Autor Tópico: Gotículas condensadas no interior da lente  (Lida 11175 vezes)

Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Junho de 2014, 08:58:37
Viajei com uma Canon 70D e uma teleobjetiva Canon 300mm f/4 IS para a Amazônia, com o objetivo de fotografar aves e outros animais. Mas aconteceu um problema que imaginava não pudesse ocorrer. A lente acumulou umidade no elemento ótico traseiro. Descobri isso no terceiro dia de viagem, quando de repente tudo ficou embaçado. Eu estava no interior da floresta, numa trilha, onde realmente tudo é muito quente, perto dos 40 graus, e muito úmido, mas tomei todos os cuidados. Levava o conjunto comigo para o barco, tudo protegido e coberto, longe do sol. Fotografava e guardava o equipamento imediatamente. À noite, dormia em um quarto com ar condicionado, bem frio, é verdade.  Quando vi  a situação, limpei a lente com papel apropriado, do kit de limpeza Canon, mas o problema voltou a ocorrer.  O pior é que perdi várias fotos. Gostaria de saber se isso é comum em relação a esse tipo de lente, que é selada? Se não for, o que pode ter ocorrido?  Agora, preciso mandar a tele para uma revisão, mas em BH não conheço ninguém de confiança. Quem vocês me recomendam?
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Buzz.jp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2014, 22:57:24
um palpite: acho que isso aconteceu por causa do ar condicionado frio. Depois de uma noite sob ar condicionado frio, a máquina fica igualmente fria e ao voltar ao ambiente externo, a umidade se condensa na lente por causa da temperatura mais fria em que ela se encontra. Posso estar enganado, mas acho que nas condições da amazônia, é melhor deixar a máquina fora do quarto com ar condicionado para que ela continue na temperatura ambiente e não sofra variações abruptas de temperatura.


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2014, 07:56:40
Efectivamente a lente sofreu condensação devido ao choque térmico. A técnica está em manter as menores amplitudes térmicas possíveis. Experimenta uma caixa de plástico com tampa e enfia dois kg de arroz lá dentro. Depois mergulha a lente. Poderá resolver.


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2014, 10:14:57
Efectivamente a lente sofreu condensação devido ao choque térmico. A técnica está em manter as menores amplitudes térmicas possíveis. Experimenta uma caixa de plástico com tampa e enfia dois kg de arroz lá dentro. Depois mergulha a lente. Poderá resolver.

Vou seguir a dica e mergulhar a lente no arroz e deixar por uma noite. Vamos ver se resolve. Obrigado
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2014, 11:04:47
Contradizendo a dica do arroz, talvez não seja uma boa ideia.

Arroz tem pó, pode penetrar na lente e sujar algum elemento interno. Além disso por ser orgânico, pode proliferar algum microrganismo, não acho boa ideia...

Talvez um pote fechado com um pouco de silica de modo a ficar separada da lente e luminosidade (mas sem calor). Mas ainda acho que uma 'desidratação rápida' pode deixar manchas nos elementos óticos.

Na minha opinião é: se a lente vale a pena, procure um serviço técnico.
« Última modificação: 08 de Junho de 2014, 11:05:27 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2014, 11:12:43
A questão do arroz é amplamente debatida e tem dado muito serviço. A desidratação não é assim tão rápida, e não é tão agressiva como a sílica-gel (depende da quantidade de sílica-gel, claro).

Relativamente às poeiras, convém escolher um arroz que seja limpo, e não cascalho de arroz para galinha.

Claro que estas são soluções caseiras. Um serviço técnico é sempre a solução recomendada.


batistaprado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2014, 11:21:01
Bom dia, como já dito pelos colegas ai acima, o arroz absorve bem a humidade.
Você também pode comprar Sílica Gel, que não é cara, que absorve bem mais a humidade que o arroz.

 :ok:

Lembrando que vc deve colocar numa vasilha que vede muito bem, se não ele absorve a humidade do ar ao invés de absorver a da lente.
"As flores são bonitas em qualquer lugar do mundo, muita gente tem forma mas não tem conteúdo..."


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2014, 00:52:48
Basta deixar a lente no sol, coberta por um pano por algumas horas e pronto. Esse negócio de colocar no arroz não faz a minha cabeça... Pode entrar poeira, até mesmo um grão de arroz ou uma lasca nas engrenagens de foco, lí que não é o caso, mas se for zoom, pior ainda... Mais elementos móveis, deslocamento de corpo ótico na frente ou no fundo da lente, para mim é sem chance!

Isso aconteceu porque a lente estava fria e em um local ressecado, como você abriu ela ainda "geladinha" em um local frio e úmido, a equalização dos ambientes ocorreu de forma rápida demais.

Da próxima vez, quando sair para fotografar, assim que sair do quarto, abra logo um pedaço do fecho da mochila (não abra tudo de uma vez que vai condensar) para facilitar a equalização de temperatura e umidade.

Depois, pode usar a lente sem problemas.
« Última modificação: 03 de Julho de 2014, 00:55:34 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com