Autor Tópico: Ajuda sobre trabalho da Faculdade  (Lida 1424 vezes)

juliac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 03 de Junho de 2014, 23:17:22
Olá a todos.
Faço faculdade de fotografia. Estou no primeiro período e uma professora pediu um trabalho prático no qual fazemos 5 fotografias diferentes pelo campus. Devem ser: movimento congelado, movimento borrado, panning, muita profundidade de campo e pouca profundidade de campo.
Eu fiz uma foto que gostaria de usar, mas não tenho certeza de onde se encaixaria. Sei que se encaixa em pouca profundidade de campo, mas já tenho outra fotografia para esse, então gostaria de usar ou como movimento congelado ou borrado.
É essa aqui:

Obrigada!


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2014, 23:55:18
Oi Julia,
Uma coisa é certa: o movimento não está congelado, então não dá pra encaixar nesta categoria.
Acho que pra ser uma foto com movimento borrado, precisaria borrar mais do que isso (na minha opinião).
Então a minha sugestão é você praticar um outro exercício muito importante na fotografia: o desapego. Existem momentos em que a gente gosta muito da foto, seja por algum detalhe técnico ou valor sentimental, mas por algum motivo ela não serve para o propósito que estamos buscando.
Às vezes temos que descartar e partir pra outra!  :D
Boa sorte!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2014, 07:24:04
essa aí poderia entrar como movimento borrado e como pouca profundidade de campo..

gostei da foto porque você conseguiu uma velocidade muito boa pra captura.. Mais rápido e teria congelado tudo praticamente.. Mais lento e teria borrado o caulezinho e a mão..
« Última modificação: 04 de Junho de 2014, 07:24:37 por Luciano.Queiroz »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2014, 08:21:13
Gostei da foto e concordo com o que disse o Luciano  :ok:
Também concordo com o Renato sobre o desapego, mas não acho que essa foto seja o caso, dá pra aproveitar sim.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2014, 08:29:51
Concordo com o Renato  :ok:

A foto é boa, porém para o exercício proposto, só se encaixaria no DOF curto. Para isso pode utilizar outra mais representativa.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2014, 08:50:24
Desapega.

Para a foto do movimento borrado, pela logo pela manha ou finzinho de tarde, fixa a cam  e tira de um carro em movimento... prontinho.... rsrs
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2014, 09:27:56
Se eu fosse o professor, ia preferir muito mais essa foto mostrada aqui como exemplo de movimento borrado, ainda mais com essa justificativa que já comentei acima, do que um carro passando em movimento que é totalmente clichê!

Falando como professor, me mostraria que além de ter entendido o raciocíno da influência do tempo na fotografia ela já está pensando além....

Mas cada um é cada né?

« Última modificação: 04 de Junho de 2014, 09:29:36 por Luciano.Queiroz »


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2014, 09:55:56
Se eu fosse o professor, ia preferir muito mais essa foto mostrada aqui como exemplo de movimento borrado, ainda mais com essa justificativa que já comentei acima, do que um carro passando em movimento que é totalmente clichê!

Falando como professor, me mostraria que além de ter entendido o raciocíno da influência do tempo na fotografia ela já está pensando além....

Mas cada um é cada né?

Eu também penso como tu. Neste caso penso que se pode usar para o movimento borrado. É claro que há diferentes níveis de borrado, mas pronto.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2014, 13:49:15
Quer ver um movimento borrado que adoro, são aquelas fotos de arquitetura em que se coloca a câmera em um tripé e com baixa velocidade pede-se à dona da casa que se movimente pelo quadro (como ir ao aparador buscar uma chave, por exemplo). O objetivo do fotografo de mostrar o ambiente é atendido mas ele traz um pouco mais, que é mostrar a relação das pessoas com o local. E ainda com uma impressão de movimento, preservando a identidade do proprietário. (bacana, não? trazer tudo isso numa só foto)

É comum, mas adoro.

Uma bacana, no mesmo sentido, e acho que vc ganharia pontos com a professora, seria colocar a câmera num tripé no corredor ao final da sala e clicar com controle remoto, todos os alunos sentados parados, assistindo a aula, e ela se movimentando no quadro (de preferência sem ela saber). Daria uma sensação de aula dinâmica, de professor se entregando aos alunos.

Sem contar que você mostraria, além de um conceito, uma historia por traz da foto (para mim foto em movimento, em regra, tem que contar ainda mais história que uma parada), uma capacidade de não precisar de muito (andar todo o campus) para fazer a foto.

Bom, espero que tenha ajudado.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.