Autor Tópico: Leica M8!  (Lida 10063 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #45 Online: 13 de Abril de 2007, 08:32:11
Citar
Citar
Citar
Citar
Pq a Leica é a Leica?
Pq todo mundo quer a Leica?
Pois é, Matheus, a Leica se transformou ao longo de meio século em um mito. Para uma indústria isso pode ser muito bom durante um certo tempo, mas pode ser ruim com o passar dele. É como outros segmentos, você tem "mitos" em automóveis (Mercedes, Rolls Royce), em relógios (Rollex), em canetas (Mont Blanc), etc. O lado ruim é que os produtos se tornam tão caros que o mercado para eles fica restrito a quem os compra não para uso normal, e sim para "aparecer". Quase todas as empresas fabricantes de produtos considerados "mitos" já passaram por maus momentos e só não fecharam as portas porque foram adquiridas por outras maiores. Voltanto à Leica, seu produto mais recente é a M8, versão digital da renomada série "M". Está nas bancas a edição de abril da Fotografe Melhor, onde podemos ver o teste prático dela. Quando terminei de ler o teste, não me contive e escrevi para a revista o seguinte comentário:

"
Prezados,

Tornei-me leitor assíduo desta excelente revista, e gosto particularmente dos artigos que tratam de equipamentos. Estou à procura de uma DSLR ideal para mim (em recursos, qualidade e preço), por isso leio com especial atenção os testes práticos. Quando terminei de ler o teste da câmera Leica M8, confesso que a sensação que ficou para mim foi de decepção. Durante a leitura, um mito foi sendo desfeito. À medida em que fui percebendo o quão desprovida de recursos é a câmera (alguns essenciais), tentava encontrar justificativas plausíveis para o seu elevado preço, que chega às raias do proibitivo. A única explicação possível para alguém deixar de comprar, por exemplo, uma Canon EOS-1D Mark III (preço previsto de lançamento de US$ 4,495.00) para adquirir uma Leica M8 (US$ 4,795.00) é a combinação da afamada tradição, paixão cega e saudosismo extremo. É certo que são câmeras destinadas a diferentes segmentos de utilização profissional, mas são concorrentes em termos de preço de mercado. Não podemos desconsiderar o fato de que tudo o que se faz com uma M8 se faz com a Mark III; a recíproca, infelizmente, está longe de ser verdadeira, pois, com a M8 não se tem inúmeros, incontáveis recursos que a outra oferece. E qualidade, não nos enganemos, ambas têm de sobra em todos os quesitos. Que me desculpem os fãs ardorosos da marca, mas penso que a conclusão é de que se trata de uma câmera destinada apenas a eles."


Como você pôde perceber, mesmo sendo um produto afamado pela qualidade ótica e de construção, não seria essa a minha câmera. É como nos outros segmentos que citei no início, temos que considerar que os outros fabricantes possuem produtos tão bons quanto o "mito" em questão, às vezes até melhores. A única coisa que eles não têm (no caso dos fabricantes de câmeras) é o nome "Leica" gravado. E, cá pra nós, pagar quase 5.000 dólares por um nome, hoje em dia, é "osso"...

Abraços,
Heber.

P.s.: se o que realmente interessa é a qualidade de imagem, dê uma olhada no preview da Canon EOS-1 Mark III ( http://www.imaging-resource.com/PRODS/E1DMK3/E1DMK3A.HTM ). Clique em "Samples" e dê uma olhada nas imagens mais ao final da página.
Heber, sinceramente, achei muito fraca a sua carta. Para quem quer uma Leica e sabe do que está falando, não se trata de "tradição, paixão cega e saudosismo extremo". É antes de mais nada precisão, qualidade ótica superior, resistência e discrição. Para fotografia de rua, sou muito mais uma M8 do que uma MarkIII, por exemplo. Para fotos que exijam altíssima qualidade, também não tenho dúvidas de que a M8 se sai melhor que a MarkIII. Essas coisas é que são importantes para quem quer uma Leica e, para isso, não falta nada na M8.

Geralmente, quem vai atrás de uma Leica sabe muito mais o que está fazendo do que quem, por exemplo, escreve uma carta assim comparado ela com a MarkIII. Numa boa. ;)
Olá, pessoal, é isso aí, sem polêmica não revemos conceitos...

