Autor Tópico: Foto em desfoque com flash de estúdio  (Lida 9552 vezes)

joaobarim

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Resposta #45 Online: 16 de Junho de 2014, 18:02:54
Testou com uma tocha só?

Testei sim, Rafael. O desfoque melhora um pouco, mas não fica 100%, além de não poder trabalhar sets diferentes com uma tocha só, né.


agalons

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Resposta #46 Online: 16 de Junho de 2014, 18:11:23
Fora do estúdio consigo sim, essa é minha decepção! rsrss A distância, para a lente 18-55 é de uns 2m. Para a lente 55-200, 4-5m mais ou menos.


Tentei afastar as tochas mas meu estúdio não é muito largo. Afastei o máximo que pude, mas não melhorou muito. Uso soft box e sombrinha. QUando uso só o soft fica melhor. As tochas são de 300 cada, e já estão no mínimo. Abs!

Não tem ISO50  :no: Mas achei GENIAL a ideia do filtro! Se o problema realmente for excesso de luz, creio que isso pode resolver, não?

fecha para 22, usa o soft completo,
e usando uma tocha so pro modelo e outra pra cima, claro que depende do efeito que quiser, mas....
abs.


Humberto Yoji

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Resposta #47 Online: 16 de Junho de 2014, 22:23:49
Sobre o softbox, estou usando só o externo. Vou fazer o teste com o interno também, mas não estou muito confiante! srrs


O difusor interno reduz em quase 1EV a potência das tochas. Tive esse problema no estúdio onde faço freela, só que ao contrário. O difusor interno estava muito sujo e rasgando, daí removemos para arrumar. Nisso, tive que afastar as tochas quase 1m e ainda fechar o diafragma em 1/3EV. Teste o softbox inteiro, depois venha aqui dar seu relato.  :ok:


Rafael Vega

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Resposta #48 Online: 16 de Junho de 2014, 22:33:49
Testei sim, Rafael. O desfoque melhora um pouco, mas não fica 100%, além de não poder trabalhar sets diferentes com uma tocha só, né.

Vai que né? hahaha...

Não tenho ideias...não acho que seja excesso de luz....vou acompanhar até o desfecho!! hehehe
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alcure

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Resposta #49 Online: 17 de Junho de 2014, 12:54:42
Se nenhuma das minhas dicas resolveu, restam apenas:

1) Aufotoco descalibrado
Coloque a camera em live view, de zoom máximo e foque manualmente para testar a câmera, tente algumas fotos e veja o resultado, ou tente um fine tune no autofoco.

2) Lente com umidade
A lente pode estar com alguma umidade em seu interior, todavia, como o problema nao ocorre sem o flash, descarto a possibilidade.
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agalons

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Resposta #50 Online: 17 de Junho de 2014, 13:40:23
Se nenhuma das minhas dicas resolveu, restam apenas:

1) Aufotoco descalibrado
Coloque a camera em live view, de zoom máximo e foque manualmente para testar a câmera, tente algumas fotos e veja o resultado, ou tente um fine tune no autofoco.

2) Lente com umidade
A lente pode estar com alguma umidade em seu interior, todavia, como o problema nao ocorre sem o flash, descarto a possibilidade.

 mas se de dia , fora do estudio, ele diz que  a lente funciona perfeita, !!!!!!!!!!!!!!????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Douglas Soares

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Resposta #51 Online: 17 de Junho de 2014, 14:09:03
Para mim o problema é no foco. A luz auxiliar de AF na câmera está ligada? Se estiver tente desligá-la. Quando uso minha Sigma 24-70 com a luz de AF ligada o foco sempre erra, quebrei a cabeça até descobrir que era esse o problema. Pelo menos no meu caso resolveu. :ponder:


agalons

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Resposta #52 Online: 17 de Junho de 2014, 18:06:03
Para mim o problema é no foco. A luz auxiliar de AF na câmera está ligada? Se estiver tente desligá-la. Quando uso minha Sigma 24-70 com a luz de AF ligada o foco sempre erra, quebrei a cabeça até descobrir que era esse o problema. Pelo menos no meu caso resolveu. :ponder:
Pode ser bom tambem fazer foco manual, nesse caso!


Humberto Yoji

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Resposta #53 Online: 19 de Junho de 2014, 19:19:30
joaobarim, olha uma ideia que me ocorreu agora... Você está usando parassol? Ou uma tapadeira? Porque se uma das tochas estiver mais ou menos ao seu lado, mesmo que apontada para frente, pode dar bastante flare, o que prejudica muito a imagem. Se estiver sem parassol, é quase certo de dar flare, mas mesmo com parassol eu uso uma tapadeira no estúdio onde faço freela, pra evitar ao máximo.

No caso, não é o flare "geométrico", daqueles que forma desenhos, mas sim o flare que inunda toda a imagem, deixando ela mais clara e com menos contraste. e muitas vezes reduz a nitidez. Se não me engano, é o que chama de "glare", sei lá...

Não custa tentar, né? Abraços


pkawazoe

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Resposta #54 Online: 19 de Junho de 2014, 23:10:10
Deixa eu fazer umas perguntas....
suas lentes tem estabilizador de imagem? (IS nas Canon, VR nas Nikon.)

vc deixa o estabilizador ligado quanto usa o tripé?


AialaBR

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Resposta #55 Online: 21 de Junho de 2014, 20:13:46
 :snack:
Ta interessante a discussão.


jhonnypbr

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Resposta #56 Online: 25 de Junho de 2014, 18:12:01
Não parece rastro de movimento não... Já experimentou usar aberturas um pouco maiores? Pode ser difração, tente usar f/8 a f/11. Experimente fazer foco manual, pra ver se o problema persiste.
Quando brinco em casa isso ocorre muito, na minha D7000, tento não passar de f8, f11 no máximo, desde minha D3100 percebi que quando fecho muito, degrada muito a nitidez.


Mestaky

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Resposta #57 Online: 03 de Julho de 2014, 00:28:03
Apesar de não ser o sweet spot da lente, a perda pareceu muito grande para ser apenas difração.

Excesso de luz + difração provoca perda de nitidez, mas ela não vem só, é um conjunto; a imagem deve estar lavada, sem contraste. Não creio que seja o caso porque também não vejo áreas estouradas. Apesar de não serem a mesma lente, tenho fotos com a 85 1.4 da Nikon e da 28-70 2.8 em F/16, F/22 com nitidez irretocável.

Você está usando a modelagem? A modelagem do seu flash é proporcional à intensidade da carga da tocha? Se for, você deve estar usando a do fundo com mais potência para lavar o branco e isso pode estar confundindo o autofoco da câmera que sempre se perde em condições de backlight. Para eliminar erro de focagem, dá uma olhadinha no Exif (File Info - Opção Advaced), veja se acha a posição da focagem ("exif: subject distance"), ele não pode estar muito longe da sua posição no estúdio versus a posição da modelo no set, tipo, você tem 3 metros até a modelo e a leitura de focagem estar marcando 10 metros, ou 0,7... Até porque, com f/14 a profundidade de campo é grande.

Não sei que câmera você usou, mas a Nikon tem uma função que é a prioridade de disparo, nas configurações de AF, você tem "Focus", que a câmera só dispara o obturador depois da confirmação de foco, "Release", que a câmera dispara quando você aperta o botão independente da confirmação de foco e "Focus + Release", que a câmera só dispara o obturador quando você pressiona o botão de foco e há a confirmação de focagem, pode ser isso também.

Lente suja, elemento frontal engordurado, fungos?

Sei que foge do assunto inicial do tópico, mas com relação ao "motion blur" ele pode ser causado pela iluminação do estúdio, por luz marginal da modelagem e também pelo tempo de lampejo do flash. Os flashes de estúdio que encontramos normalmente por aí não atingem essa velocidade de 1/6000 que o colega falou aí para atrás. Exceto os que são de$enhado$ para fotografia de alta velocidade (splashes, por exemplo). Os meus, Elinchrom's de 1.200 e 600W respectivamente lampejam a 1/1500 e 1/2100 e isso porque já são considerados flashes muito rápidos. O lampejo de um Mako 4004, por exemplo é de 1/700 na potência mínima e 1/200 na potência máxima, conforme a especificação do fabricante, ou seja, não é suficiente para congelar determinados movimentos.

http://www.mako.com.br/download/manuais/Manual_Flash_505a4004_G3.pdf

Veja na foto que deixo, que apesar do emprego da tocha há motion blur na mão da dançarina, que é a parte da cena com movimento de maior velocidade:



Só para concluir, minha aposta é a de que a câmera está errando o ponto de foco.

 
« Última modificação: 03 de Julho de 2014, 00:36:51 por Mestaky »
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