Autor Tópico: Abertura x Velocidade x Foco  (Lida 16803 vezes)

lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Online: 30 de Outubro de 2004, 12:29:40
Saudações coleguinhas de cliques !!

Ganhei de aniversário de um amigo meu um curso em CD-ROM da National Geografic sobre fotografia (muito bom). Nesse curso diz que eu posso usar a abertura x velocidade para mexer com o foco da foto.

Como um bom novato pensava que a abertura e a velocidade só serviam para regular a luminosidade da foto e/ou congelar um movimento e essas coisas do tipo.

Na minha câmera (uma Sony DSC-F707) eu tenho o modo prioridade de abertura e o modo prioridade de velocidade, representados pelas letras A e S respectivamente e tem também o modo M que eu defino os valores de abertura e velocidade. Só que tem um porém, nesse modo M, onde defino a abertura e a velocidade, a camera por automárico define o EV (que varia de -2.0 a +2.0) balanceando assim as cores da foto.

Minha dúvida é a seguinte: Se no modo M a camera define o EV como eu faço para  brincar com o foco da foto usando a velocidade e a abertura.


Abraços
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2004, 13:49:15
E mudanca de foco se chama DOF ( depth of field ). Nessse site vc consegui montar sua tabela de DOF para sua lente e alem de poder determina o COC da sua camera.

http://www.johnhendry.com/gadget/dof.php

Lembrando que o DOF vc consegue 1/3 na frente onde vc fez o foco e 2/3 no fundo. Se vc usa uma abertura f2.8 vc vai fazer essa distancia 1/3 e 2/3 ficar mais proximo de onde esta o foco do que uma abertura f16.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2004, 13:56:09 por cralx2000 »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2004, 15:25:50
Exato, na verdade vc não meche no foco, o foco continua sendo feito no mesmo lugar, o que vc varia é a profundidade de campo, que é na verdade a amplitude de foco, dando um exemplo (pode não corresponder a realidade pois estou chutando os valores só para ser didático, pois vários fatores influenciam a profundidade de campo).

Você tem o foco feito a 10m com abertura 2.8 tudo que estiver entre 12m e 9m estará em foco, o restante estará fora de foco.
Agora se você tem o foco feito a 10m com abertura 8.0 tudo o que estiver entre 20m e 6m estará em foco, portanto o foco continua no mesmo ponto, porém sua amplitude é maior quanto se diminui a abertura. :)

outra coisa legal da relação abertura X velocidade é que velocidade maiores fazem fundos mais escuros quando se tem fontes de luz distintas e velocidades menores fazem fundos mais claros neste mesmo caso. :)
Então quando você faz a fotometria você tem idéia da relação velocidade x abertura, ai você define o quão escuro você quer o fundo e quanta profundidade de campo você pretende que a cena tenha para então definir se terá uma maior abertura e maior velocidade ou uma menor abertura e menor velocidade. :)

Por isso é tão importante um fotometro manual para ajudar em suas composições, principalmente um com a função Spot.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2004, 20:53:53 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Minerim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2004, 20:09:49
lincão,

O lance do EV, se for compensação da exposição, não tem nada haver com cores ou foco.
 Não se preoucupe, qualquer máquina no modo manual ela não tem o "EV",  já que vc está definindo exatamente a abertura e velocidae, não faz sentido usar o EV que tem a função de aumentar/diminuir etapas em cima da abertura e velocidade definida pela máquina.
Foco é outra coisa e se faz automático (modos do AF) ou manual.
A abertura pode influenciar a área de maior foco como os colegas escreveram.
O que pode mudar cores é o balanço de brancos de sua máquina.

Quando começamos confudimos tudo mesmo, estude esse curso em CD (eu também tenho ele) que logo vc acerta as coisas aí.


