Autor Tópico: Parcerias para conseguir mais clientes  (Lida 4499 vezes)

aocabral

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
    • Book Gestante Curitiba
Online: 09 de Junho de 2014, 16:34:44
Olá pessoal,

Estou pesquisando formas de parceria para fotografia comercial e gostaria de contar com a experiência de vocês para saber o que pode dar certo ou errado.

Você já procurou montar algum tipo de parceria com empresas de outros segmentos mas que atuem no mesmo nicho de mercado?

Por exemplo, supondo que você seja um fotógrafo comercial de gestantes, procurou parceria com uma loja de produtos (vestuário, etc.) para gestantes, de forma que você pudesse divulgar melhor seu serviço para seu público alvo através da loja, mas que também gerasse algum retorno para a loja.

Alguém teve alguma experiência assim (não precisa ser necessariamente ligado a fotografia de gestantes)? Como foi?

Abraços!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2014, 17:41:33
Cara, o que eu faço é sempre paparicar as floriculturas e buffets.
Grandes chances de boas indicações. Tem uma floricultura, aqui em Mga, a dona me indicou uns quatro ou cinco trampos, sem eu nem saber quem era ela.
Com esse material, fiz um album encadernado, 10 lâminas, 20x50, usando as fotos dos eventos, que ela decorou.
Rapaz, agora, pra ela sou  o melhor da cidade, kkkkk

O mesmo vale pros bufets. Tire fotos, mande CDs em alta, se disponha a fotografar o salão vazio quando estiver de folga, é retorno certo.
Promoter já é mais complicado. Eu fiz esquema com algumas, dou 5 a 10% do valor do contrato pra elas. Lógico,  subi o valor nos orçamentos que ela indica.

Pra festa infantil, vc pode dar um ensaio pra eles sortearem pros clientes em alguma promoção. Não dá muito retorno na hora, mas vc pode fazer o seguinte: Em troca do ensaio, deixa um material bacana de divulgação com eles, e eles colocam em cada sacola que sair da loja. Cliente que viu e gostou, ganha um descontinho. Pronto. E assim, com aquele desconto de 10% no primeiro ensaio, vc fotografa o aniversário, faz ensaio no outro ano, faz o aniversário do irmã caçula, e assim vai...
 :D


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2014, 22:35:13
Gostei da dica, existe algum fórum aqui para explicar o valor que temos que cobrar? Eu tenho interesse em tirar foto e entregar no máximo um CD personalizado com as fotos. Claro que se trata de eventos simples.
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2014, 22:40:42
Não fazemos nada disso porque essas empresas sempre querem algo em troca e não estamos dispostos a trabalhar de graça.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2014, 23:24:02
É o bom senso cabe em qualquer circunstância. É muito importante valorizar nosso trabalho, principalmente pelo alto preço que os equipamentos exigem...
Souza Ramos - Campo de Marte - SP