Autor Tópico: Trocar uma dx por outra dx, faz diferença?  (Lida 1581 vezes)

ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Online: 04 de Junho de 2014, 12:13:12
Tenho uma nikon d3100 e estou pensando em trocar por uma d7100, mas dizem que não muda quase nada que o que muda mesmo é só dx pra fx, isso é mesmo verdade?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2014, 12:50:30
Tenho exatamente as duas e digo: Que diferença gritante existe entre elas. O sensor da D7100 um DX maravilhoso, 24MP (bom se vc gosta de crop), sem filtro low pass (que da excelente nitidez), com ótimo DR (faz recuperação de áreas de sombra gerando bem pouco ruído, a D3100 não consigo fazer tanta recuperação assim), bom desempenho em ISO alto (não é absurdamente melhor que a D3100, mas ajuda). Corpo mais robusto com atalhos no corpo todo que permite regular MUITA coisa sem entrar no menu, dois dials, dois cartões de memória, sistema de AF top. É um senhor upgrade.

Claro que o upgrade para FF seria maior ainda, mas isso não quer dizer que da D3100 pra D7100 não haja uma diferença boa.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2014, 12:59:03
Falando das Canon, eu tenho uma T3 e uma 60d. Em qualidade, ISO, etc, não dá quase nada de diferença.

No manuseio... É outro padrão. PEgada, botões, CLD superior, etc...

Eu to doidinho pra passsar minha T3 e arrumar outra 60d ou uma 70d.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2014, 13:11:41
3100 para 7100 é um baita pulo sim.
D600 - E-M10


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2014, 13:14:53
Falando das Canon, eu tenho uma T3 e uma 60d. Em qualidade, ISO, etc, não dá quase nada de diferença.

No manuseio... É outro padrão. PEgada, botões, CLD superior, etc...

Eu to doidinho pra passsar minha T3 e arrumar outra 60d ou uma 70d.

Pois é, ISO é o que menos se sente, mas ajuda quando precisa chegar e passar dos 3200.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2014, 14:08:14
Na verdade eu não sei prq se criou esse mania de que é preciso ter ff quando se vai dar um UP no equipamento...a maioria das pessoas só vai jogar fotos na net e encher o computador de arquivos pesados.



pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2014, 15:55:30
Da D3100 pra a D5100 ja é uma diferença enorme, imagine pra D7100.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2014, 17:06:47
Na verdade eu não sei prq se criou esse mania de que é preciso ter ff quando se vai dar um UP no equipamento...a maioria das pessoas só vai jogar fotos na net e encher o computador de arquivos pesados.

x 1.000  :ok: :ok:

É o que acontece....uma estória dita e repetida várias vezes acaba se tornando uma Máxima.


3100 para 7100 é um baita pulo sim.

Bota pulo nisso...é outro mundo  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2014, 00:31:34
Na verdade eu não sei prq se criou esse mania de que é preciso ter ff quando se vai dar um UP no equipamento...a maioria das pessoas só vai jogar fotos na net e encher o computador de arquivos pesados.

Acho que essa "mania" se da porque mesmo que a pessoa vá colocar as fotos só na internet ou não tanto faz, mas você com um bom equipamento faz fotos melhores, fotos melhores chamam mais atenção, mais atenção chama mais cliente, mais cliente a gente aumenta o preço kkk (penso eu)  :)


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2014, 01:21:07
Ligia, aqui já vai entrar em outro campo de discussão sem fim: equipamento melhor não é igual a foto melhor...
Se você pensa em fazer upgrade de equipamento para melhorar suas fotos, sugiro analisar melhor tudo isso.

Para trabalho acho que compensa e muito esse upgrade da d3100 para d7100. Como os amigos já citaram, a d7100 tem foco bem mais rápido, uma pegada bem mais profissional, atalhos, etc, etc... Mas isso não significa que as fotos serão melhores. O que determina isso é seu olhar, conhecimento das técnicas aliada ao talento, prática e por aí vai.

Acho que se especificar melhor qual é seu uso atual da câmera e onde pretende chegar fica mais fácil pro pessoal te dar dicas a esse respeito. Só uma opinião  :ok:



Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2014, 03:28:41
O grande ganho é na usabilidade.

O que não vale a pena (e muitos fazem) é trocar dslr de entrada por outra dslr de entrada.


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2014, 09:16:38
A empatia entre a câmara e o fotógrafo é muito importante. Muitas vezes este aspecto já é um salto per si


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2014, 21:26:55
Ligia, aqui já vai entrar em outro campo de discussão sem fim: equipamento melhor não é igual a foto melhor...
Se você pensa em fazer upgrade de equipamento para melhorar suas fotos, sugiro analisar melhor tudo isso.

Para trabalho acho que compensa e muito esse upgrade da d3100 para d7100. Como os amigos já citaram, a d7100 tem foco bem mais rápido, uma pegada bem mais profissional, atalhos, etc, etc... Mas isso não significa que as fotos serão melhores. O que determina isso é seu olhar, conhecimento das técnicas aliada ao talento, prática e por aí vai.

Acho que se especificar melhor qual é seu uso atual da câmera e onde pretende chegar fica mais fácil pro pessoal te dar dicas a esse respeito. Só uma opinião  :ok:

2x

O bom fotógrafo realiza um (ou mais) upgrade(s)s quando realmente sente falta de algo no atual equipamento e que somente um investimento consistente supre.
Quando se realiza um upgrade sem objetivo concreto muitas vezes é feito mais por "onda" do que necessidade.
Procure identificar se você já tirou o melhor do seu equipamento e veja quais limitações o mesmo te impõe. Desta maneira saberá qual upgrade você realmente precisa.

abs
D200