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2004, 13:55:31
mais como que eu controlo a parte que irá ficar focada na foto se o EV clareia/escurece a foto conforme eu mudo os valores da abertura e da velocidade...?
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2004, 14:48:35
Citar
mais como que eu controlo a parte que irá ficar focada na foto se o EV clareia/escurece a foto conforme eu mudo os valores da abertura e da velocidade...?
EV é medida de intensidade luminosa, a câmera só usa o EV para calcular a abertura e a velocidade ideal para a fotometria.
Quando você usa compensação EV em -1 por exemplo você diz para a câmera que é para calcular em menos um ponto de luz a exposição.
Ex: Deu 7EV de luz na cena, se a compensação estiver em -1 a câmera irá calcular a exposição para 6EV.
O que importa na profundidade de campo é a relação imposta entre abertura e velocidade.
Por exemplo:
Você tinha uma cena que daria f/2.8 e 1/250s, só que você quer uma maior profundidade de campo, para isso você pode usar então: f/5.6 e 1/60, neste caso a exposição estaria correta como no primeiro caso, porém você teria uma maior profundidade de campo e um fundo mais claro.
Além dos comandos manuais você pode usar os comandos de prioridade de abertura para ter controle da profundidade de campo e de velocidade pra determinar velocidade adequadas para fotos rápidas e para definir quão claro você quer o fundo em fotos iluminadas com fontes distintas. :)
« Última modificação: 04 de Novembro de 2004, 20:52:52 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2004, 16:24:23
:o

caraca....entendi !!!!!!

 :o  
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




herbert

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2004, 02:02:04
Citar
" Você tinha uma cena que daria f/2.8 e 1/250s, só que você quer uma maior profundidade de campo, para isso você pode usar então: f/5.6 e 1/60, neste caso a exposição estaria correta como no primeiro caso, porém você teria uma maior profundidade de campo e um fundo mais claro."
Mahain, eu não entendi:

No exemplo que vc deu, se eu passar a abertura de f/2.8 para f/5.6, eu estou diminuindo a abertura pela metade. Para a exposição continuar a mesma, não teria que aumentar o tempo de exposição de 1/250 para 1/125? Se mudar para 1/60 não ficaria super-exposta?

[],

 :unsure:
« Última modificação: 02 de Novembro de 2004, 02:06:04 por herbert »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2004, 04:09:10
Citar
Citar
" Você tinha uma cena que daria f/2.8 e 1/250s, só que você quer uma maior profundidade de campo, para isso você pode usar então: f/5.6 e 1/60, neste caso a exposição estaria correta como no primeiro caso, porém você teria uma maior profundidade de campo e um fundo mais claro."
Mahain, eu não entendi:

No exemplo que vc deu, se eu passar a abertura de f/2.8 para f/5.6, eu estou diminuindo a abertura pela metade. Para a exposição continuar a mesma, não teria que aumentar o tempo de exposição de 1/250 para 1/125? Se mudar para 1/60 não ficaria super-exposta?

[],

 :unsure:
Herbert, no caso de 2.8 para 5.6 tem dois pontos de exposição ou seja você reduz a abertura a 1/4 do tamanho original e não pela metade, o engano que você está cometendo é que os f steps não representam a quantidade de luz que passa e sim a abertura proporcional do diafragma, que tem relação direta (mas não proporcional) com a quantidade de luz que passa.
Só para efeito de conhecimento geral seguem as fronteiras que correspondem a aumentos de 1 ponto de exposição (dobrar a quantidade de luz que passa pelo diafragma) e f steps.
0.5 - 0.7 - 1.0 - 1.4 - 2.0 - 2.8 - 4.0 - 5.6 - 8.0 - 11 - 16 - 22 - 32 - 45 - 64 - 90

Portando de f/1.4 para f/4.0 temos 2 pontos ou 4x mais luz.

De f/8.0 para f/11 temos 1 ponto ou 2x mais luz.

De 2,8 para 8,0 temos 3 pontos ou 8x mais luz.

E assim por diante.
Facilitou agora?
« Última modificação: 02 de Novembro de 2004, 04:09:25 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


herbert

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2004, 10:48:56
Valeu Mahain,

Postar nas altas horas da madrugada dá nisso: esqueci do f/4.0 - coisa de quem é principiante e começa a mexer com exposição manual agora.

Obrigado pela correção  :)  


brunobethh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
    • Baier Fotografia
Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2018, 00:41:15
Show! Sou fotografo e aprendi muito em alguns cursos online.
[EDITADO]
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2018, 09:54:11 por Leo Terra »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2018, 00:48:36


Eu não resisto!!


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #12 Online: 11 de Janeiro de 2018, 09:50:06
Eu não resisto!!

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Tem que denunciar essas coisa pra moderação. Cara desenterra um tópico de 2004 pra fazer jabá do site dele? Aff...
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket