Autor Tópico: Qual é o melhor lugar para hospedar as fotos?  (Lida 1880 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Junho de 2014, 23:51:37
Oi gente!

Minhas fotos, eu sempre deixei disponível no meu site, porém, agora com as fotos de 24mp, não vai ter como, elas ocupam muito espaço.

1) Qual é o melhor serviço gratuito para hospedar as fotos?

2) Existe algum que mantenha as informações exif/iptc?  Por exemplo, neste domingo fiquei até de madrugada preenchendo descrições das fotos, e quando postei no facebook a maior parte foi para o espaço, além de diminuir o tamanho da foto para 2000px largura.  Eu queria um lugar onde estes dados pudessem ser aproveitados de alguma forma.

3) Nos foruns por ai, e sites em geral, eu sempre postei minhas fotos com uma miniatura de 500px X 280px com um link para a foto grante de 1290px X 1080px.  Será que convem postar a foto no tamanho original 6000px X 4000px? As pessoas costumam aguardar para ver a foto neste tamanho?

Obrigado!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2014, 00:24:39
Publicar Flicker, armazenar Dropbox, Google Driver, One Drive. Hoje o Google Driver esta com o preço imbatível.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2014, 02:07:29
Flickr.

Sempre me pergunto o que esse pessoal que gasta 5mil em câmeras pra postar fotos em 640x480 tem na cabeça.

Pra mim uma boa foto tem que poder ser contemplada em tela cheia, com qualidade total. Miniaturas que só parecem uma foto incrível de longe eu vejo no instagram.

Uma foto de 1280px pode tanto ocupar a tela toda para alguém que use um monitor de 15" como pode parecer uma miniatura para quem use um imac/monitor com retina display. Aí depende do seu público.

Postar hoje em 1920px (ou 2048px, padrão "grande" no Flickr) pode ser considerado alta resolução hoje, mas quando os monitores 4k se popularizarem será baixa resolução.

Outra coisa, muito importante, se a foto não é nítida quando vista em 100% já não vale a pena upar na resolução original, nesse caso redimensionando para 50% geralmente fica bom.


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2014, 09:59:11
Flickr.

Sempre me pergunto o que esse pessoal que gasta 5mil em câmeras pra postar fotos em 640x480 tem na cabeça.

Pra mim uma boa foto tem que poder ser contemplada em tela cheia, com qualidade total. Miniaturas que só parecem uma foto incrível de longe eu vejo no instagram.

Uma foto de 1280px pode tanto ocupar a tela toda para alguém que use um monitor de 15" como pode parecer uma miniatura para quem use um imac/monitor com retina display. Aí depende do seu público.

Postar hoje em 1920px (ou 2048px, padrão "grande" no Flickr) pode ser considerado alta resolução hoje, mas quando os monitores 4k se popularizarem será baixa resolução.

Outra coisa, muito importante, se a foto não é nítida quando vista em 100% já não vale a pena upar na resolução original, nesse caso redimensionando para 50% geralmente fica bom.

Quais são os limites gratuitos do Flickr?


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2014, 10:49:11
Quais são os limites gratuitos do Flickr?
Não tem mais limites, cada conta pode upar até 1TB de fotos. O que antes só assinantes podiam fazer como disponibilizar as fotos na resolução original e substituir fotos já postadas agora qualquer um pode fazer.


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2014, 11:10:44
Não tem mais limites, cada conta pode upar até 1TB de fotos. O que antes só assinantes podiam fazer como disponibilizar as fotos na resolução original e substituir fotos já postadas agora qualquer um pode fazer.

Cool  :ok:


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2014, 18:01:24
Oi gente!

Eu pouquíssimas vezes acessei o Flickr, e das poucas vezes que entrei sai em seguida. Por incrível que pareça, não me interessava nem um pouco este site.

Em fim, depois que ví as respostas aqui, quebrei a corrente do descaso, e entrei no Flickr com intenção de ver como ele funciona e o que oferece e até usar quem sabe, e gostei muito!  Pesquisei algumas fotos, estava esmiuçando, vendo os detalhes, realmente parece ser muito bom, ele mostra a imagem em vários tamanhos, e também guarda o original, isto é o que eu mais gostei. Mas há um porém sobre os originais que explicarei mais abaixo. Mas ficou uma dúvida:

-- Existe algo melhor que o Flickr?

A propósito, a Nikon tem "Picturetown" www.nikonimagespace.com, eu não testei o serviço.  Pelo que ví, usuários com máquinas nikon tem 20gb de espaço gratuíto. Alguém já usou?

...Uma foto de 1280px pode tanto ocupar a tela toda para alguém que use um monitor de 15" como pode parecer uma miniatura para quem use um imac/monitor com retina display. Aí depende do seu público

Postar hoje em 1920px (ou 2048px, padrão "grande" no Flickr) pode ser considerado alta resolução hoje, mas quando os monitores 4k se popularizarem será baixa resolução...

Pois é... agora estava pensando no tamanho da foto postada, e realmente não vai haver tela maior que 1920px, para meu público este é o máximo.  Porém, certas fotos eu gostaria muito de disponibilizar em um tamanho maior ou até o original.  Mas é o que você falou, tem foto que só vai aparecer boa menor do que ela foi tirada.

Esmiuçando o Flickr, ví uma foto linda, com uma resolução e qualidade da imagem de dar inveja. Em quanto estava no tamanho menor, estava ótimo, mas quando salvei o original para ver, puts grila, que decepção, a foto toda adulterada com muito sharpen, e outros efeitos para deixar ela mais "bonita no tamanho pequeno". Se eu nunca tivesse visto ela no original teria guardado aquela lembrança da foto que eu ví linda e perfeita (pelo menos para mim que ainda não sou um técnico no assunto).

Olha ela aqui:


Autumn Leaves por rickards11, no Flickr

Eu fico meio preocupado "é com o tempo", se eu postar uma foto minha em um forum por exemplo, eu quero que esta foto esteja para o resto da vida disponível, detesto tópico que agente entra e não mostra a foto.  Nem dito só em foruns, mas em qualquer lugar, site, etc.   Tenho foto que está linkada no meu site a mais de 5 anos. Estes linnks do flickr são eternos? A foto não muda de endereço não, ou é arquivada depois de um tempo?

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2014, 18:45:03
Acompanhando  :snack:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.