Autor Tópico: Fotografar com subexposição ou utilizar ISO ?  (Lida 8566 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #30 Online: 10 de Junho de 2014, 12:30:28
Fábio, desculpe-me se o que falei sobre a utilização de software de NR pareceu uma crítica, nem de longe é.

Apenas coloquei como eu costumo fazer e não fiz referência à sua foto em especial.  :ok:


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #31 Online: 10 de Junho de 2014, 12:43:55
Fábio, desculpe-me se o que falei sobre a utilização de software de NR pareceu uma crítica, nem de longe é.

Apenas coloquei como eu costumo fazer e não fiz referência à sua foto em especial.  :ok:

Sem problemas, não fico grilado facilmente, estou expondo que eu faço isso, até gosto, porque minhas foto hoje em dia vão tudo para o vídeo mesmo, flicker, etc...

Já foi o tempo que eu ia COM FILME formato 110 revelar na loja...kkkk (saudades!) ;)
Fábio Pedro.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 10 de Junho de 2014, 13:52:54
Daniel me explica melhor sobre isso que você disse sobre a Luminância, surpreendeu de que forma?

Tentando simplificar ao máximo, podemos dizer que o ruído na sua foto de exemplo é "preto e branco", já a mesma foto feita, por exemplo, com a 60D, teria ruído "colorido" (principalmente em vermelho e azul), que é muito mais invasivo e obrigatoriamente precisaria ser removido na pós  :ok:

Edit:
Mas minha suposta constatação deveu-se a um grotesco erro: ao abrir seu arquivo aqui, o Camera Raw aplicou automaticamente 25% de redução de ruído cromático, daí eu ter achado que o resultado era direto da câmera.

Peço desculpas pela minha desastrada intervenção  :aua: :aua:
« Última modificação: 10 de Junho de 2014, 14:07:58 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Moisés-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #33 Online: 10 de Junho de 2014, 20:48:04
Bem amigos,

Como criei o tópico com a dúvida, assimilei algumas dicas e volto aqui pra mostrar duas fotos de uma festa junina que fotografei (de voluntário, só pra treinar)

Nesta foto utilizei a seguinte configuração:  ISO 400  35mm  f/4.5    1/60sg 
https://www.flickr.com/photos/125234455@N04/14207950787/

E nesta: ISO 800  18mm  f/3.5   1/30s   
https://www.flickr.com/photos/125234455@N04/14393042512/

A primeira foi tirada dentro de uma quadra iluminada, precisei de pouco ISO, já a segunda foi na rua, precisei de mais ISO, as fotos não estão cruas, dei uma ajustada no ligthroom.

Aceito críticas... obrigado!! :worship:
Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, Mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena!

Canon 60d - Canon EF-S 18-135mm + Ef 50mm F/ 1.8 + EF-S 10-18mm f/4.5-5.6
Canon Demi C


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #34 Online: 10 de Junho de 2014, 21:41:15
Existem muitas outras possibilidades de uso de flash sem rebater no teto.
Seja segurando o flash na sua mao, ou segurando um estensor com o flash na ponta, junto com algum modificador de difusao de luz. Vc pode usar o flash na camera e usar algum modificador. E se vc estudar e praticar o suficiente, vc ainda consegue usar flash na camera, apontado diretamente para aqueles que vc fotografa, sem nenhum modificador, sem deixara cara das pessoas chapada.

Se vc depende de tetos brancos para fotografar vc esta ferrado, estremamente limitado. Estudar, pesquisar e principalmente experimentar diferentes metodos e ate mesmo desenvolver os seus proprios metodos,  eh importante e eh o que faz a diferenca de um fotografo qualquer que se deixa limitar pelo ambiente e equipamento.

Nao importe o quanto vc estude e aprenda, sempre tem mais para se aprender, experiementar e desenvolver.  :ok:



Um exemplo de uso de flash + pequena softbox, sustentada por um estensor em uma das minhas maos eapoiado na minha cintura, enquanto eu fazia a foto com a outra mao. Se quiser ter as duas mao livres para fotografar vc pode usar um colete que sistente o estensor.



