Autor Tópico: Foto em desfoque com flash de estúdio  (Lida 9558 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #15 Online: 10 de Junho de 2014, 16:25:06
Tente fazer o foco pelo LCD.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


joaobarim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #16 Online: 10 de Junho de 2014, 17:06:31
nunca, nunca tive problema de foco em estúdio com a lente do kit, 18-55....... mas sempre entre F/7 e f/10

f/14, nunca....

bota meia carga em todas as suas tochas e tente usar F/10.............

Vou tentar essa dica também! Obrigado!

Ta usando luz de modelarem ou a luz do estúdio está apagada na hora de fotografar? Está selecionando o ponto de foco ou deixando a camera escolher?

Estou usando luz de modelagem, com as luzes do estúdio apagadas. Já tentei com as luzes do estúdio acesas também, mas nada se altera. Sobre o foco, quando ele não foca no ponto que quero automaticamente eu seleciono outro ponto através dos botões de navegação.

Tente fazer o foco pelo LCD.

Já tentei, mesmo problema.


Pessoal, estou adorando as dicas! Hoje a noite vou fazer os testes e envio os resultados para vocês!  :clap:
« Última modificação: 10 de Junho de 2014, 17:07:31 por joaobarim »


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #17 Online: 10 de Junho de 2014, 18:34:42
Boas dicas !Excelente!
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #18 Online: 10 de Junho de 2014, 18:43:03
Motion Blur com flash  :eek:
O pulso de luz é acima de 1/6000s só isso já congela o movimento!
Programa a sua câmera da seguinte forma:
1 AF-S
2 utilize um ponto de foco cruzado
3 foca no olho mais próximo da lente
4 f/11 no máximo

Veja se resolveu o problema!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 10 de Junho de 2014, 19:49:17
Com 1/50 captura Luz ambiente e dependendo de quanto se tem de luz ambiente, motion blur sim, amigo.....
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 10 de Junho de 2014, 20:28:26
Com 1/50 captura Luz ambiente e dependendo de quanto se tem de luz ambiente, motion blur sim, amigo.....


Exato!


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #21 Online: 10 de Junho de 2014, 21:48:38
O cara está fotografando em estúdio! Vocês viram a foto de exemplo? Não tem plano de fundo... E tem outra o flash congela o objeto e não tem motion Blur no objeto! No fundo pode, mas no objeto não...
« Última modificação: 10 de Junho de 2014, 21:50:48 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 10 de Junho de 2014, 21:54:02
O cara está fotografando em estúdio! Vocês viram a foto de exemplo? Não tem plano de fundo... E tem outra o flash congela o objeto e não tem motion Blur no objeto! No fundo pode, mas no objeto não...


Pope, na foto que ele mostrou não tem rastro de movimento. Mas objetos iluminados por flash podem deixar rastro de movimento, é só ter luz ambiente o suficiente para ser registrada pela câmera. Concordo que não é o caso aqui, tanto que descartei logo de cara essa hipótese, mas claro que objetos iluminados por flash podem apresentar rastro, não é só no fundo não.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #23 Online: 10 de Junho de 2014, 21:56:25

Pope, na foto que ele mostrou não tem rastro de movimento. Mas objetos iluminados por flash podem deixar rastro de movimento, é só ter luz ambiente o suficiente para ser registrada pela câmera. Concordo que não é o caso aqui, tanto que descartei logo de cara essa hipótese, mas claro que objetos iluminados por flash podem apresentar rastro, não é só no fundo não.
Entendi o que você quis dizer! Mas, é um erro técnico...
E eu também acho que o problema aqui é disfarção associado a AF-A com vários pontos!
« Última modificação: 10 de Junho de 2014, 21:59:33 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 10 de Junho de 2014, 22:01:51
Entendi o que você quis dizer! Mas, é um erro técnico...


Sim, em estúdio isso só aconteceria se usasse velocidades bem baixas mesmo (e ISO alto/abertura grande), o que definitivamente não foi o caso. Se tivesse acontecido isso seria erro técnico sim, mas não dá pra dizer que não acontece. Até porque já aconteceu comigo, eheheh... Fiz umas fotos só com a luz de modelagem, para testar a posição das luzes, e na hora da foto "de verdade", esqueci de aumentar novamente a velocidade para eliminar a luz ambiente. Resultado: um belo borrão pra trás da pessoa, rsrs...  :doh:


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #25 Online: 11 de Junho de 2014, 00:54:42
Eu acho que a abertura está MUITO fechada, isso causa difração demais. Acima de f/8 a coisa começa a ficar mais acentuada.

Outra coisa que eu percebi é a velocidade do obturador, como já disseram, tenta fazer o seguinte cálculo para teste:
a = distância focal utilizada
b = velocidade do obturador
c = fator crop (1.6x)

A x C = B

Logo, em distancia focal da lente de 60mm multiplicado pelo fator crop de 1.5x, tem como resultado uma velocidade de obturador de 1/90. Selecione a velocidade mais próxima disso em sua camera e teste, pois assim você conseguirá COM CERTEZA eliminar qualquer possibilidade de borro por tremedeira ou movimento involuntário da câmera.

Então tente abertura maior: F/6 a F/8
ISO suficiente para equilibrar a fotometria
E velocidade de 1/100

Com certeza a foto mudará totalmente, e para melhor. Evite sempre passar de F/8 quando a situação não exigir, pois é quando a maior parte das lentes do mercado começa a sofrer com difração.

Caso isso não melhore, jogue fora sua lente  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Exemplos de difração que achei rapidinho no google:





Viu em F/16 como fica a mesma foto, no mesmo instante e nas mesmas condições? Parece muito com a sua foto.
« Última modificação: 11 de Junho de 2014, 01:07:43 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Paulo Ricardo Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 11 de Junho de 2014, 13:54:30
Não parece rastro de movimento não... Já experimentou usar aberturas um pouco maiores? Pode ser difração, tente usar f/8 a f/11. Experimente fazer foco manual, pra ver se o problema persiste.

Tambem acho, talves voce nao precisa de f/14 para foto em estudio, essa lente nao tem muita nitidez, nem sua camera, talbes ela perde muita nitidez e pequenas aberturas, tenta f/4 ou f/8 que dao maior nitidez. O modo de foco tambem é importante, como o outro amigo falou, multi ponto e complicado para fotografar em estudio, mas ja que voce ja a f/16 talves nao se aplica, mesmo assim tente 1 ponto central para testar. A sincronizacao do flash tambem nao bate, normalmente flash sincroniza em 1/60 a 1/250 (nao conheço muito de flash, me corrijam se eu estiver errado), e o mais importante, voce deve consultar o manual do seu equipamento. Sempre digo, ler o manual do equipamento ja elimina 90% das duvidas.

abraço  :ok:


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 11 de Junho de 2014, 14:21:15



http://www.dxomark.com/Lenses/Nikon/Nikkor-AF-S-DX-VR-55-200---Measurements


Esse é o diagrama de nitidez dessa lente x distância focal....qualquer coisa em f/14 tem baixíssima definição..tente refazer as fotos em f/8 usando entre 55 e 80mm



« Última modificação: 11 de Junho de 2014, 14:21:38 por Rafael Vega »
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 11 de Junho de 2014, 14:22:31
testa foco central
f8, ou mais
foca nos olhos da modelo
para iso 100,aumenta a vel 125/250.
o foco esta na transa da roupa.lado esq.
e detalhe de ajuste nao e nada de mais.
bola pra frente!!!


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 11 de Junho de 2014, 14:22:52


http://www.dxomark.com/Lenses/Nikon/Nikkor-AF-S-DX-VR-55-200---Measurements


Esse é o diagrama de nitidez dessa lente x distância focal....qualquer coisa em f/14 tem baixíssima definição..tente refazer as fotos em f/8 usando entre 55 e 80mm

contra provas não há argumentos.........
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80