Autor Tópico: Novato na fotografia  (Lida 3125 vezes)

rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Maio de 2014, 04:22:30

Josefine por rpereirasilva, no Flickr


Rodrigo por rpereirasilva, no Flickr


Matriz por rpereirasilva, no Flickr

Canon 1100D T3

Olá galera, sou novo aqui no grupo e também na fotografia DSLR.
Comprei a câmera no sábado e tive pouco tempo pra estudar e tirar fotos. Algumas ai em cima!

Obrigado
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2014, 08:35:39
Bem vindo Rodrigo, sua câmera é ótima para quem está começando.

Sobre os estudos recomendo ler o Novo guia de fotografia da National Geographic, acredito que seja um bom começo. De também uma olhada no site da Canon http://www.canonoutsideofauto.ca/learn/ ele te ajuda a explicar mais um pouco do básico pra sair do modo automático.

Qualquer dúvida use a ferramenta de pesquisa do forum, se não achar nada relacionado é só perguntar que o pessoal está sempre disposto a ajudar.

Abraço!  :ok:
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2014, 23:01:29
Começou bem. Gostei mto da primeira foto.
De uma estudada em balanço de branco, seria bom corrigir em suas fotos (a menos que tenha sido proposital).

Qualquer dúvida use a ferramenta de pesquisa do forum, se não achar nada relacionado é só perguntar que o pessoal está sempre disposto a ajudar.

2x.

Bons estudos.
Abraços.


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2014, 01:22:20
Poxa galera, obrigado pela força. Lerei um pouco sobre balanço de branco. Da pra corrigir via software?
O que anda me "irritando" um pouco, são esses granulados por causa do ISO. Existe alguma maneira de retirar, nem que seja um pouco, desse ruído?
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2014, 08:01:16
Pra tirar ruido só diminuindo o ISO, tenta deixar a abertura maior pra entrar mais luz e aumenta o tempo de exposicao vc pode aumentar o tempo de exposição pra usar um ISO bem baixo mas ai não vai poder tremer a câmera e seu assunto TB precisa estar parado ao menos que queira fazer algum efeito... O ideal é usar um tripé ou apoiar a camera. Da uma olhada no meu flickr tem uma pelúcia que forografei só com a luz da TV com ISO 100 e tempo de abertura de 30 segundoa .

Vc pode melhorar o ruído TB no lightroom, procura pelo ajuste luminescência (acho q eh isso) aumenta lá mas não exagera ae não as coisas vão ficar plasticas
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2014, 10:49:35
Poxa galera, obrigado pela força. Lerei um pouco sobre balanço de branco. Da pra corrigir via software?
O que anda me "irritando" um pouco, são esses granulados por causa do ISO. Existe alguma maneira de retirar, nem que seja um pouco, desse ruído?

Corrigir balanço de branco depende do formato do arquivo. Se fez a foto em JPEG, o ideal é ajustar o balanço de branco antes, pois só é possível fazer pequenos ajustes na pós, mas se tiver feito a foto em RAW, pode corrigir sem nenhum problema o balanço de branco via software.
Pra o ruido, tem alguns softwares que fazem. Eu trato o ruido com o próprio Lightroom quando estou tratando o RAW. Mas tratar ruido tem efeitos colaterais. O tratamento plastifica a foto, tirando as texturas, de forma que é bom tratar apenas levemente o ruido, quando o tratamento é pesado, o ruido fica até mais bonito que a foto tratada.


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2014, 20:07:49
No caso da abertura do diafragma, estou usando a lente do kit, e deveria ter a abertura máxima em 3.5 mas eu não consigo usar assim, ela sempre fica aberta no máximo em 5.7, e tá tudo no modo manual.
« Última modificação: 29 de Maio de 2014, 20:16:58 por rodrigortb »
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2014, 20:27:49
No caso da abertura do diafragma, estou usando a lente do kit, e deveria ter a abertura máxima em 3.5 mas eu não consigo usar assim, ela sempre fica aberta no máximo em 5.7, e tá tudo no modo manual.