Croix, você tem alguma imagem ou referencia desse extensor a que se refere? Eu nunca vi nada do genero para ser comprado!
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #35 Online: 10 de Junho de 2014, 21:42:53
Bem amigos,

Como criei o tópico com a dúvida, assimilei algumas dicas e volto aqui pra mostrar duas fotos de uma festa junina que fotografei (de voluntário, só pra treinar)

Nesta foto utilizei a seguinte configuração:  ISO 400  35mm  f/4.5    1/60sg 
https://www.flickr.com/photos/125234455@N04/14207950787/

E nesta: ISO 800  18mm  f/3.5   1/30s   
https://www.flickr.com/photos/125234455@N04/14393042512/

A primeira foi tirada dentro de uma quadra iluminada, precisei de pouco ISO, já a segunda foi na rua, precisei de mais ISO, as fotos não estão cruas, dei uma ajustada no ligthroom.

Aceito críticas... obrigado!! :worship:

Gostei da primeira foto, a qualidade ficou muito boa, mas a foto em ISO 800 ficou sem foco!
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #36 Online: 10 de Junho de 2014, 22:02:46
Tentando simplificar ao máximo, podemos dizer que o ruído na sua foto de exemplo é "preto e branco", já a mesma foto feita, por exemplo, com a 60D, teria ruído "colorido" (principalmente em vermelho e azul), que é muito mais invasivo e obrigatoriamente precisaria ser removido na pós  :ok:

Edit:
Mas minha suposta constatação deveu-se a um grotesco erro: ao abrir seu arquivo aqui, o Camera Raw aplicou automaticamente 25% de redução de ruído cromático, daí eu ter achado que o resultado era direto da câmera.

Peço desculpas pela minha desastrada intervenção  :aua: :aua:

OK! perguntei por achar curioso esse ponto, e que bom aprender isso sobre o ruído da Canon, não sabia desse detalhe, obrigado! :ok:
Fábio Pedro.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 10 de Junho de 2014, 22:07:17
OK! perguntei por achar curioso esse ponto, e que bom aprender isso sobre o ruído da Canon, não sabia desse detalhe, obrigado! :ok:

Na verdade, como eu disse depois na correção, as duas câmeras geram ruídos semelhantes, com alguma vantagem para a Nikon, então, não há grande diferença :)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #38 Online: 10 de Junho de 2014, 22:16:04
Na verdade, como eu disse depois na correção, as duas câmeras geram ruídos semelhantes, com alguma vantagem para a Nikon, então, não há grande diferença :)

Isso eu conhecia... tenho um conhecido que é dono de uma agência de publicidade e que possui uma 60D que ele usava lá, diversas vezes eu o ví usar ela em trabalhos e eu já ví algumas fotos dele antes de tratar e reparei no nível de ruído dela em comparação a minha D5100, e tive essa impressão, mas sempre achei que era uma coisa inerente de qualquer câmera cropada independente da marca, por isso nunca dei importância em comparar ruídos entre câmeras. :ponder:
Fábio Pedro.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 11 de Junho de 2014, 03:48:01
Croix, você tem alguma imagem ou referencia desse extensor a que se refere? Eu nunca vi nada do genero para ser comprado!

Tem algumas empresas que produzem extensor para cameras e flash, eh so procurar no google por "Flash/camera Pole" que vc acha.

Mas vc pode usar qualquer monope que costuma ser mais barato, mais facil de achar, etc.

A cabeca de um monope:


Coloca a cabeca de um "flash stand" no monope:


E voila:



Entao pode pedir para um assistente acompanhar e segurar o flash, ou pode usar a maquina fotografica em 1 mao e segurar o extensor (monope com o flash) em outra mao, apoiando a ponta final do monope na cintura ou perna para nao estabilizar a posicao do flash e nao cancar o braco. Vc pode adaptar algo no cinto para usar como apoio do monope.

Outra coisa que da para fazer eh usar algum colete, ou ate mesmo as proprias amarras da mochila de equipamentos, para fixar o monope com o flash em seu corpo, deixando assim as duas maos livres so para a camera. O flash estara sempre na mesma posicao acima de sua cabeca para um dos lados do ombro.

Obviamente, se for fotografar segurando o flash em uma mao, tambem tem que usar uma camera que nao seja muito pesada. Algo do tipo D800, D700, D90, pq se nao o braco nao aguenta muito tempo.

O bom disso tambem eh que se nao tiver um disparador a radio, pode usar cabo mesmo sendo um evento tumultuado, e mesmo tendo que se movimentar bastante, ja que o flash estara sempre proximo a vc.

Para quem nao esta acostumado pode parecer diferente ou estranho, ou ate mesmo ridiculo. Mas nao importa. O importante sao as fotos sairem legais.

Se nao quiser usar o monope, pode segurar o flash na mao mesmo e usar o proprio braco como extensor. Ja ajuda.


Moisés-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #40 Online: 11 de Junho de 2014, 09:42:17
Gostei da primeira foto, a qualidade ficou muito boa, mas a foto em ISO 800 ficou sem foco!



OK, valeu a dica, e com relação ao ruído, tá tranquilo? é isso aí mesmo?
Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, Mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena!

Canon 60d - Canon EF-S 18-135mm + Ef 50mm F/ 1.8 + EF-S 10-18mm f/4.5-5.6
Canon Demi C


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #41 Online: 11 de Junho de 2014, 13:44:30


OK, valeu a dica, e com relação ao ruído, tá tranquilo? é isso aí mesmo?

Moisés, me parece que esse "ruído" está sendo potencializado por um sharp agressivo. No LR, nos presets, tem dois tipos de sharp, um para paisagens, outro para retratos. O smartsharp tem vários controles e aplicar um sharp para "paisagens" em um retrato que já tem um pouco de ruído, vai fazer esse ruído saltar na tela.

Também achei a foto um pouco sem nitidez no geral, e chapada pelo uso do flash direto. Mas como não sei as condições em que vc fez a foto, não dá para opinar uma forma melhor de fazer.

De qualquer forma, ruído e sharp não combinam bem, principalmente aquele tipo de sharp usado para paisagens. Para retratos, os parametros do sharp aplicado são diferentes e não esqueça de usar o slider "Máscara" para que apenas as bordas do retrato sejam afetadas pela rotina de nitidez. Se deixar em 0, o ruido também será "sharpeado" e ficará muito mais evidente.
« Última modificação: 11 de Junho de 2014, 13:45:00 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #42 Online: 11 de Junho de 2014, 19:07:41
Vivendo e aprendendo!
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #43 Online: 12 de Junho de 2014, 09:58:45
Fiz alguns testes para mostrar essa questão do sharp e ruído. No teste, usei uma foto em ISO 1600 na 60D para mostrar como o tipo de sharp aplicado impacta grandemente no resultado final

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=102475.0

Abçs



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Moisés-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #44 Online: 12 de Junho de 2014, 10:48:05
Fiz alguns testes para mostrar essa questão do sharp e ruído. No teste, usei uma foto em ISO 1600 na 60D para mostrar como o tipo de sharp aplicado impacta grandemente no resultado final

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=102475.0

Abçs


Bem Alexandre, ainda estou no começo dos estudos sobre o tratamento de imagens em RAW, esse foi o primeiro tratamento que fiz, Vou estudar o seu tópico.
Como disse o colega acima.... vivendo e aprendendo...

Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, Mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena!

Canon 60d - Canon EF-S 18-135mm + Ef 50mm F/ 1.8 + EF-S 10-18mm f/4.5-5.6
Canon Demi C