Autor Tópico: Equipamentos para timelapse  (Lida 2180 vezes)

edney

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 05 de Junho de 2014, 21:01:58
Olá!
Estou a ponto de unir minha profissão com meu hobby. Vou iniciar uma obra de construçãoo de seis silos em concreto com 50m de altura. A tecnica utilizada neste serviço é realizada com um tipo de forma chamada deslizante. Nesta etapa da obra iremos levar uns 15 dias trabalhando 24h initerruptas pois se o deslizamento parar a forma trava e o problema é grande.
Falando sobre o hobby quero fazer um timelapse desta fase mas se eu for contratar alguem para realizarveste trabalhi sairá caro e este custo nao foi orçado. Sendo assim gostaria de saber se existe alguma camera que posso posicionar focando a obra que possa ser ligada a um computador para armazenar as fotos durante estes 15 dias initerruotos.


Paulo Ricardo Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2014, 20:24:56
Olá, este trabalho é bem possivel, ja vi algo parecido, era a reforma de um estadio em 4 meses, todo dia fotografando de 1 em 1 hora até escurecer e 7 dias por semana.

No caso usei uma DLSR canon 60D, 3 baterias, e 2 cartoes de 32GB, fotografando em RAW de 1h em 1h durante 4 meses, somente de dia das 8 as 18h.

O que mais deve tomar atencao é a descarga do material no final do dia e o backup do mesmo, evitando perda. Sobre ligar a um computador nao há necessidade, um cartao de 32GB dá pra tirar fotos demais o dia todo (JPEG), só no final do dia voce descarregar e colocar o outro para trabalhar...fazendo rodizio, a bateria a mesma coisa, fotografando de hora em hora ela costumava durar mais de 13horas, tambem era só fazer o rodizio. Fotografando de hora em hora ficará muito curto o video para voce nos 15 dias, seria interessante voce fazer de 10 em 10 minutos. A camera nao tem disparador interno, por isso é recomendavel um disparador externo com fio (encontra por menos de 100 reais), e a bateria dele tambem nao acaba facil, no meu caso durou uns 15 dias. (se sua camera tiver o firmware magic lantern ele tem disparador automatico interno que ajuda.)

Deixar alguem que entende do equipamento para companhar tambem seria interessante, ou voce mesmo. Depois só jogar no computador e editar.

Outra opção barata seria usar uma Gopro para fazer o serviço, sua lente super wide e os varios acessorios de bateria extra pode proporcionar varias horas de duracao da bateria, tambem tendo baterias e cartoes extra e fazendo a descarga e backup.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2014, 21:37:03
Olá

Em primeiro lugar, se o objetivo é fazer um vídeo para exibição, você não precisa de imagens em alta resolução. Não vale a pena usar mais que 3 megapixeis, que é aproximadamente a resolução de um quadro em HD. Não esqueça de usar um bom parassol. Se a câmera ficar no exterior, coloque-a dentro de um saco plástico e prenda a boca do saco com elastico em torno da lente.

Use uma dslr simples e barata e depois que ajustar o zoom (se usar objetiva zoom), fixe a posição do zoom com fita adesiva para manter todas as imagens com a mesma aproximação. No site dx.com tem vários disparadores com função de time lapse, bem baratos. Compre dois e deixe um de reserva, já que essas coisas chinesas não são lá muito confiáveis.

Algumas câmeras "acordam" do standby quando o botão de disparo é pressionado, aumentando enormemente a duração da bateria. Deixe o live view obviamente desligado. O ideal mesmo é ter a fonte de alimentação externa.

Um frame a cada 15 minutos no máximo. Intervalos menores não servirão para muita coisa.