Autor Tópico: is estabilizador de imagem em filmagem dslr  (Lida 5218 vezes)

leo.fotografias

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Junho de 2014, 10:58:14
Bom dia a todos. Tenho um duvida. O IS nas lentes faz alguma diferença pra filmar com as câmeras dslr ? Estou com essa duvida pois tem lente de meu interesse que possui   as duas versoes com e sem estabilizador .


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2014, 13:41:28
...O IS nas lentes faz alguma diferença pra filmar com as câmeras dslr?...

Em minha opinião faz toda a diferença, caso vc esteja com a câmera na mão, é claro. Aquela "tremida" pequena aparece bastante, especialmente se estiver usando lente de tele curta para cima. O autofoco atrapalha mais do que ajuda, mesmo que esteja usando a 70D...  :ok:


Elias AE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2014, 00:44:59
 Eu tenho uma t4i, uma 50mm e uma 18-135 e com a 50mm só com consigo filmar com apoio e o resultado e mais ou menos, já a 18-135 sem apoio e em 135mm da para ter bons resultados com o IS ativo  :D


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2014, 16:18:08
Existe estabilização de imagem em video? Acho que só existe auto foco em filmagem na 70D e t5i
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2014, 19:12:41
Existe estabilização de imagem em video? Acho que só existe auto foco em filmagem na 70D e t5i

Se a lente Canon é estabilizada, todas as imagens, inclusive vídeo, serão. AF eficaz como nas mirrorless só na 70D...  :)


Paulo Ricardo Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2014, 20:37:42
Olá, um grande detalhe que quase nunca é mencionado é que a estabilizacao de imagem que as lentes oferecem é para a fotografia, o sistema de estabilizacao é voltado para o momento de fotografar e nao filmar. Pode-se perceber que as filmagems usando lentes com estabilizador seguram a imagem por alguns segundos, depois soltam a imagem dando aquele "tranco" e depois seguram novamente. Claro que isso ajuda muito, mas é muito percepitivel quando se movimenta a camera filmando. Se a sua intenção é somente filmar, vale a pena adquirir um equipamento dedicado a isso, os beneficios sao muito maiores. Se nao for profissionalmente vale a pena sim comprar uma lente com estabilizador sim e se quizer econimizar um pouco, pode optar por lentes sem estabilizador e comprar um tripe com cabeça hidraulica ou fluido para filmar parado e um flycam de boa qualidade para filmar em movimento que tambem vale a pena.

Hoje, para voce ter uma ideia, com a diferença de preço da Canon 70-200 2.8 com IS e sem IS, voce compra o melhor steadycam para DLSR do mercado, que uso e recomendo (o Glidecam HD 2000), com ele voce pode usar lentes fixas sem problema em movimento... :ok: Fica a super dica.

Abraços e sucesso.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2014, 22:33:44
É verdade, quanto mais "eficaz" é a estabilização mais a câmera "segura" a imagem, mas isso se a lente não dispuser de um sistema de estabilização que reconhece que vc está fazendo uma panorâmica (Panning) em qq eixo.

A preocupação em eliminar esse "tranco" já existe há bom tempo, e várias lentes estabilizadas da Canon, por exemplo, possuem um botão "Stabilizer Mode" 1 ou 2, outras ainda o Modo 3, modos Híbrido e Dinâmico, justamente para vc poder fazer esse panning sem "tranco". Este site da Canon tem a extensa lista de lentes com essa característica:

 http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/standard_display/Lens_Advantage_IS

Assim, dependendo da lente escolhida, não haverá esse problema em filmagem. Por exemplo, a 18-135 STM tem a estabilização dinâmica, justamente voltada para otimização de vídeo...  :ok:
« Última modificação: 10 de Junho de 2014, 22:34:09 por efilho »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2014, 22:37:39
A preocupação em eliminar esse "tranco" já existe há bom tempo, e várias lentes estabilizadas da Canon, por exemplo, possuem um botão "Stabilizer Mode" 1 ou 2, outras ainda o Modo 3, modos Híbrido e Dinâmico, justamente para vc poder fazer esse panning sem "tranco".


Isso é verdade, já usei a minha 35/2 IS USM para algumas filmagens, e aí ela "detecta" o modo vídeo e deixa o estabilizador ligado o tempo inteiro.


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2014, 12:17:15
Nossa, bom saber isso, eu achei que a próxima tecnologia a ser lançada seria o IS modo vídeo.
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2015, 14:01:14
(...) o melhor steadycam para DLSR do mercado, que uso e recomendo (o Glidecam HD 2000) (...).

Fala, Paulo!

Vc tem alguma indicação de onde comprar esse steady cam?

Abs
CGS
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes