Autor Tópico: 15 anos  (Lida 2818 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Online: 08 de Junho de 2014, 23:40:34
Fala ai moçada.

2 mil tá caro para cobrar de uma festa de 15 anos?

com segundo fotografo incluso, 5 horas de festa, fotos em DVD apenas, sem o álbum e sem ensaio!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2014, 23:42:56
Eu não faço esse tipo de festa, mas acho que é mais ou menos o que eu cobraria. Festa de 15 anos dá quase tanto trabalho quanto casamento, só é um pouco mais curta, então não dá pra cobrar barato não. Pessoas que são mais especializadas em festas de debutantes chegam a cobrar bem mais caro que isso.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2014, 23:45:14
Depende muito da qualidade do seu trabalho, conforme percebida pelo cliente.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2014, 01:07:50
Depende do mercado, depende da sua região, depende de seus concorrentes.

R$2.000,00 parece um preço justo, mas se a concorrência cobrar R$ 1.500,00...

Obviamente que comparando concorrentes de mesmo nível.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2014, 08:14:48
Justo! A uns dias um amigo fotografo me convidou para substitui-lo em uma festa de 15 anos, me ofereceu R$ 200,00 eu sorri pra não perder amizade e mudei de assunto.
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2014, 09:47:52
Justo! A uns dias um amigo fotografo me convidou para substitui-lo em uma festa de 15 anos, me ofereceu R$ 200,00 eu sorri pra não perder amizade e mudei de assunto.


Interessante. Recusou por não fotografar este tipo de evento ou por não se encaixar no seu orçamento?


Depende do mercado, depende da sua região, depende de seus concorrentes.

R$2.000,00 parece um preço justo, mas se a concorrência cobrar R$ 1.500,00...

Obviamente que comparando concorrentes de mesmo nível.

Realmente depende muito da região e da qualidade do fotógrafo né. Mas parece que 2 mil é um bom ponto de partida. Inicialmente, tenho receio de não fechar contratos, pois certos clientes pagam apenas um valor X e passou disso está caro. Aquele tipo de cliente que contrata não pelas suas fotos, mas pelo valor.. Quero fugir dessa galera. Obrigado pelos comentários, caros colegas.
estava com um pé atrás em mandar orçamento de 2 mil, mas vi que isso é muito relativo mesmo.
Pensei em mandar 1600/1700, Visto que vou ter que pagar segundo e terceiro fotógrafo.
Mas decidi por 1800. acho um valor justo para ambos os lados no meu caso. Quero deixar claro que não tirei esse valor do nada, fiz uma base se calculo por meio de horas trabalhadas. (5 horas de festa, 10 horas de tratamento + 2 horas contato com o cliente - emails, reuniões...+ custos de gasolina, DVD, impressão em DVD,  seguro e depreciação do equipamento). Nessas condições, a minha hora está menos de 75 reais.
« Última modificação: 09 de Junho de 2014, 09:48:14 por gruggio »


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2014, 10:07:52


Interessante. Recusou por não fotografar este tipo de evento ou por não se encaixar no seu orçamento?


Por R$ 200,00 não saio nem de casa pra ver alguém fotografando... Não sou profissional de fotografia (sou funcionário público aqui em Brasília) então faço algum job quando pagam bem e não interfere na minha agenda. Ta disposto a viver de arte no Brasil é fo%$#@. Tanto na música quanto em qualquer outra área.
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2014, 10:50:20
Pensei em mandar 1600/1700, Visto que vou ter que pagar segundo e terceiro fotógrafo.


Cara, se vai com 3 fotógrafos esse preço está baixo. Tem que pensar que um 3° fotógrafo aumenta também o tempo na pós, principalmente para selecionar as fotos. Pense bem esses valores...




Por R$ 200,00 não saio nem de casa pra ver alguém fotografando...


Por R$200 eu também não saio de casa, não vale a pena. Pra um evento desse porte, R$200 nem paga os custos de transporte e desgaste do equipamento, é literalmente pagar para trabalhar.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2014, 08:54:22

Cara, se vai com 3 fotógrafos esse preço está baixo. Tem que pensar que um 3° fotógrafo aumenta também o tempo na pós, principalmente para selecionar as fotos. Pense bem esses valores...

Por R$200 eu também não saio de casa, não vale a pena. Pra um evento desse porte, R$200 nem paga os custos de transporte e desgaste do equipamento, é literalmente pagar para trabalhar.

Por 200 eu acho que é só quem está começando na fotografia mesmo, pra fazer portfolio né.

O esquema de 2 fotógrafos é algo novo que eu vou tentar. É o seguinte:
Digo para o cliente irei fotografar em pessoa + segundo fotógrafo. Porém vou chamar o segundo e terceiro. No valor final já coloquei o cachê de ambos. Se um não for, não haverá nenhum problema.. Mas se der tudo certo, será uma equipe de 3 fotógrafos no total (um a mais que o contratado) e mais fotos no final do job. Estou fazendo esse esquema como teste, pensando da seguinte forma: é melhor combinar com o cliente 2 fotógrafos e irem 3 no evento, do que combinar 3 e ir 2.

Agradeço as dicas de todos! Enfim.. não sei se vou fechar esse. Atualmente estou respondendo muitos orçamentos e poucos retornam. Precisando mudar meu publico alvo, talvez.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2014, 09:41:00
Atualmente estou respondendo muitos orçamentos e poucos retornam. Precisando mudar meu publico alvo, talvez.

Antes disso, precisando entender o que os potenciais procuram, e ver se você está demonstrando algum diferencial ou brigando apenas no preço.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2014, 10:06:06
é melhor combinar com o cliente 2 fotógrafos e irem 3 no evento, do que combinar 3 e ir 2.

Uma coisa que tem que ficar esperto nesse esquema é a questão da alimentação. Em alguns buffets, os clientes pagam pela alimentação dos prestadores de serviço também. Então, aparecer com um 3° fotógrafo sem avisar é levar uma boca a mais para alimentar de surpresa. A não ser que você não costume comer no evento (o que eu sou contra, rsrs).


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2014, 10:42:45
Não trabalho na área, mas só uma dica que muitos administradores dão quando se trata de prestação de serviços para o cliente final:
Não coloque preços redondos. Coloque por exemplo R$ 2.185,00 ou R$ 1.935,00 (tem uma explicação mais técnica para isto, algo a ver com psicologia, passa a impressão que o preço não é alto) além de acrescentar a gordurinha do choro que todo Brasileiro faz.
César L. T.


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2014, 11:05:46
olha, vou contar pra vcs que eu fiz uma festa de debutante esses dias por duzentão......

amigo meu vendeu, fez todo o tramite, mas acabou cag$#@ na agenda e marcou duas festas pra fotografar no mesmo dia.

ele me forneceu equipamento, com baterias carregadas e corpo reserva, mandou taxi me pegar em casa e me levar de volta.

cliquei e entreguei tudo pra ele de volta, cartão na máquina.

todo o resto fica pra ele: editar, diagramar, entregar, receber a $$$....... e me pagou em $$$ na hora.

nessa, recebi 50 conto a hora, sem custo nem desgaste de equipamento. ruim? no meu ver, não.... pois não terei nem mais um minuto de trabalho desse evento...


Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2014, 11:09:06
nessa, recebi 50 conto a hora, sem custo nem desgaste de equipamento. ruim? no meu ver, não.... pois não terei nem mais um minuto de trabalho desse evento...

Olha, nesse seu caso específico ficou bom pra você sim! Mas é uma exceção mesmo, normalmente temos que usar nosso equipamento e nosso meio de transporte, e só nisso eu já acho que não vale os R$200...


Paulo Ricardo Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2014, 13:04:08
tambem sou do tipo que nao saio de casa por R$200. Já fiz 1 vez um freelance de cinegrafista por 250, tudo em cima da hora, e nao faço mais nunca. Neste dia fui pra um bairro estranho, povo entranho na rua, no final do casamento ja era bem noite, nao passava taxi, muita gente me olhando na rua, ehhh... foi grande o risco de ser roubado. fica ai a dica.  :ok: