Autor Tópico: Fotografar com subexposição ou utilizar ISO ?  (Lida 8554 vezes)

althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Junho de 2014, 10:44:21
sim, exato, só mesmo pra ver como é o ruido "in natura".......
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #16 Online: 09 de Junho de 2014, 11:20:37
tem coragem de postar aí pra gente, a título de curiosidade, a foto crua, sem o tratamento de ruido do LR?  :ponder:

Ok, a noite faço isso, estou no trabalho agora e não tenho o arquivo aqui comigo!!

Não me falta coragem de postar a foto sem tratamento de ruído. ;)

*tem algo errado no fórum não tem como postar smileys :(
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #17 Online: 09 de Junho de 2014, 21:01:20
Para quem interessar segue o link do arquivo Raw da foto que postei na página 1: https://www.dropbox.com/s/up3kjfnzb0qvmm5/_DSC0106.NEF

Tá como saiu da minha máquina e nas especificações que passei! :ok:
Fábio Pedro.


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #18 Online: 09 de Junho de 2014, 22:01:37
Fabio,
Não achei que este ruído chegasse a incomodar.

Editei no photoshop e utilizei um plugin para tirar ruído:


Queria "subir" o .tif gerado, mas ele ficou com mais de 400Mb então não deu.

Neste link está a foto em alta: https://www.dropbox.com/s/bi9j2r73x01zjsa/_DSC0106.jpg

Abs,
Danilo
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 09 de Junho de 2014, 22:18:44
Caramba, baixei aqui o NEF... Quase zero o ruido!!!
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #20 Online: 09 de Junho de 2014, 22:41:55
Infelizmente quando se trata de festa infantil a velocidade tem que ser alta. A criançada não para.... Agora basta fazer alguns testes e usar seu flash incorporado e aumentar o ISO.
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #21 Online: 09 de Junho de 2014, 22:42:23
Então como podem ver uma Nikon D5100 (DX) Usando um ISO4000, e o ruído quase zero, sendo assim uma T3i poderia muito bem  ficar super tranquila usando um ISO 800 como foi sugerido. :ok:
Fábio Pedro.


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #22 Online: 09 de Junho de 2014, 23:20:29
Fabio essa foto está excelente. Um dia eu chego lá :doh:
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #23 Online: 10 de Junho de 2014, 00:22:03
Fabio,
Não achei que este ruído chegasse a incomodar.

Editei no photoshop e utilizei um plugin para tirar ruído:


Queria "subir" o .tif gerado, mas ele ficou com mais de 400Mb então não deu.

Neste link está a foto em alta: https://www.dropbox.com/s/bi9j2r73x01zjsa/_DSC0106.jpg

Abs,
Danilo

De fato não incomoda Danilo! :ok:

Mas o autor do tópico disse (sic)"400 de ISO e não gostei, fica muito granulado", a questão foi que ISO 400 em uma T3i ainda é muito bom e não deveria estar com tanto ruído como ele mesmo disse, e por isso coloquei a imagem que fiz em ISO 4000, para mostrar que sabendo usar os recursos da câmera de forma adequada não há erro na fotografia. ;)
Fábio Pedro.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 10 de Junho de 2014, 00:54:35
Então como podem ver uma Nikon D5100 (DX) Usando um ISO4000, e o ruído quase zero, sendo assim uma T3i poderia muito bem  ficar super tranquila usando um ISO 800 como foi sugerido. :ok:

Ruído tem, e não é assim tão pouco, mas uma diferença crucial surpreende em relação à Canon: não é ruído cromático, que é o que mais incomoda, é apenas de luminância, cuja eliminação na pós chega a ser desnecessária, se a impressão/visualização não for em alta resolução.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #25 Online: 10 de Junho de 2014, 09:55:56
Concordo!
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #26 Online: 10 de Junho de 2014, 10:20:41
Ruído tem, e não é assim tão pouco, mas uma diferença crucial surpreende em relação à Canon: não é ruído cromático, que é o que mais incomoda, é apenas de luminância, cuja eliminação na pós chega a ser desnecessária, se a impressão/visualização não for em alta resolução.

Claro que há ruído, ainda mais em ISO4000, mas mesmo assim é muito pouco perto do que é esperado.

Não tô me vangloriando disso não...estou apenas expondo ao autor do tópico que segundo ele "ISO400 gera muito ruído", vai variar de acordo como ele setou a câmera e como fez a exposição, dei a ele um exemplo que um ISO4000 pode ser muito bom se souber como utilizar a amenizar o ruído.
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #27 Online: 10 de Junho de 2014, 10:31:02
Ruído tem, e não é assim tão pouco, mas uma diferença crucial surpreende em relação à Canon: não é ruído cromático, que é o que mais incomoda, é apenas de luminância, cuja eliminação na pós chega a ser desnecessária, se a impressão/visualização não for em alta resolução.

Daniel me explica melhor sobre isso que você disse sobre a Luminância, surpreendeu de que forma?
Fábio Pedro.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #28 Online: 10 de Junho de 2014, 10:33:58
A relação entre ISO e ruído obviamente existe mas não é tão direta assim. O que gera ruído é a falta de informação, ou seja, sombras. Em ambiente razoavelmente iluminado onde se levanta o ISO para ganhar velocidade, esse ISO alto não é problema. Na escuridão até ISO 400 é ruim. Na foto postada do lagarto, o ambiente parece relativamente claro e o ISO alto vai gerar ruído mínimo.

Acho que o pessoal viaja muito nessa questão de ruído. Peguem uma foto feita em ISO alto e situação "normal", nem durante o dia nem com as luzes apagadas, e imprimam. Quem nunca fez isso pode se surpreender, tenho fotos com ISO 3200 com a 60D que ficaram ótimas em 20x30. Aliás, tenho até algumas em ISO 6400 que no monitor parecem ruins quando visualizadas a 100%, mas impressas a 20x30 ficaram muito boas. E a propósito, dificilmente uso qualquer rotina de redução de ruído nas minhas fotos, apenas quando tem muitas áreas de sombra. Prefiro um pouco de ruído do que fotos plastificadas.







Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #29 Online: 10 de Junho de 2014, 11:53:46
A relação entre ISO e ruído obviamente existe mas não é tão direta assim. O que gera ruído é a falta de informação, ou seja, sombras. Em ambiente razoavelmente iluminado onde se levanta o ISO para ganhar velocidade, esse ISO alto não é problema. Na escuridão até ISO 400 é ruim. Na foto postada do lagarto, o ambiente parece relativamente claro e o ISO alto vai gerar ruído mínimo.

Acho que o pessoal viaja muito nessa questão de ruído. Peguem uma foto feita em ISO alto e situação "normal", nem durante o dia nem com as luzes apagadas, e imprimam. Quem nunca fez isso pode se surpreender, tenho fotos com ISO 3200 com a 60D que ficaram ótimas em 20x30. Aliás, tenho até algumas em ISO 6400 que no monitor parecem ruins quando visualizadas a 100%, mas impressas a 20x30 ficaram muito boas. E a propósito, dificilmente uso qualquer rotina de redução de ruído nas minhas fotos, apenas quando tem muitas áreas de sombra. Prefiro um pouco de ruído do que fotos plastificadas.

Esse aquário de répteis no Zoo do Rio que fotografei, fica em um túnel escuro e a iluminação é baixa para não estressar os bichos, por isso elevei o ISO, se o tivesse feito em ISO400 até 6400, não sairia foto.

Eu uso redução de ruído sempre que necessário e em alguns casos até alguma aplicação de nitidez.

Mas é como voce disse acima e até concordo, pois dependendo da finalidade da imagem (tela ou impressão), o ruído pode nem aparecer.

Como hoje em dia a maioria vai para a tela mesmo e não para um álbum como era antigamente, eu acho que dar uns ajustes para melhor visualização em tela não é nenhum pecado.
Fábio Pedro.