Bruno Gomes, sinceramente, achei muito fraca sua opinião... Agora, “numa boa”, apesar de ser novato aqui não imaginei que julgar um texto “fraco” ou “forte” fazia parte dos comentários. Prefiro a linha da prudência, até porque podemos mudar de opinião, como você mesmo fez logo abaixo, concordando com a postagem do Paulo Machado. Acho que seu equívoco (e o do Fabio Yamauti) é porque você não leu direito a minha carta, faça-o novamente e encontrará esta frase: “É certo que são câmeras destinadas a diferentes segmentos de utilização profissional, mas são concorrentes em termos de preço de mercado.” E o que eu escrevi logo a seguir é a pura verdade. A Mark III é melhor que a M8 em quase tudo, penso que esta última talvez leve ligeira vantagem (ainda) na qualidade ótica das lentes. Só concordo com você quanto à discrição. Agora, se você pensa realmente que o sensor CCD utilizado na Leica M8, fabricado pela Kodak, é melhor do que o CMOS Digic III da Canon Mark III, bem, deve ser porque você é um dos apaixonados que eu citei. Tudo bem, a gente entende porque sabe que o amor é cego...

Paulo Machado, você foi muito feliz no seu comentário! Acrescento, ainda, que as limitações de uma ragefinder estão na contra-mão da história. Esse tipo de câmera, que na década de 50 era moderna, faz parte do grupo que serviu de base para o que temos hoje de mais evoluído tecnologicamente. Se não fosse assim, Canon e Nikon não dominariam o mercado de câmeras utilizadas por profissionais. E, até que alguém poste um link para me desmentir, não conheço nenhuma rangefinder campeão de vendas na atualidade. E, para quem não sabe, eu prefiro fotografia tradicional, de película. Talvez eu ficasse muito satisfeito se possuísse uma Leica M6 ou M7. Agora, uma digital M8, por esse preço, com aquele tanto de "não tem isso, não tem aquilo", nem pensar...


Abraços,
Heber.
Heber, só dei minha opinião sobre sua carta, e continuo achando a mesma coisa. Mas não lhe chamei de cego em nenhum momento, como você fez agora. Só uma coisa, antes de abandonar de vez o tópico: a qualidade das objetivas Leica não é "ligeiramente" superior à canon, é MUITO superior. Mas eu não sou apaixonado, não, só que gosto de qualidade, especialmente quando falamos de objetivas. E, nesse aspecto (que é central para a máxima qualidade da fotografia, que é o que busco), a Leica está ainda muito à frente de canon e nikon.
 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #46 Online: 13 de Abril de 2007, 08:35:41
Citar
Eu sempre escutar e ler que o que mais vale é o momento, sendo assim a máquina, por suas limitações,  perde grande parte de seu valor se comparada a  inúmeras compactas  atuais.
Pelo que sei a característica que mais cativava os grandes fotógrafos que usavam uma Laica deste tipo era justamente a discrição.
Arrisco dizer que se o Bresson nos velhos tempos pudesse ter usado uma boa compacta  digital super zoom (muitas com razoável ótica) ele teria feito muito mais fotos maravilhosas, já que teria muito mais agilidade para aproximar ou afastar  uma cena e fazer o enquadramento ideal.
Também perderia menos tempo fazendo ajuste de foco e de fotometria.
Se temos 200 maravilhosas  fotos dele, poderíamos ter 2000.

Outra coisa é a tal "qualidade". Ora bolas, com o que custa uma máquina destas e uma lente básica dá para comprar boas compactas por toda a vida e sobra um bom troco.

Estou mais convencido que se trata tão somente  de status ou saudosismo, mas isso também vale.
Lúzio, se trata de discrição + confiabilidade + precisão + qualidade, e não apenas de discrição. Ao menos pra mim. Claro que, pelo minha situação financeira, teria que optar por uma compacta para ter discrição. Aliás, é por isso que ainda não comprei uma: estou com pena de gastar dinheiro e ter que agüentar um sensor pequeno, que não permite trabalho bom com dof, e lente ruim.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #47 Online: 13 de Abril de 2007, 08:56:38
Citar
Bruno, gostei muito das suas fotos na sequência "Polaridades", onde até emiti opinião. Salvei algumas e vi que vc trabalha com uma Canon 10D e com uma 30D. Vendo novamente as fotos, fiquei me perguntando como teria ficado seu trabalho se tivesse sido feito com uma Leica M8, sem autofoco e sem zoom contínuo. Pelo que percebi na sua opinião referente à minha postagem, não consigo entender como você ainda não vendeu seu equipamento para comprar uma M8!

Agora, só para deixar bem claro para o pessoal que ler as postagens, gostaria apenas de comentar o final da sua opinião. Isso porque a minha opinião não é passível de comparação com a de quem vai atrás de uma Leica. Se quem faz isso sabe o que quer, o problema é dele (ou seu, ao que parece). Agora, fazer parecer minha opinião como sendo a de um equivocado, isso é leviandade ou imaturidade sua. Eu, pelo menos, procuro não fazer o que você faz: emitir opiniões pejorativas sobre o comentário de alguém sem ao menos ler direito o que ele escreveu. Isso, com certeza, é não saber o que está fazendo.
Heber, sobre o primeiro parágrafo: são aplicações diferentes, essa é a chave da questão. Ou seja: não compro Leica, primeiro, por não ter dinheiro e, segundo, porque o que fotografo a trabalho "pede" outro tipo de equipamento. Se você não entende que cada equipamento deve ser avaliado a partir da sua aplicação, ou da aplicação de quem  o procura, não adianta continuar a discussão.

Sobre o segundo parágrafo, eu emiti minha opinião e argumentei, não falei nada sobre sua pessoa. Você, ao contrário, está me chamando de cego, apaixonado, imaturo, etc. Desculpe, mas me parece que você não sabe lidar muito bem com uma crítica, uma opinião diferente, pois foi só isso que fiz na minha primeira mensagem. Li e compreendi muito bem sua mensagem, mas não concordo com ela. Pra mim, continua sendo a opinião de quem não conhece as diferenças de qualidade a aplicação das câmeras citadas (o fato de você não entender o motivo pelo qual eu tenho 10D e 30D confirma isso). Para você ficar mais tranqüilo, saiba que a MarkIII me interessa muito mais do que a M8.

Mas, pensando bem, eu nem deveria ter emitido opinião mesmo... Já estava deixando o fórum, mas decidi ficar mais um pouco e só estou me incomodando... :laughing:  :laughing:

Heber, não tenho nada contra você, numa boa. Mas permita-me discordar, sem dizer que sou imaturo ou analfabeto por isso.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 13 de Abril de 2007, 10:07:45
Citar
Citar
Bruno, gostei muito das suas fotos na sequência "Polaridades", onde até emiti opinião. Salvei algumas e vi que vc trabalha com uma Canon 10D e com uma 30D. Vendo novamente as fotos, fiquei me perguntando como teria ficado seu trabalho se tivesse sido feito com uma Leica M8, sem autofoco e sem zoom contínuo. Pelo que percebi na sua opinião referente à minha postagem, não consigo entender como você ainda não vendeu seu equipamento para comprar uma M8!

Agora, só para deixar bem claro para o pessoal que ler as postagens, gostaria apenas de comentar o final da sua opinião. Isso porque a minha opinião não é passível de comparação com a de quem vai atrás de uma Leica. Se quem faz isso sabe o que quer, o problema é dele (ou seu, ao que parece). Agora, fazer parecer minha opinião como sendo a de um equivocado, isso é leviandade ou imaturidade sua. Eu, pelo menos, procuro não fazer o que você faz: emitir opiniões pejorativas sobre o comentário de alguém sem ao menos ler direito o que ele escreveu. Isso, com certeza, é não saber o que está fazendo.
Heber, sobre o primeiro parágrafo: são aplicações diferentes, essa é a chave da questão. Ou seja: não compro Leica, primeiro, por não ter dinheiro e, segundo, porque o que fotografo a trabalho "pede" outro tipo de equipamento. Se você não entende que cada equipamento deve ser avaliado a partir da sua aplicação, ou da aplicação de quem  o procura, não adianta continuar a discussão.

Sobre o segundo parágrafo, eu emiti minha opinião e argumentei, não falei nada sobre sua pessoa. Você, ao contrário, está me chamando de cego, apaixonado, imaturo, etc. Desculpe, mas me parece que você não sabe lidar muito bem com uma crítica, uma opinião diferente, pois foi só isso que fiz na minha primeira mensagem. Li e compreendi muito bem sua mensagem, mas não concordo com ela. Pra mim, continua sendo a opinião de quem não conhece as diferenças de qualidade a aplicação das câmeras citadas (o fato de você não entender o motivo pelo qual eu tenho 10D e 30D confirma isso). Para você ficar mais tranqüilo, saiba que a MarkIII me interessa muito mais do que a M8.

Mas, pensando bem, eu nem deveria ter emitido opinião mesmo... Já estava deixando o fórum, mas decidi ficar mais um pouco e só estou me incomodando... :laughing:  :laughing:

Heber, não tenho nada contra você, numa boa. Mas permita-me discordar, sem dizer que sou imaturo ou analfabeto por isso.
Ok, Bruno, apenas procure não analisar as pessoas, e sim suas opiniões. Continuo não aceitando você dizer que eu não sei o que estou fazendo ao escrever a carta, e que quem vai atrás de uma Leica, esse sim, sabe o que está fazendo... Pelo contrário, eu sei, sim, o que estou dizendo. Ora, se quem compra uma M8 sabe o que está fazendo é porque não procura se informar, não lê reviews, se guia apenas pela "tradição, paixão cega e saudosismo extremo". Pensa que vai encontrar na M8 a mesma qualidade que encontrava nas precedentes de película. Leia o texto contido no link postado pelo Paulo Machado e confirme a infelicidade da Leica em tentar transformar sua mais bem-sucedida série em um produto digital. A máquina, com a pretensão de realizar bons trabalhos em fotografia digital, principalmente colorida, é ruinzinha mesmo! Quando você diz que "sou muito mais uma M8" para "fotos que exijam altíssima qualidade" fica claro que você está mal informado. Aproveite enquanto não estiver fazendo suas belas fotos (eu gosto do seu trabalho) e procure ler sobre os assuntos sobre os quais pretende emitir opiniões. A Internet está abarrotada de informações, basta procurar, há muitos sites que fazem um trabalho sério para nos proporcionar informações valiosas para a escolha de uma câmera. Você, possuidor de bons produtos Canon, verá que é possível encontrar câmeras com "precisão, qualidade ótica superior, resistência" por preços compatíveis com a realidade, ou seja, você paga pelo que o produto te oferece em benefícios, e não pela marca estampada na frente. Quanto à discrição, até este quesito fica meio comprometido se você usar uma M8 com aquela lente Tri Elmar M 16-18-21 mm F4. Já que falou em fotografia de rua, tente lembrar quantas vezes você viu, pessoalmente ou em TV, fotos em revistas, jornais etc. (onde aparecem fotógrafos empunhando suas câmeras) alguém usando uma rangefider. Outro detalhe: você sabia que a M8 é 1,2 cm mais larga que uma XTi? E, respondendo à sua insistência em dizer que eu não posso comparar as duas câmeras (M8 x Mark III) devido às aplicações diferenciadas de cada uma, eu deixei bem claro a minha opinião, mas vou repetir: são câmeras destinadas à profissionais de segmentos diferentes, no que tange a essa especificidade. Mas, em termos de PREÇO, são sim, concorrentes!


Para finalizar, e já que meu objetivo era dar uma idéia ao nosso companheiro Mateus sobre o ufanismo envolvendo o nome Leica, continuo com a mesma opinião, agora com uma ligeira diferença: não comparo a M8 nem mesmo com sua Canon 30D. Se você quiser continuar obtendo fotos, principalmente coloridas, com qualidade, nem pense em trocá-la por uma M8.

 :giveup:  :thmbup:  
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #49 Online: 13 de Abril de 2007, 11:04:06
Citar
Citar
Citar
Bruno, gostei muito das suas fotos na sequência "Polaridades", onde até emiti opinião. Salvei algumas e vi que vc trabalha com uma Canon 10D e com uma 30D. Vendo novamente as fotos, fiquei me perguntando como teria ficado seu trabalho se tivesse sido feito com uma Leica M8, sem autofoco e sem zoom contínuo. Pelo que percebi na sua opinião referente à minha postagem, não consigo entender como você ainda não vendeu seu equipamento para comprar uma M8!

Agora, só para deixar bem claro para o pessoal que ler as postagens, gostaria apenas de comentar o final da sua opinião. Isso porque a minha opinião não é passível de comparação com a de quem vai atrás de uma Leica. Se quem faz isso sabe o que quer, o problema é dele (ou seu, ao que parece). Agora, fazer parecer minha opinião como sendo a de um equivocado, isso é leviandade ou imaturidade sua. Eu, pelo menos, procuro não fazer o que você faz: emitir opiniões pejorativas sobre o comentário de alguém sem ao menos ler direito o que ele escreveu. Isso, com certeza, é não saber o que está fazendo.
Heber, sobre o primeiro parágrafo: são aplicações diferentes, essa é a chave da questão. Ou seja: não compro Leica, primeiro, por não ter dinheiro e, segundo, porque o que fotografo a trabalho "pede" outro tipo de equipamento. Se você não entende que cada equipamento deve ser avaliado a partir da sua aplicação, ou da aplicação de quem  o procura, não adianta continuar a discussão.

Sobre o segundo parágrafo, eu emiti minha opinião e argumentei, não falei nada sobre sua pessoa. Você, ao contrário, está me chamando de cego, apaixonado, imaturo, etc. Desculpe, mas me parece que você não sabe lidar muito bem com uma crítica, uma opinião diferente, pois foi só isso que fiz na minha primeira mensagem. Li e compreendi muito bem sua mensagem, mas não concordo com ela. Pra mim, continua sendo a opinião de quem não conhece as diferenças de qualidade a aplicação das câmeras citadas (o fato de você não entender o motivo pelo qual eu tenho 10D e 30D confirma isso). Para você ficar mais tranqüilo, saiba que a MarkIII me interessa muito mais do que a M8.

Mas, pensando bem, eu nem deveria ter emitido opinião mesmo... Já estava deixando o fórum, mas decidi ficar mais um pouco e só estou me incomodando... :laughing:  :laughing:

Heber, não tenho nada contra você, numa boa. Mas permita-me discordar, sem dizer que sou imaturo ou analfabeto por isso.
Ok, Bruno, apenas procure não analisar as pessoas, e sim suas opiniões. Continuo não aceitando você dizer que eu não sei o que estou fazendo ao escrever a carta, e que quem vai atrás de uma Leica, esse sim, sabe o que está fazendo... Pelo contrário, eu sei, sim, o que estou dizendo. Ora, se quem compra uma M8 sabe o que está fazendo é porque não procura se informar, não lê reviews, se guia apenas pela "tradição, paixão cega e saudosismo extremo". Pensa que vai encontrar na M8 a mesma qualidade que encontrava nas precedentes de película. Leia o texto contido no link postado pelo Paulo Machado e confirme a infelicidade da Leica em tentar transformar sua mais bem-sucedida série em um produto digital. A máquina, com a pretensão de realizar bons trabalhos em fotografia digital, principalmente colorida, é ruinzinha mesmo! Quando você diz que "sou muito mais uma M8" para "fotos que exijam altíssima qualidade" fica claro que você está mal informado. Aproveite enquanto não estiver fazendo suas belas fotos (eu gosto do seu trabalho) e procure ler sobre os assuntos sobre os quais pretende emitir opiniões. A Internet está abarrotada de informações, basta procurar, há muitos sites que fazem um trabalho sério para nos proporcionar informações valiosas para a escolha de uma câmera. Você, possuidor de bons produtos Canon, verá que é possível encontrar câmeras com "precisão, qualidade ótica superior, resistência" por preços compatíveis com a realidade, ou seja, você paga pelo que o produto te oferece em benefícios, e não pela marca estampada na frente. Quanto à discrição, até este quesito fica meio comprometido se você usar uma M8 com aquela lente Tri Elmar M 16-18-21 mm F4. Já que falou em fotografia de rua, tente lembrar quantas vezes você viu, pessoalmente ou em TV, fotos em revistas, jornais etc. (onde aparecem fotógrafos empunhando suas câmeras) alguém usando uma rangefider. Outro detalhe: você sabia que a M8 é 1,2 cm mais larga que uma XTi? E, respondendo à sua insistência em dizer que eu não posso comparar as duas câmeras (M8 x Mark III) devido às aplicações diferenciadas de cada uma, eu deixei bem claro a minha opinião, mas vou repetir: são câmeras destinadas à profissionais de segmentos diferentes, no que tange a essa especificidade. Mas, em termos de PREÇO, são sim, concorrentes!