A lente do kit é f/3.5-5.6, ou seja, em 18mm a abertura máxima é f/3.5, mas em 55mm a abertura máxima é f/5.6.


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2014, 20:34:00
Ahh sim, agora tudo faz sentido. Eu fotógrafo muito mais em 55mm que qualquer outro.
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2014, 16:09:53
Ahh sim, agora tudo faz sentido. Eu fotógrafo muito mais em 55mm que qualquer outro.
O melhor de quem começa a fotografar com câmera de lentes intercambiáveis é justamente isso. Você vai percebendo quais são os perfis de fotos que faz com mais frequência e ir montando o set de lentes de acordo.

No seu caso, uma lente 50mm com abertura 1.8 ou até 2.8 já vai lhe trazer os resultados que deseja, pode diminuir o ISO e aumentar a Abertura para o limite da lente na distância que já está utilizando. Além do que essa é uma das primeiras lentes mais utilizadas por quem começa a perceber os detalhes de fotografia. Também uma lente 35mm 1.8 pra quem gosta de fotos em ambientes internos pois aí tem um "ângulo de visão" mais aberto.

Como já foi dito, para fotos com qualidade e poucos ruídos, faz-se necessário o ISO baixo mesmo. No caso da T3, usando até um ISO 1600 terá um a qualidade bem aproveitável. ISO maiores o ruído será bem mais perceptível na maioria das fotos. Claro que esse investimento em lentes pode ser adiado utilizando velocidades de captura mais baixas.
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Junho de 2014, 22:16:38

bee por rpereirasilva, no Flickr


bridge por rpereirasilva, no Flickr

Ok, estou com novas imagens, e na verdade elas tem algo me incomodando.
To com uma duvida sobre foco também, o olho cansa com o tempo mesmo ? Quando tiro foto por algum tempo, nas primeiras acerto bem o foco, e nas ultimas parece que não acerto mais. Alguma técnica para ter maior ''visibilidade'' no foco ?
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Junho de 2014, 22:19:57
Bacana a segunda foto. Gostei.  :ok: :ok:

A primeira foto vc deixou bem avermelhada de propósito ou esqueceu do balanço de branco? Mas a composição dela tá bacana.

Vc ta fazendo foco manual?



rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Junho de 2014, 22:23:36
Bacana a segunda foto. Gostei.  :ok: :ok:

A primeira foto vc deixou bem avermelhada de propósito ou esqueceu do balanço de branco? Mas a composição dela tá bacana.

Vc ta fazendo foco manual?

Obrigado, a primeira eu errei no balanço de branco mesmo, mas no fim das contas gostei da cor. Ainda não sei balancear o branco sem usar as opções da T3, acabei esquecendo de trocar da opção ''sombra'' pra ''luz do dia''.

Sobre o foco, estou usando o manual, tanto na lente, quanto na câmera, onde eu consigo escolher o ponto focal. To tendo uma certa dificuldade em certas fotos, ontem mesmo tirei uma foto que parecia bem focada, e no fim, ''perdi'' o que eu acreditava ser um bom click.
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Junho de 2014, 22:30:03
Vc pode escolher o ponto de foco com AF também, não precisa usar só o central.

Se tiver com dificuldade de fazer foco manual, pode usar a luz de confirmação de foco no viewfinder.


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Junho de 2014, 22:55:19
Vc pode escolher o ponto de foco com AF também, não precisa usar só o central.

Se tiver com dificuldade de fazer foco manual, pode usar a luz de confirmação de foco no viewfinder.

Poxa Rafa_Meira, suas dicas estão me ajudando muito.  :ok:
Uso o modo MF, pela facilidade e rapidez em focar. Não me habituo muito com o foco na tela. Saberia me dizer se quando usando o MF, onde eu posso deixar o ponto focal ''no viewfinder''?
Eu to acreditando que o problema possa ser esse.
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e