Autor Tópico: Em qual situacao recomenda-se a utilizacao de uma ISO muito alta?  (Lida 940 vezes)

Andrei Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Ândrei Pereira
Boa noite,

Sou novato no fórum e não tão leigo no mundo da fotografia. Gostaria que me tirassem uma dúvida ou até mesmo uma dica.
Em qual tipo de situação posso ou devo utilizar uma ISO maior que 800 por exemplo.

Caso aqui nao seja o local ideal para esse tipo de duvida, questionamento, dica, por favor, me informar onde.

Grato.


Ândrei Pereira
Canon EOS Rebel T3i - 18-55/55-250mm
Ândrei Pereira
https://www.flickr.com/photos/125209225@N08/

Canon EOS Rebel T3i - 18-55/55-250mm


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2014, 22:21:29
A resposta é um tanto quanto óbvia: sempre que já tiver atingido os limites práticos de velocidade e abertura, e mesmo assim ainda não consiga a exposição ideal.

Exemplo: você quer captar um ambiente com pouca luz como um bar/restaurante. Precisa, então, baixar a velocidade o máximo possível, mas sem que as pessoas apareçam borradas. Precisa também usar uma grande abertura, mas não quer um desfoque excessivo. Suas únicas opções são: usar um flash (que arruinaria o "clima" da foto) ou... aumentar o ISO até que consiga a exposição correta  :ok:

Mas lembre-se de que quanto maior o ISO, maior também será o ruído, e este precisará ser tratado posteriormente.
« Última modificação: 04 de Junho de 2014, 22:22:49 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Andrei Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Ândrei Pereira
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2014, 23:22:55
Obrigado Zamora

Como disse, não sou tão leigo em fotografia mas iniciante na prática.
Essa questão estava me "martelando" a cabeça há um tempo.

Aproveitando, além do PS qual sftw recomendaria ou utiliza para amenizar o "defeito"?

Abraço e obrigado novamente.
Ândrei Pereira
https://www.flickr.com/photos/125209225@N08/

Canon EOS Rebel T3i - 18-55/55-250mm


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2014, 02:31:04

Aproveitando, além do PS qual sftw recomendaria ou utiliza para amenizar o "defeito"?

O programa mais conhecido, se não mais usado por fotógrafos continua sendo o Lightroom. Ao meu ver é o que tem as melhores ferramentas pra tal finalidade. :ok: