Autor Tópico: Sistema de Flash: Canon ou Nikon  (Lida 1785 vezes)

mauro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Artfoton Estudio
Online: 11 de Abril de 2007, 12:21:10
Senhores,

vi o Fernando Paes, em várias ocasiões, criticando muito o sistema
de flash da Canon. Sei que ele fala com muita experiência, já que usa muito flash no trabalho social.

Pois bem, estou justamente pesquisando muito sobre os dois sistemas em uso prático (nada de testes, que nem sempre refletem a realidade...).

Ora vejo gente falando da imprecisão do E-TTL Canon, (mas que é MUIIITO usado por jornalistas), ora vejo gente elogiando o i-TTL Nikon, mesmo paracendo que "mente" um pouco quanto a potência declarada, subexpondo as vezes em igrejas...

Vou trabalhar com casamentos em breve. Estarei adquirindo o sitema completo, do zero: corpo, lentes, flashs, etc.

Embora já tenha trabalhado com Canon quando usava filme, não tenho nenhum preconceito de marca. Busco justamente experiências reais de colegas que usam os dois sistemas.

Em tempo: na prática corpos e lentes quase que se equivalem, paracendo que a maior diferença atualmente está justamente nos flashs.

Obrigado a todos

Um abraço
Mauro  
Canon EOS 7D + 18-135mm + 580 EXII e Sony A200 + 18-70mm + F56AM (vendendo) + Fratas 140 e 160


latreitel

  • Trade Count: (38)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2007, 15:14:22
Mauro essa polêmica sempre irá existir. CanonXNikon. Se voce partirá do zero o que vale é a sua vontade por esse ou aquele equip.
Eu trabalhei muitos anos com médio formato e Nikon, mas já estou com a Canon à 4 anos. Não me arrependi da mudança pois senti que a Nikon estava ficando pra tràz.
Perfeição voce não vai encontrar em nunhuma das duas, o que predominará no final será como disse o seu gosto pessoal.

Luiz Alberto
Canon 10D
           Rebel 400 D
Lentes 17~40 - F 4
          24~70 - F 2,8
          70~200 - F 2,8
          28~135 - F 3,5~5,6  à vanda

Boa sorte!!!


mauro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Artfoton Estudio
Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2007, 15:36:52
Pois é, Alberto é verdade. O gosto pessoal (que aliás pende para Canon).
Mas esses comentários de imprecisão da Canon estão começando a me deixar com a "pulga atrás da orelha..."

Nesses 4 anos que você está com a Canon:
Usou muito flash?
O flash da Canon é melhor que os Nikons que vc usava?

Mauro
Canon EOS 7D + 18-135mm + 580 EXII e Sony A200 + 18-70mm + F56AM (vendendo) + Fratas 140 e 160


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2007, 17:22:39
Mauro, eu trabalho com eventos e sociais, 90% de fotos com flash. Tive da Canon

XT
20D
300D
580EX
550EX
430EX
420EX

Troquei tudo por Fuji/Nikon.
O que acontece é que o sistema Nikon é mais preciso. Erra menos no TTL, além de ter flashes mais baratos e com mais recursos. Claro que somente o flash não pode ser o "motivo" da escolha. Mas para mim pesou demais.
 
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


mauro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Artfoton Estudio
Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2007, 18:39:16
Guto,
você quer dizer que com Canon você tinha mais trabalho no Photoshop,
corrigindo o que o TTL errou. Ou não, exagero, isso não chegava a acontecer?

Esse é um ponto que devo levar em conta, afinal o trabalho de
pós-processamento deverá ser reduzido ao mínimo.
Se a gente já errando, dá trabaho pra corrigir, imagina ficar consertando erros também do flash...

Mauro

 
Canon EOS 7D + 18-135mm + 580 EXII e Sony A200 + 18-70mm + F56AM (vendendo) + Fratas 140 e 160


mauro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Artfoton Estudio
Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2007, 18:54:51
Aliás, Guto, completando a resposta anterior:

Mesmo que não seja o principal motivo da escolha, acaba pesando sim... tanto é que fez você mudar TUDO. Aliás, em foto de casamento, o flash é tudo!!
Errou, um abraço... dá pra consertar mas PS não faz milagres.

Então ficamos dependentes do flash mesmo, não tem jeito. Por isso minha preocupação um tanto "exagerada" com isso.

Mas valeu muito pela resposta, sua e do Luiz Alberto. São experiências reais, é isso é que vale.
Falando nisso cadê o Fernando (Paes)? Posta alguma coisa aí rapaz.
O Zeiss também faz casamento há tempos. Manda alguma aí Zeiss.

Obrigado
Mauro
 
Canon EOS 7D + 18-135mm + 580 EXII e Sony A200 + 18-70mm + F56AM (vendendo) + Fratas 140 e 160


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2007, 19:23:02
Sistema de flash vá de nikon que não vai arrepender


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2007, 19:40:32
Sem contar que elogiam bastante a Fuji S3/S5 e a Nikon D50 pra casamentos por causa da latitude.
Mas como não tenho experiência com reflex, não posso confirmar :P


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #8 Online: 11 de Abril de 2007, 21:00:10
Citar
Sem contar que elogiam bastante a Fuji S3/S5 e a Nikon D50 pra casamentos por causa da latitude.
Mas como não tenho experiência com reflex, não posso confirmar :P
Pois é.... Eu troquei meu sistema Canon pela Fuji S3..... Meu deus.... é outro mundo. Bem menos PS na inha vida....
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #9 Online: 12 de Abril de 2007, 08:22:10
olá

se vai usar flash entao nao tem o que pensar...nikon ...a Fuji S3 e S5 pro podem ser uma boa pedida...pois sao compativeis com o sistema de flash NIKON...

abraço!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #10 Online: 13 de Abril de 2007, 10:38:26
Olá Mauro!

Obrigado pela citação à minha pessoa! :D

Sobre os flashes Canon não reclamo só pq já fotografo com Nikon. Eu tive Canon por um tempo e quando me deram uma Nikon com SB-800 pra testar, eu coloquei tudo à venda para trocar para Nikon. Eu acho que melhor que minha opinião ou a dos outros, o melhor é o teste prático. Vai lá, pega os 2 cjtos (canon e nikon) com um amigo e testa num evento (não meia dúzia de fotos, mas um evento completo). Fiquei com o SB-800 do Ikeda e a D50 do Groba por 2 semanas. Confesso que mudou minha vida.

Ou seja... Eu não gosto de ficar falando do que não sei, ou seja, estou falando de algo comprovado por mim e por muitos outros que tiveram contato com o mesmo sistema. Mas só você mesmo testando para poder dizer se faz diferença para você ou não.

Agora se você me perguntar se detesto Canon... Eu vou te dizer que já cogitei trocar tudo de novo pela 5D + 24-105 4L IS.... E vc me pergunta: "Mas e o flash??". A diferença é não mais precisar do flash!

Mas é uma outra realidade, infelizmente. Financeiramente muito custoso e não sei se compensa.

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


latreitel

  • Trade Count: (38)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #11 Online: 13 de Abril de 2007, 10:54:54
Olha, vou te dizer uma coisa até engraçada. Trabalho com fotografia a 18 anos e já tive diversos flashes. Não tem como comparar modelos de épocas diferentes.

Trabalho com 1, 2, 3 ou até nunhum flash (luz natural). Como disse não tem flash com luz perfeita e fazer uso do PS voce SEMPRE terá que fazer pois é uma ferramenta poderosa quando bem usada.

Não entre nessa guerra de marcas pois todo mundo acha o seu equip. o melhor e isso é normal.

Canon, Nikon e etc. são marcas de renome mas que sòzinhas não fazem nada.

Procure comprar um bom equip. de preferência com lentes cambiáveis e já será um bom começo. Canon... Nikon.....? no fundo tanto faz pois com a prática e senssibilidade voce chegará de qualquer maneira a um bom resultado.
Voce desenvolverá o seu olhar fotográfico,  que é único.

Boa sorte,
Luiz Alberto
 


mauro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Artfoton Estudio
Resposta #12 Online: 13 de Abril de 2007, 15:56:25
Obrigado pela ajuda.

Nada como ouvir que usa na prática... Os comentários estão sendo muito esclarecedores.

Mais uma vez, obrigado.
Mauro
Canon EOS 7D + 18-135mm + 580 EXII e Sony A200 + 18-70mm + F56AM (vendendo) + Fratas 140 e 160


carfael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • http://olharphotogarphico.blogspot.com
Resposta #13 Online: 14 de Abril de 2007, 00:31:12
Olha, eu tenho nikon e sinceramente não tenho o que reclamar, por outro lado, já trabalhei e editei fotos de colegas com canon  e eram sofríveis.
De qualquer forma existem gostos e gostos. Também não adianta você ter um belo SB-800 da nikon e não saber usá-lo.
Rafael Moraes
Equipamento? Apenas o olhar


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #14 Online: 14 de Abril de 2007, 07:54:51
Oi

S5 pro(baixo nivel de ruído em ISO alto) + lentes nikon = felicidade!!! hehehehe

abraço!