Para finalizar, e já que meu objetivo era dar uma idéia ao nosso companheiro Mateus sobre o ufanismo envolvendo o nome Leica, continuo com a mesma opinião, agora com uma ligeira diferença: não comparo a M8 nem mesmo com sua Canon 30D. Se você quiser continuar obtendo fotos, principalmente coloridas, com qualidade, nem pense em trocá-la por uma M8.

 :giveup:  :thmbup:
Ok, como você preferir, já vi que não vamos chegar em lugar nenhum aqui. Nem no conceito de "fotografia de rua" nós estamos concordando... melhor deixar assim mesmo.

Obrigado pelos comentários em relação às minhas fotos. :thmbup:

Um abraço!


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 13 de Abril de 2007, 12:14:50
Citar
Citar
Citar
Citar
Bruno, gostei muito das suas fotos na sequência "Polaridades", onde até emiti opinião. Salvei algumas e vi que vc trabalha com uma Canon 10D e com uma 30D. Vendo novamente as fotos, fiquei me perguntando como teria ficado seu trabalho se tivesse sido feito com uma Leica M8, sem autofoco e sem zoom contínuo. Pelo que percebi na sua opinião referente à minha postagem, não consigo entender como você ainda não vendeu seu equipamento para comprar uma M8!

Agora, só para deixar bem claro para o pessoal que ler as postagens, gostaria apenas de comentar o final da sua opinião. Isso porque a minha opinião não é passível de comparação com a de quem vai atrás de uma Leica. Se quem faz isso sabe o que quer, o problema é dele (ou seu, ao que parece). Agora, fazer parecer minha opinião como sendo a de um equivocado, isso é leviandade ou imaturidade sua. Eu, pelo menos, procuro não fazer o que você faz: emitir opiniões pejorativas sobre o comentário de alguém sem ao menos ler direito o que ele escreveu. Isso, com certeza, é não saber o que está fazendo.
Heber, sobre o primeiro parágrafo: são aplicações diferentes, essa é a chave da questão. Ou seja: não compro Leica, primeiro, por não ter dinheiro e, segundo, porque o que fotografo a trabalho "pede" outro tipo de equipamento. Se você não entende que cada equipamento deve ser avaliado a partir da sua aplicação, ou da aplicação de quem  o procura, não adianta continuar a discussão.

Sobre o segundo parágrafo, eu emiti minha opinião e argumentei, não falei nada sobre sua pessoa. Você, ao contrário, está me chamando de cego, apaixonado, imaturo, etc. Desculpe, mas me parece que você não sabe lidar muito bem com uma crítica, uma opinião diferente, pois foi só isso que fiz na minha primeira mensagem. Li e compreendi muito bem sua mensagem, mas não concordo com ela. Pra mim, continua sendo a opinião de quem não conhece as diferenças de qualidade a aplicação das câmeras citadas (o fato de você não entender o motivo pelo qual eu tenho 10D e 30D confirma isso). Para você ficar mais tranqüilo, saiba que a MarkIII me interessa muito mais do que a M8.

Mas, pensando bem, eu nem deveria ter emitido opinião mesmo... Já estava deixando o fórum, mas decidi ficar mais um pouco e só estou me incomodando... :laughing:  :laughing:

Heber, não tenho nada contra você, numa boa. Mas permita-me discordar, sem dizer que sou imaturo ou analfabeto por isso.
Ok, Bruno, apenas procure não analisar as pessoas, e sim suas opiniões. Continuo não aceitando você dizer que eu não sei o que estou fazendo ao escrever a carta, e que quem vai atrás de uma Leica, esse sim, sabe o que está fazendo... Pelo contrário, eu sei, sim, o que estou dizendo. Ora, se quem compra uma M8 sabe o que está fazendo é porque não procura se informar, não lê reviews, se guia apenas pela "tradição, paixão cega e saudosismo extremo". Pensa que vai encontrar na M8 a mesma qualidade que encontrava nas precedentes de película. Leia o texto contido no link postado pelo Paulo Machado e confirme a infelicidade da Leica em tentar transformar sua mais bem-sucedida série em um produto digital. A máquina, com a pretensão de realizar bons trabalhos em fotografia digital, principalmente colorida, é ruinzinha mesmo! Quando você diz que "sou muito mais uma M8" para "fotos que exijam altíssima qualidade" fica claro que você está mal informado. Aproveite enquanto não estiver fazendo suas belas fotos (eu gosto do seu trabalho) e procure ler sobre os assuntos sobre os quais pretende emitir opiniões. A Internet está abarrotada de informações, basta procurar, há muitos sites que fazem um trabalho sério para nos proporcionar informações valiosas para a escolha de uma câmera. Você, possuidor de bons produtos Canon, verá que é possível encontrar câmeras com "precisão, qualidade ótica superior, resistência" por preços compatíveis com a realidade, ou seja, você paga pelo que o produto te oferece em benefícios, e não pela marca estampada na frente. Quanto à discrição, até este quesito fica meio comprometido se você usar uma M8 com aquela lente Tri Elmar M 16-18-21 mm F4. Já que falou em fotografia de rua, tente lembrar quantas vezes você viu, pessoalmente ou em TV, fotos em revistas, jornais etc. (onde aparecem fotógrafos empunhando suas câmeras) alguém usando uma rangefider. Outro detalhe: você sabia que a M8 é 1,2 cm mais larga que uma XTi? E, respondendo à sua insistência em dizer que eu não posso comparar as duas câmeras (M8 x Mark III) devido às aplicações diferenciadas de cada uma, eu deixei bem claro a minha opinião, mas vou repetir: são câmeras destinadas à profissionais de segmentos diferentes, no que tange a essa especificidade. Mas, em termos de PREÇO, são sim, concorrentes!


Para finalizar, e já que meu objetivo era dar uma idéia ao nosso companheiro Mateus sobre o ufanismo envolvendo o nome Leica, continuo com a mesma opinião, agora com uma ligeira diferença: não comparo a M8 nem mesmo com sua Canon 30D. Se você quiser continuar obtendo fotos, principalmente coloridas, com qualidade, nem pense em trocá-la por uma M8.

 :giveup:  :thmbup:
Ok, como você preferir, já vi que não vamos chegar em lugar nenhum aqui. Nem no conceito de "fotografia de rua" nós estamos concordando... melhor deixar assim mesmo.

Obrigado pelos comentários em relação às minhas fotos. :thmbup:

Um abraço!
É isso aí, Bruno, também detesto discussões nesse nível. Prefiro continuar vendo belas fotos (como as suas) e emitindo minhas humildes opiniões, procurando sempre o embasamento necessário, é claro.

Meu objetivo atual é voltar a fazer boas fotos como fazia antigamente, quando até ganhei um concurso. E adivinhe qual foi o prêmio? Uma viagem pelas serras gaúchas! Foram 10 dias inesquecíveis passeando por Gramado, Canela, Novo Hamburgo, Garibaldi... e terminando com 2 dias em Porto Alegre. Só pra você ter uma idéia da minha atividade fotográfica na época, consumi 13 rolos de filme de 36 poses! Qualquer dia pretendo escanear algumas para mostrar aqui, você terá, então, uma visão de sua terra por trás das minhas lentes...

No mais, abraços,
Heber.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


carfael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • http://olharphotogarphico.blogspot.com
Resposta #51 Online: 14 de Abril de 2007, 00:10:41
javascript:emoticon(':giveup:')
smiliejavascript:emoticon(':blue:')
smilie
Rafael Moraes
Equipamento? Apenas o olhar