Autor Tópico: O problema do FOCO para iniciantes  (Lida 1811 vezes)

febelu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 02 de Junho de 2014, 08:59:21
Bom pessoal, acredito que meu percurso é bem familiar. Comecei a fazer uma graduação em artes, me encantei pela fotografia, comprei uma máquina com muito esforço (primeiro uma Nikon D90 e depois uma Canon 5D mark II de segunda mão) e agora estou me aventurando a fotografar para amigos e pessoas mais próximas. Meu problema tem sido só um: o foco. Já andei estudando sobre profundidade de campo e abertura do diafragma, o que me fez trabalhar com a lente mais fechada (entre 3.5 e 4) e com velocidade sempre entre 100 e 160. Costumo compensar a falta de luz no ISO ou na potência do flash de acordo com a necessidade. Fotografo normalmente com minha lente basicona, uma 24-105, f/4 e as vezes me aventuro com uma 70-200 f/2.8  da Sigma que empresto de um amigo. Com relação ao foco, sempre trabalho com ele no automático e escolho um ponto de foco central (já me aventurei com os pontos múltiplos, mas achei que a coisa piorou). Resumo da ópera:  nas minhas fotos de grupo, independente de eu estar utilizando o zoom e independente de estar todo mundo alinhado ou não (um em primeiro plano e os demais mais atrás ou todos na diagonal), quase sempre acabo perdendo o foco em alguém, normalmente os da ponta. Eu tenho errado mais do que acertado...rs. Isso me incomoda, pois já li bastante coisa, sempre tento experimentar as dicas, mas até agora nada funcionou. Eu sei que provavelmente a culpa deve ser minha, mas se alguém puder me dar uma luz, ficarei muito agradecida! Boa semana, pessoal.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2014, 09:03:39
Febelu, poste fotos pro pessoal entender bem o problema.

Já tentou fechar um pouco mais a abertura? F4 em full frame não é tão fechado assim para profundidade de campo. Ainda mais se você estiver usando a 70-200.
D600 - E-M10


markes51

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2014, 09:42:26
ola

sobre o foco nas  "pontas" do frame....lentes costumam ser mais " softs" nos extremos...quanto pior a qualidade do projeto ótico maior este " desfoque" ( que na realidade não é um desfoque).

existe também o chamado "desfoque de movimento", causado pela baixa velocidade de obturação.
a regra é simples ( para segurar a maquina " na mão") para cada mm da lente considerar 1/1s: para 100mm=1/100s, para 200mm = 1/200s.

se lembre que na meio quadro ( d90) a 200mm passa para 300mm, então a velocidade minima na mão é de 1/300s.

para ter um resultado efetivo na profundidade de campo use de f8 para cima.

e o obvio: mantenha todos da foto ( ou o motivo) paralelos em relação ao plano focal( ou sensor) : peço sempre ao grupo ter isto em mente e se alinharem em uma linha paralela a câmera.

quanto maior a distancia focal ( a 200 mm por exemplo) mais critico o foco. o ideal para uma foto de grupo é uma 18mm

quando usar flash fazer o setup da maquina( e do flash) para poder usar velocidades altas ( acima do 1/60)

é isto...boa sorte...e muito treino.
marques
olhar atento e equipamento sempre pronto!
portfolio:  http://markes51-photo.photoshelter.com/


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2014, 11:09:45
Faça um teste... com a lente em 24mm, f.8 ou f.11 deve entrar tudo em foco.... testa e posta pra gente ver...
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


febelu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2014, 11:49:19
Obrigada pelas dicas, pessoal! Acho que as coisas estão começando a clarear. Me corrijam se eu estiver errada, mas para evento à noite, então, como foi esse último (aniversário do meu irmão), a lente clara é indiferente? Porque se eu tiver que trabalhar com ela sempre mais fechada por conta da profundida de campo, o ideal é investir em iluminação? Obrigada.


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2014, 12:40:51
Obrigada pelas dicas, pessoal! Acho que as coisas estão começando a clarear. Me corrijam se eu estiver errada, mas para evento à noite, então, como foi esse último (aniversário do meu irmão), a lente clara é indiferente? Porque se eu tiver que trabalhar com ela sempre mais fechada por conta da profundida de campo, o ideal é investir em iluminação? Obrigada.

Exato. Para ter profundidade de campo, irá precisar de iluminação adequada. Maasssss uma GA já ajuda muito, numa GA quase tudo esta quase o tempo todo em foco
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2014, 13:47:05
Sem saber que confusão vc está fazendo, sem ver uma foto, fica dificil afirmar.

De qualquer maneira, aquela velha máxima do "Foca e recompoe" pode ser o grande causador de seus problemas, uma vez que, ao focar e depois recompor pode mudar o plano focal.

Esse link ilustra bem.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2014, 13:55:41
creio que o problema seja a abertura. para grupos de pessoas, melhor usar uma abertura maior do que 8, fazendo com que todos fiquem em foco.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2014, 20:09:13
Criei um tópico recentemente sobre esse mesmo problema. O problema não é a falta de foco, mas sim de profundidade de campo. Veja o tópico, leia e olhe os links que o pessoal colou, pois vai abrir muito sua mente sobre o tema.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=101787.0
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2014, 06:37:53
Trancado por duplicidade
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM