Apesar de não ser o sweet spot da lente, a perda pareceu muito grande para ser apenas difração.
Excesso de luz + difração provoca perda de nitidez, mas ela não vem só, é um conjunto; a imagem deve estar lavada, sem contraste. Não creio que seja o caso porque também não vejo áreas estouradas. Apesar de não serem a mesma lente, tenho fotos com a 85 1.4 da Nikon e da 28-70 2.8 em F/16, F/22 com nitidez irretocável.
Você está usando a modelagem? A modelagem do seu flash é proporcional à intensidade da carga da tocha? Se for, você deve estar usando a do fundo com mais potência para lavar o branco e isso pode estar confundindo o autofoco da câmera que sempre se perde em condições de backlight. Para eliminar erro de focagem, dá uma olhadinha no Exif (File Info - Opção Advaced), veja se acha a posição da focagem ("exif: subject distance"), ele não pode estar muito longe da sua posição no estúdio versus a posição da modelo no set, tipo, você tem 3 metros até a modelo e a leitura de focagem estar marcando 10 metros, ou 0,7... Até porque, com f/14 a profundidade de campo é grande.
Não sei que câmera você usou, mas a Nikon tem uma função que é a prioridade de disparo, nas configurações de AF, você tem "Focus", que a câmera só dispara o obturador depois da confirmação de foco, "Release", que a câmera dispara quando você aperta o botão independente da confirmação de foco e "Focus + Release", que a câmera só dispara o obturador quando você pressiona o botão de foco e há a confirmação de focagem, pode ser isso também.
Lente suja, elemento frontal engordurado, fungos?
Sei que foge do assunto inicial do tópico, mas com relação ao "motion blur" ele pode ser causado pela iluminação do estúdio, por luz marginal da modelagem e também pelo tempo de lampejo do flash. Os flashes de estúdio que encontramos normalmente por aí não atingem essa velocidade de 1/6000 que o colega falou aí para atrás. Exceto os que são de$enhado$ para fotografia de alta velocidade (splashes, por exemplo). Os meus, Elinchrom's de 1.200 e 600W respectivamente lampejam a 1/1500 e 1/2100 e isso porque já são considerados flashes muito rápidos. O lampejo de um Mako 4004, por exemplo é de 1/700 na potência mínima e 1/200 na potência máxima, conforme a especificação do fabricante, ou seja, não é suficiente para congelar determinados movimentos.
http://www.mako.com.br/download/manuais/Manual_Flash_505a4004_G3.pdfVeja na foto que deixo, que apesar do emprego da tocha há motion blur na mão da dançarina, que é a parte da cena com movimento de maior velocidade:
Só para concluir, minha aposta é a de que a câmera está errando o ponto de foco.