Autor Tópico: Site para Fotógrafo  (Lida 6771 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #45 Online: 18 de Junho de 2014, 19:18:01
Nao deixa de estar certo.
Vc nao ve muita diferenca na grande maioria dos fotografos profissionais. Em geral eh o cliche e padrao.

E eu vejo muitas pessoas aqui falando em contratar alguem para fotografar a festa o aniversario do filho de 3 ou 8 anos, fazer ensaio totalmente casual sem motivo algum, etc.

No meu tempo os amigos e familiares que faziam as fotos e ninguem ficava preocupado em ter albuns de fotos "com qualidade profissional" de todas as festas de aniversarios que o filho teve. Nem mesmo tinha isso de contratar fotografo para fazer ensaio sem motivo algum ou por motivo do tipo "comemorar o primero aniversario de namoro".

Quando que essa moda comecou?



Eu esqueci o nome do movimento, que inspirado nas pecas decorativas e moveis usadas em castelos, palacios ou nobres em geral, criava versoes baratas e massificada para as pessoas em geral, que consumiam para celebrar e mostrar sua acensao social e suposto "bom gosto" (so que nao). Parece que eh isso que acontece atualmente em relacao a fotografia por exemplo.
Essa moda começou com a disseminação das DSLR, e com o consequente aumento do número de fotógrafos profissionais, isso  aliado ás popularizar das mídias sociais.

Um álbum da era do filme exigia um investimento muito maior. O fotógrafo tinha um gasto enorme para ser considerado experiente, logo havia muito menos gente nessa profissão.

E esse eventual álbum ficava guardado no maleiro, uma ou outra visita via, em geral só quem visitava logo após o evento.

Hoje em dia tudo vai pro facebook, para todos amigos, inimigos, conhecidos e parentes vejam, e basta um fazer um ensaio pré-casamento que nenhuma noiva vai querer ficar pra trás.

Juntando isso com o fato que até um Zé Ruela como eu pode ter uma câmera boa, e o depois de comprada o custo para fotografar é desprezível, a quantidade de gente querendo se profissionalizar aumenta absurdamente.

Um último fator a ser considerado, pelo menos no Brasil, é o bom momento econômico. Desemprego muito baixo e muita gente saindo da classe média, com dinheiro para gastar em serviços não essenciais. Vende-se mais fotografia pelo mesmo motivo que se vende mais carros e geladeiras.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 18 de Junho de 2014, 21:29:13
Acho que em ambos os casos (webdesigner ou fotógrafo), tem quem pague pela comodidade, por não saber fazer, ou porque se espera que um profissional consiga fazer melhor. Nem todo mundo é obrigado a saber fazer um site ou fazer foto, por isso pagam os profissionais, nem sempre é só pra poder falar que foi um profissional que fez ou ostentar a acensão social.
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #47 Online: 18 de Junho de 2014, 23:44:29
RafaZ,
A minha pergunta foi hironica. Eu mesmo a respondi indiretamente no ultimo paragrafo. Mas valew pela complementada.

Vitor Hugo,
Sim, as pessoas contratam aqueles para fazer aquilo que nao sabem ou nao tem tempo. O que eh diferenca da questao se precisam "criar" algo. Pq a grande maioria dos papos que vejo em "o profissional vai criar algo para mim" na verdade significa que o profissional nao criou nada, apenas montou o padrao semelhante ao que ja eh oferecido em plataformas e que o leigo poderia ter feito ele mesmo de maneira direta em poucos minutos.

A mesma coisa registros. Vc nao precisa de fotos com padrao de qualidade comercial, ou nem mesmo saber fotografar, para fazer registros padroes de aniversarios "comuns" e selebracoes "comuns".

No fundo, todos nos sabemos que nao sao esses os motivos que levam um determinado publico massificado a procurar certos profissionais, produtos ou servicos de forma geral.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #48 Online: 19 de Junho de 2014, 02:10:47


RafaZ,
A minha pergunta foi hironica. Eu mesmo a respondi indiretamente no ultimo paragrafo. Mas valew pela complementada.


Tudo bem, como eu mesmo nunca tinha parado pra pensar nisso, foi mais uma auto-reflexão do que uma tentativa de ensinar o pai nosso ao vigário.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #49 Online: 19 de Junho de 2014, 05:51:38

Tudo bem, como eu mesmo nunca tinha parado pra pensar nisso, foi mais uma auto-reflexão do que uma tentativa de ensinar o pai nosso ao vigário.

Minha pratica tambem, mera reflexiao. Ou em outras palavras. Dialogo.