fazendo" ali no museu. Mesmo eu sabendo que a fotografa tinha permissao, para qual finalidade, que tinha horario e exclusividade do uso do local, eu nao falei nada, simplesmente orientei o seguranca ir falar com a fotografa, a organizadora e responsavel, a que tem os papeis e mais ninguem.

Eh assim que se trabalha.  :ok:



E sinceramente, o resto eh choro e desculpinha inutil... Se nao tem permissao ou o cliente nao quer pagar o suficiente para o valor da permissao, que fotografe em outro local.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #22 Online: 28 de Maio de 2014, 09:25:44
É o velho e comodo "jeitinho brasileiro" de querer burlar algo para se dar bem.
O triste é contatar que esta ideia de malandragem está tão fortemente enraizada na cultura do brasileiro que quando aparece alguém que pense diferente ou uma exigência de terceiros para que uma determinada lei seja seguida que passe por cima do comodismo geral, este é titulado de panaca e a lei de injusta.

Desculpe-me mas se existe a exigência da autorização o profissional deve ir atrás e consegui-la, em caso de negativa, busque outro lugar, isto evita o constrangimento que passará na frente dos clientes, além de ser a postura correta a ser seguida.
« Última modificação: 28 de Maio de 2014, 09:31:54 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 28 de Maio de 2014, 15:40:44
Isso nao acontece so no Brasil...
Eh comum em muitos locais onde ha fotografos procurando cortar custos por inumeros motivos.

A pessoa eh livre para tentar a sorte se quiser, pode dar certo e pode nao dar. Se nao der certo nada acontece alem de ter a sessao interrompida.

Mas o simples fato de ter uma sessao interrompida pega mal na frente dos clientes. Ja que esta querendo oferecer trabalho profissional, que seja profissional em todos os aspectos, ou no maximo possivel.

Na verdade passa uma otima impressao aos clientes quando um seguranca ou policial vem abordar e o fotografo mostra os papeis. O cliente passa te ver como alguem que tem nao apenas tudo planejado e preparado, mas tambem como alguem que tem respeito ate dos segurancas e policiais. Fica aquela imagem de "Esse fotografo nao eh pouca coisa", ou "esse nao eh qualquer um".