Autor Tópico: Fotografar com subexposição ou utilizar ISO ?  (Lida 8560 vezes)

Moisés-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Online: 06 de Junho de 2014, 15:35:15
Vou fotografar voluntariamente a festa de meu sobrinho (3 anos), e o salão não é muito bem iluminado, pois o teto é de telha colonial, e as luzes são lâmpadas incandecentes (na verdade é uma churrasqueira que será usada como salão).

A dúvida é, acham melhor eu fotografar com um pouco de subexposição em raw e editar depois, ou usar ISO?

Fiz uns teste no salão ontem usando 400 de ISO e não gostei, fica muito granulado, também vi que aumentando a exposição no editor de Raw, dá pra melhorar bastante uma foto escura.

Vou tentar usar bastante a lente 50mm, mas como ela tem pouco angulo, não vou escapar de ter de usar a 18-135mm.

Utilizo uma canon T3i, lente 18-135mm e lente 50mm 1.8
Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, Mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena!

Canon 60d - Canon EF-S 18-135mm + Ef 50mm F/ 1.8 + EF-S 10-18mm f/4.5-5.6
Canon Demi C


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2014, 16:10:47
O problema disso tudo aí vai ser a velocidade.

Minha tia certo dia inventou de fotografar um níver sem flash com sua 60D e mesmo usando 1000 de iso praticamente todas as fotos ficaram escuras e tremidas/arrastadas.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2014, 16:43:29
Se fotografar em RAW e tratar certinho, sua T3i aguenta até 1600 de boa.

Melhor usar iso alto com fotometria correta que deixar a foto escura e puxar depois.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2014, 18:23:21
usou ISO 400 e achou granulado demais? tem coisa errada aí!


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2014, 18:49:12
As minhas fotos tiradas na T3i, só começam a ficar granuladas a partir do ISO 800...mas aceitável. Mas se ocorre a partir dos 400, é estranho (pra mim).


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2014, 23:49:01
A T3I dá pra mandar um iso 800 facilmente, só acima disso que a qualidade se deteriora razoavelmente. Eu acho que tu apenas vê a imagem no pc com um zoom de 300% e se aborrece, mas saiba que seus clientes nunca verão a foto em resoluções altíssimas. A maioria vai ver elas impressas ou em facebook da vida, entao um granulado aqui e ali passa despercebido.

Mas o ruído estão mais ligados à falta de luminosidade do que ao ISO propriamente dito. Perceba que uma foto tirada meio dia em ISO 800 será tão lisa quanto quiabo, ao passo que num ambiente com muitas áreas escuras será sofrível. Tenha isso em mente: partes escuras = mais ruído, partes claras=menos ruído.

Bom, dado seu equipamento, faça o melhor que você puder, mas entenda que sempre haverão limitações e só algumas podem ser contornadas aqui e ali. Minha solução para você: um flash.
« Última modificação: 06 de Junho de 2014, 23:50:28 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Moisés-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2014, 09:25:02
Alcure,

Realmente eu percebi mais o ruído quando ampliei no PC.... eu não cheguei a revelar os testes....
Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, Mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena!

Canon 60d - Canon EF-S 18-135mm + Ef 50mm F/ 1.8 + EF-S 10-18mm f/4.5-5.6
Canon Demi C


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2014, 10:19:37
Cara tem que ver como voce tá "aproveitando" o seu equipamento, pois como disseram em ISO 800 a T3i dá conta legal, se você tiver um flash externo vai poder ficar tranquilo.

Meu equipamento é uma Nikon D5100(comparável a T3i) e nesse dia no Zoológico não utilizei flash, eu só aproveitei a luz do aquário que era meio fraca para poder expor, então taquei um ISO 4000 e fiz essa foto aqui: http://i.imgur.com/zzfcTKq.jpg

Só que a fiz em RAW o que ajuda muita coisa na hora de tratar o ruído. :ok:

Não aproveitei essa foto por não gostar dela, porém em matéria de ruído, não tenho o que reclamar...
Tratada no Lightroom(somente ruído), não trabalhei nessa imagem mais pelo motivo acima. :ok:

O Exif dela é:

F-Stop: f/5
Exposição:1/30.
ISO:4000
Distância focal:135mm
Fábio Pedro.


Moisés-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2014, 10:33:41
ok, Fábio,

Vou treinar mais umas fotos noturnas com ISO  e  estudar um pouco como tratar os ruídos no ligthroom....

Preciso achar o equílibrio entre ISO e Velocidade...

obs: Não tenho flash externo...

Obrigado..
« Última modificação: 07 de Junho de 2014, 10:36:48 por Moisés-DF »
Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, Mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena!

Canon 60d - Canon EF-S 18-135mm + Ef 50mm F/ 1.8 + EF-S 10-18mm f/4.5-5.6
Canon Demi C


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2014, 10:47:52
O ideal seria usares um flash, caso seja viável adquirir um, pois usar lente clara e ainda precisar de ISO elevado, acabarás tendendo a usar sempre a abertura f1.8 para minimizar o ISO, mas isso também. Inimiza a profundidade de campo. Dependendo do caso f1.8 pode te deixar com objetos em movimento fora da área de foco rapidamente.
JVc.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2014, 15:30:32
Cara,

Tenho uma T3 e uma T2i e ambas funcionam muito bem em ISO 800. E olha que sou meio chato com isso.  O problema é fotografar sem flash e com essa lente escura. Eu costumo usar abertura de F/3.2 ou f/3.5 em ambientes escuros. Essa 18-135 vai precisar usar muitas vezes f/5.6. Complicado.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2014, 04:43:01
Vou fotografar voluntariamente a festa de meu sobrinho (3 anos), e o salão não é muito bem iluminado, pois o teto é de telha colonial, e as luzes são lâmpadas incandecentes (na verdade é uma churrasqueira que será usada como salão).

A dúvida é, acham melhor eu fotografar com um pouco de subexposição em raw e editar depois, ou usar ISO?

Fiz uns teste no salão ontem usando 400 de ISO e não gostei, fica muito granulado, também vi que aumentando a exposição no editor de Raw, dá pra melhorar bastante uma foto escura.

Vou tentar usar bastante a lente 50mm, mas como ela tem pouco angulo, não vou escapar de ter de usar a 18-135mm.

Utilizo uma canon T3i, lente 18-135mm e lente 50mm 1.8

Existem muitas outras possibilidades de uso de flash sem rebater no teto.
Seja segurando o flash na sua mao, ou segurando um estensor com o flash na ponta, junto com algum modificador de difusao de luz. Vc pode usar o flash na camera e usar algum modificador. E se vc estudar e praticar o suficiente, vc ainda consegue usar flash na camera, apontado diretamente para aqueles que vc fotografa, sem nenhum modificador, sem deixara cara das pessoas chapada.

Se vc depende de tetos brancos para fotografar vc esta ferrado, estremamente limitado. Estudar, pesquisar e principalmente experimentar diferentes metodos e ate mesmo desenvolver os seus proprios metodos,  eh importante e eh o que faz a diferenca de um fotografo qualquer que se deixa limitar pelo ambiente e equipamento.

Nao importe o quanto vc estude e aprenda, sempre tem mais para se aprender, experiementar e desenvolver.  :ok:



Um exemplo de uso de flash + pequena softbox, sustentada por um estensor em uma das minhas maos eapoiado na minha cintura, enquanto eu fazia a foto com a outra mao. Se quiser ter as duas mao livres para fotografar vc pode usar um colete que sistente o estensor.



Diogo Takahashi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 09 de Junho de 2014, 09:45:09
Existem muitas outras possibilidades de uso de flash sem rebater no teto.
Seja segurando o flash na sua mao, ou segurando um estensor com o flash na ponta, junto com algum modificador de difusao de luz. Vc pode usar o flash na camera e usar algum modificador. E se vc estudar e praticar o suficiente, vc ainda consegue usar flash na camera, apontado diretamente para aqueles que vc fotografa, sem nenhum modificador, sem deixara cara das pessoas chapada.

Se vc depende de tetos brancos para fotografar vc esta ferrado, estremamente limitado. Estudar, pesquisar e principalmente experimentar diferentes metodos e ate mesmo desenvolver os seus proprios metodos,  eh importante e eh o que faz a diferenca de um fotografo qualquer que se deixa limitar pelo ambiente e equipamento.

Nao importe o quanto vc estude e aprenda, sempre tem mais para se aprender, experiementar e desenvolver.  :ok:



Um exemplo de uso de flash + pequena softbox, sustentada por um estensor em uma das minhas maos eapoiado na minha cintura, enquanto eu fazia a foto com a outra mao. Se quiser ter as duas mao livres para fotografar vc pode usar um colete que sistente o estensor.


Excelente!!!

Disse tudo que pensava! As limitações estão ai pra serem superadas de alguma forma.
Experimente, viaje na ideia mesmo que uma besteira pode virar uma puta ideia boa!
Canon T3i + 18-55mm f3.5-5.6 + 50mm f1.8 + 85mm f1.8 + 18-200mm f3.5-5.6


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2014, 09:59:05
Cara tem que ver como voce tá "aproveitando" o seu equipamento, pois como disseram em ISO 800 a T3i dá conta legal, se você tiver um flash externo vai poder ficar tranquilo.

Meu equipamento é uma Nikon D5100(comparável a T3i) e nesse dia no Zoológico não utilizei flash, eu só aproveitei a luz do aquário que era meio fraca para poder expor, então taquei um ISO 4000 e fiz essa foto aqui: http://i.imgur.com/zzfcTKq.jpg

Só que a fiz em RAW o que ajuda muita coisa na hora de tratar o ruído. :ok:

Não aproveitei essa foto por não gostar dela, porém em matéria de ruído, não tenho o que reclamar...
Tratada no Lightroom(somente ruído), não trabalhei nessa imagem mais pelo motivo acima. :ok:

O Exif dela é:

F-Stop: f/5
Exposição:1/30.
ISO:4000
Distância focal:135mm


tem coragem de postar aí pra gente, a título de curiosidade, a foto crua, sem o tratamento de ruido do LR?  :ponder:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Junho de 2014, 10:42:40
tem coragem de postar aí pra gente, a título de curiosidade, a foto crua, sem o tratamento de ruido do LR?  :ponder:

'Só a título de curiosidade mesmo'....

Arquivo raw é para ser tratado mesmo; tudo na devida proporção...
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.