Autor Tópico: Err99 substituido pelo Err01  (Lida 753 vezes)

guihleandro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 11 de Junho de 2014, 10:55:37
Ola pessoal, eu possuo uma lente Sigma 70-300mm DL, e a mesma em minha Canon XT só funcionava na abertura maxima (comprei sabendo disso e paguei um preço bem inferior, então valeu a pena), se botasse na camera qualquer abertura menor, dava err99, porém se deixasse no maximo dava para utilizar sem nenhum problema, incluindo auto-foco funcionando.

Acontece que troquei a camera e peguei uma T2i, e agora acontece o err01, em qualquer abertura, mesmo na maxima.. O auto-foco continua funcionando, porém independente da abertura o erro é o 01, e não mais o 99..

Isso é normal? Digo pois como falei, a XT já tinha o problema de incompatibilidade com o chip antigo desta lente, mas ainda funcionava certinho, e foi só trocar pela T2i que o problema apareceu... Antes que perguntei ja limpei totalmente os contatos, mas mesmo assim não resolveu..


Aí durante os testes, notei que se eu colocar a camera no modo video e tirar uma foto, vai sem problema nenhum, sem err01, isso que estranhei, em todos modos de foto o erro aparece, mas no do video, posso tanto fazer os videos em si, como fotografar que vai sem problemas..

Alguem tem uma luz? Ou será que o jeito vai ser "tampar" os contatos eletricos da lente, e além da abertura maxima (que de qualquer forma ja usava antes), perderei tambem o auto-foco...


guihleandro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2014, 10:52:41
Desde já obrigado pela resposta, mas comprar outra pelo menos num periodo proximo não vai rolar até pq não uso a camera profissionalmente, e ainda mais essa lente só uso de vez em quanto para fotografar alguma coisa muito longe.. Comprei apenas pq saiu bem barato e em ultimo caso uso tudo manual mesmo...

Mas antes de cobrir os contatos de forma mais permanente, pensei na seguinte hipotese: Alguem sabe "para que" serve cada contato da lente? Mais especificamente se alguns deles são responsaveis pelo foco e outros pela comunicação com a camera? Ja que o auto foco funciona perfeitamente, pensei se caso tenha contato especificos para comunicação e para o foco, cobria só estes especificos, e a camera continuaria fazendo o auto-foco (o diafragma antes eu conseguia alterar na camera, mas só fazia a foto com ele todo aberto, então na pratica continuaria igual apenas mostrando f0.0 na camera).

Claro que antes de perguntar aqui, fui isolando os contatos 1 por 1 para ver se descobria sozinho, porém o maximo que consegui foi isolar 1 contato parando o err01, e com a camera fazendo a confirmação do foco, mas no manual, sem girar o motor do foco automatico, imagino que seja mais de 1 contato responsavel por isso, aí fica dificil descobrir sozinho sem uma luz hehehe


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2014, 11:31:37
Experimenta dois a dois... fica mais fácil


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2014, 11:36:14
sugiro trocar de lente antes que você faça alguma gambiarra e acabe prejudicando a câmera também. O problema já deves ter comprovado está na LENTE.
 :ok:


guihleandro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2014, 16:50:45
Resolvi seguir os conselhos dos amigos e nem vou mais mexer muito pra evitar de piorar hehehe Passei só uma fitinha isolante nos contatos pq é algo removivel e ja funciona..

Valeu a todos que ajudaram  :ok: