Autor Tópico: Mirroless em eventos e estúdio  (Lida 2160 vezes)

vagnerrondon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Junho de 2014, 09:20:56
Trabalhar com uma mirrorless em eventos não gera no mínimo estranheza por parte dos clientes ???

E trabalhar com flashes e outros equipamentos acoplados não gera problemas de ergometria ???
Vágner Rondon
Brasília, DF
-------------------------------------------------------------
Sony SLT A99 - Sony SLT A77 - Sony DSLR A350
https://www.flickr.com/photos/73325525@N00/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2014, 09:24:00
Porque deveria? O que importa não é o resultado final?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2014, 10:53:08
O profissional é você.
Faça seu trabalho com confiança, que quase ninguém vai questionar.

E trabalhar com flashes e outros equipamentos acoplados não gera problemas de ergometria ???
Depende da câmera né.
Se for tipo uma GH3 tá tranquilo.
Se for uma E-PM1 da vida, vai ser tenso.

Em ambientes escuros uma câmera com foco "phase detection" é uma mão na roda.
« Última modificação: 09 de Junho de 2014, 10:55:20 por Hoogle »


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2014, 14:15:00
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


vagnerrondon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2014, 13:56:30
Porque deveria? O que importa não é o resultado final?

Acho que me expressei mal então.

Para quem conhece, uma Leica e suas lentes fantásticas é um bom indicador, não uma certeza, da qualidade do trabalho. Mas a grande maioria dos clientes não conhece a qualidade das marcas.

Uma mirrorless por ter tamanho compacto não causa algum tipo de incômodo ou como eu disse estranheza com os clientes???
Vágner Rondon
Brasília, DF
-------------------------------------------------------------
Sony SLT A99 - Sony SLT A77 - Sony DSLR A350
https://www.flickr.com/photos/73325525@N00/


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2014, 15:00:40
Acho que me expressei mal então.

Para quem conhece, uma Leica e suas lentes fantásticas é um bom indicador, não uma certeza, da qualidade do trabalho. Mas a grande maioria dos clientes não conhece a qualidade das marcas.

Uma mirrorless por ter tamanho compacto não causa algum tipo de incômodo ou como eu disse estranheza com os clientes???
Se o cliente ver você usando a mirrorless talvez estranhe mesmo porque tem gente que confunde algumas mirrorless com câmeras point&shot e também porque pra muita gente fotógrafos profissionais só usam DSLR.
Mas como disseram, o que importa mesmo é o resultado final. Tiro fotos só por hobby, mas várias vezes já aconteceu de meus amigos se surpreenderem com a qualidade das fotos tiradas com a minha mirrorless e falarem coisa do tipo: "Nossa! Parece foto tirada com aquelas câmeras profissionais." rs :hysterical:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2014, 15:31:03
Acho que me expressei mal então.

Para quem conhece, uma Leica e suas lentes fantásticas é um bom indicador, não uma certeza, da qualidade do trabalho. Mas a grande maioria dos clientes não conhece a qualidade das marcas.

Uma mirrorless por ter tamanho compacto não causa algum tipo de incômodo ou como eu disse estranheza com os clientes???
Então: eu acho que clientes tem mais o que fazer no evento do que ficar olhando para a sua câmera, isso é mais insegurança nossa mesmo. Eu já testei fazer um casamento, na cerimônia usei o kit tradicional D3s e Nikon 14-24, 24-70 e 70-200 f/2.8; quando começou o baile eu peguei a X-Pro1 com um SB-800 e uma lente 18mm f/2 e fui para o meio da pista de dança! O resultado foi muito bacana e o casal adorou as fotos do meio da bagunça! Coisa que eu não conseguiria com a Nikon D3s e 24-70...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2014, 15:36:32
Trabalhar com uma mirrorless em eventos não gera no mínimo estranheza por parte dos clientes ???

E trabalhar com flashes e outros equipamentos acoplados não gera problemas de ergometria ???

Eu cheguei a fazer um evento com a minha antiga EOS-M antes de vende-la. Os clientes não estranharam, até acharam interessante uma câmera tão pequena. A partir do momento em que eles confiam em você e no seu trabalho pode aparecer com qualquer câmera que eles não vão achar ruim. Na pior das hipóteses, mostra uma foto pelo LCD da câmera mesmo que já convence eles, rsrs.

Na questão da ergonomia sim, a EOS-M não tem direito onde segurar e com o flash em cima fica bem ruim... Se for, como disse o Hoogle, uma GH3 ou alguma do tipo que tenha uma empunhadura legal, não vai ter problemas, mas se for das mais compactas mesmo, daí fica difícil!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2014, 17:12:27
Eu cheguei a fazer um evento com a minha antiga EOS-M antes de vende-la. Os clientes não estranharam, até acharam interessante uma câmera tão pequena. A partir do momento em que eles confiam em você e no seu trabalho pode aparecer com qualquer câmera que eles não vão achar ruim. Na pior das hipóteses, mostra uma foto pelo LCD da câmera mesmo que já convence eles, rsrs.

O cliente que te contratou já conhecia seu trabalho, e só vai avaliar o resultado final. Pode usar até um celular, se as fotos saírem boas, é o que interessa.

Mas não dá para negar que figura do "fotógrafo profissional" existe na cabeça das pessoas.

Pensando que a maioria dos convidados de um evento não vai ver o resultado, mas vai ver bastante o profissional trabalhando, não é impossível imaginar que algum potencial cliente que se interessaria em pedir um cartão ou indicação ao dono da festa possa não ter essa ideia ao não ver um fotógrafo com uma máquina chamativa.

Se eu estivesse no começo da carreira, com trabalho de qualidade dentro da média e buscando clientes para me estabelecer no mercado, não abriria mão de uma DSLR por este simples motivo. Qualquer tática para atrair mais clientes para conhecer meu trabalho seria bem vinda. Se me rendesse um único trabalho já teria valido a pena.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2014, 20:19:55
Se eu estivesse no começo da carreira, com trabalho de qualidade dentro da média e buscando clientes para me estabelecer no mercado, não abriria mão de uma DSLR por este simples motivo. Qualquer tática para atrair mais clientes para conhecer meu trabalho seria bem vinda. Se me rendesse um único trabalho já teria valido a pena.


Pior é que no começo eu pensava bem assim mesmo... DSLR parruda, com grip, zoom grandona com parassol, flash em cima. Chama muito a atenção, passa uma (falsa) sensação de profissionalismo. Eu tinha pra mim que meu equipamento deveria aparentar ser melhor, mais profissional que o de qualquer convidado na festa.


Hoje em dia, tem vezes que estou com a DSLR sem grip, com uma fixa pequenina e apenas o radio flash em cima, rsrs.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2014, 08:24:22
Não sei se a sensação é falsa. O potencial cliente pode ter uma real impressão de profissionalismo, e tomar decisões em cima dessa imagem.

Se os leigos no assunto pensam assim, eu não teria problema em aproveitar a situação para conseguir uma oportunidade de mostrar meu trabalho. Ao receber um cliente no escritório e ele gostasse do que visse, poderia até tirar um sarro. "Gostou desta foto? Acredita que nem foi feita com aquela máquina que você viu quando pediu meu cartão, no batizado do Joveidsonzinho? Foi com esta aqui. *saca m43 da gaveta*
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


vagnerrondon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Junho de 2014, 12:44:56
Legal a opinião de vocês.
Eu tenho certeza, diferente da Nikon, que as imagens dependem muito mais do artista que do equipamento (mesmo sabendo que um bom equipamento sendo bem usado tem melhores chances de ser mais efetivo).
Mas é o velho ditado que uma imagem vale mais que mil palavras e para complicar a imagem do "fotógrafo profissional" no consciente coletivo ainda é muito forte.

Excelente saber que os problemas de imagem do próprio fotógrafo que é passado aos clientes as vezes sobrepõe ao trabalho, e que essa sensação é generalizada.

Valeu pelas dicas.
Vágner Rondon
Brasília, DF
-------------------------------------------------------------
Sony SLT A99 - Sony SLT A77 - Sony DSLR A350
https://www.flickr.com/photos/73325525@N00/