Autor Tópico: [ DÚVIDA ] Fungo ou poeira ? mandar limapar ou não..  (Lida 994 vezes)

eduardopequeno

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Online: 01 de Junho de 2014, 18:24:49
Assim, eu tenho uma 18 -105 uma 50 mm, as 2 estão com pontinhos, vários, que só da para ver com luz do sol, em certo angulo, não aparecem na foto, não altera a qualidade,
e agora de 2 em 2 dias,do banho de sol nas lentes,

E esotu guardando em uma caixa plastica com Silica GEL + (Secar ) Anti morfo,

Vocês acham q podem ser poeira ?

Se for fungo, é necessário mandar limpar ? porque vai que eles estejam mortos...porque estou sem dinheiro para mandar limpar,o cara cobro 170 reais,na limpeza das 2, não é viavel para mim...


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2014, 20:23:14
Se tá nas 2, ou você é muito azarado, ou o problema é no sensor. Mais provável que a segunda opção. Usa uma bombinha fuc fuc no sensor, pra ver se melhora. Se melhorar, leva em uma autorizada pra fazer uma limpeza completa. Mas, espera que já já vem mais opinião ai.  :ok:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2014, 21:34:50
pela descrição provavelmente é poeira.. normal de acontecer


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2014, 16:46:10
Essa semana identifiquei umas manchas com padrão de pontos no elemento traseiro da minha 24-105.
Minha espinha gelou!!!!
Fungo no elemento traseiro é forte indício de fungo no sensor.

Olhei a mancha com uma lupa. Fiquei meio confuso com o que vi. Parecia uma colônia de fungos, só que em forma de pontos e não de teia de aranha irregular.

Dei um bom banho de sol.

Aí fui limpar... Como era o elemento traseiro, removi o protetor plástico da pupila... Limpei direitinho. A manha sumiu. Peguei a lupa. Olhei... Nada!!! Havia sumido completamente.

Aí fui recolocar o protetor. PIMBA!!!!!!! A mancha apareceu novamente... Conclusão: era as costas do meu polegar que tocou o elemento traseiro e a oleosidade marcou o vidro. UFAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!


Se a tal mancha não estiver aparecendo nas fotos, nem se abale em mandar limpar. Basta um bom banho de sol 1 vez por semana. 5-15 min é mais que suficiente para matar a colônia, se realmente for fungo. Pode não ser...  :assobi:

Boa sorte!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova