Autor Tópico: Sol no caminho da roça  (Lida 2274 vezes)

taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #15 Online: 11 de Junho de 2014, 13:27:33
Não querendo de forma nenhuma retirar o mérito ao fotógrafo, visto eu apreciar muito as fotos postadas pelo Jean. Digamos que é mais uma questão filosófica.

Este tipo de fotografia não ultrapassa a técnica fotográfica per se, e não estaremos no domínio de tratamentos exacerbados, que não os de mera afinações e rectificações?

Por outras palavras, esta foto representa domínio na arte fotográfica ou domínio no software de tratamento de imagem?

Ao Jean Chad: esta é uma questão que me tem atormentado, pelo que ao introduzir esta discussão no teu tópico não quero de forma nenhuma tecer qualquer tipo de crítica, mas sim aproveitar de forma a veicular uma mensagem que de outra forma me seria mais difícil de expressar. Confesso que não domino nem uma técnica nem outra, pelo que posso estar a cometer um grave erro de juízo. Se tal for verdade, solicitarei que seja feito um split do meu post.

A propósito, adorei a fotografia



alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #16 Online: 11 de Junho de 2014, 19:14:25
Não querendo de forma nenhuma retirar o mérito ao fotógrafo, visto eu apreciar muito as fotos postadas pelo Jean. Digamos que é mais uma questão filosófica.

Este tipo de fotografia não ultrapassa a técnica fotográfica per se, e não estaremos no domínio de tratamentos exacerbados, que não os de mera afinações e rectificações?

Por outras palavras, esta foto representa domínio na arte fotográfica ou domínio no software de tratamento de imagem?

Ao Jean Chad: esta é uma questão que me tem atormentado, pelo que ao introduzir esta discussão no teu tópico não quero de forma nenhuma tecer qualquer tipo de crítica, mas sim aproveitar de forma a veicular uma mensagem que de outra forma me seria mais difícil de expressar. Confesso que não domino nem uma técnica nem outra, pelo que posso estar a cometer um grave erro de juízo. Se tal for verdade, solicitarei que seja feito um split do meu post.

A propósito, adorei a fotografia

Esta foto representa domínio em arte fotográfica e também no software de tratamento.

Do ponto de vista da qualidade fotográfica:
- Linhas
- Noção de Movimento
- Composição
- Desperta uma mensagem a cada observador.

Do ponto de vista de dominio de software:
-Excelente trabalho ao mesclar as imagens
-Tratamento certeiro de luz e cores
-Nitidez ideal balanceada com o ruído.

Enfim, quero apenas dizer que a fotografia digital e a edição de imagens está de igual para igual entre o negativo e a sala vermelha. É mais do mesmo, só que moderno. Fotógrafo que não sabe tratar uma foto não tem espaço para o mercado comercial (exceto se tu já for consagradíssimo). O tratamento de fotos desenvolve uma capacidade técnica ainda maior ao fotógrafo, pois ele saberá como extrair mais do próprio equipamento.

Sou contra tratamentos que desfiguram um local ou pessoa, algo que tirea identidade. Agora algumas coisas "passageiras" podem ser removidas sem problemas: uma espinha, um lixo deixado no chão, um carro estacionado no melhor local para tirar a foto...etc.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #17 Online: 12 de Junho de 2014, 00:06:14
mcardosoti, althoffj, Marshall, Anderson Sales, craveirojr, fernando.beiramar Muito agradecido!!!

Jean sempre nos surpreedendo. :clap: Fiquei curioso pra saber como foi feita essa foto.
Não teve muito segredo aqui. O diferencial foi a sorte de estar ventando muito e eu estar com uma GA. Foi utilizado HDR nessa foto e um tratamento no contraste. Basicamente só isso.

Não querendo de forma nenhuma retirar o mérito ao fotógrafo, visto eu apreciar muito as fotos postadas pelo Jean. Digamos que é mais uma questão filosófica. Este tipo de fotografia não ultrapassa a técnica fotográfica per se, e não estaremos no domínio de tratamentos exacerbados, que não os de mera afinações e rectificações? Por outras palavras, esta foto representa domínio na arte fotográfica ou domínio no software de tratamento de imagem? Ao Jean Chad: esta é uma questão que me tem atormentado, pelo que ao introduzir esta discussão no teu tópico não quero de forma nenhuma tecer qualquer tipo de crítica, mas sim aproveitar de forma a veicular uma mensagem que de outra forma me seria mais difícil de expressar. Confesso que não domino nem uma técnica nem outra, pelo que posso estar a cometer um grave erro de juízo. Se tal for verdade, solicitarei que seja feito um split do meu post. A propósito, adorei a fotografia
Sei do que você está falando mas "tratamento exacerbado" existe desde que a fotografia existe, e muitas fotos as quais podem passar desapercebidas são aquelas que mais tratamento teve. Por exemplo a "La Gare San Lazare" teve um corte bem generoso e algumas como a do James Dean passeando pela Times Square foi uma das mais editadas. Em comparação com essa minha que é apenas um HDR (uma técnica muito antiga no mundo da fotografia) e um trabalho de contraste, a minha teve pouca edição em comparação com a do James Dean. Para não citar outras rs

Mas fotografia é isso, a arte não é mensurada. Compare Van Gogh antes e depois de sua morte, aí você vai saber do que estou falando.
Mas tratamento demais é o que mais vemos por aí e quando a gente vê algo fora do normal a gente crê que tudo é manipulação. Eu deveria ter filmado essa cena, que inclusive tem um evento raro, o céu dá uma puxada para o verde, se prestar atenção ;)
É o oposto do azul que puxa para o magenta (estou caçando essa tonaidade faz tempo.)
Agora tem coisas a mais não somente na edição, por exemplo o retoquista oficial de Bresson corrigia diversas falhas do mestre, em um método bem artesanal, até removia artefatos etc. O mesmo ensina em vídeo e se não estiver enganado acho que ele ainda está vivo.

No mais muito agradecido pelo comentário.

Esta foto representa domínio em arte fotográfica e também no software de tratamento.

Do ponto de vista da qualidade fotográfica:
- Linhas
- Noção de Movimento
- Composição
- Desperta uma mensagem a cada observador.

Do ponto de vista de dominio de software:
-Excelente trabalho ao mesclar as imagens
-Tratamento certeiro de luz e cores
-Nitidez ideal balanceada com o ruído.

Enfim, quero apenas dizer que a fotografia digital e a edição de imagens está de igual para igual entre o negativo e a sala vermelha. É mais do mesmo, só que moderno. Fotógrafo que não sabe tratar uma foto não tem espaço para o mercado comercial (exceto se tu já for consagradíssimo). O tratamento de fotos desenvolve uma capacidade técnica ainda maior ao fotógrafo, pois ele saberá como extrair mais do próprio equipamento.

Sou contra tratamentos que desfiguram um local ou pessoa, algo que tirea identidade. Agora algumas coisas "passageiras" podem ser removidas sem problemas: uma espinha, um lixo deixado no chão, um carro estacionado no melhor local para tirar a foto...etc.
Muito Obrigado!!! Pois é. Hoje em dia os fotógrafos acham que Photoshop faz tudo, mas se soubessem o que é possível fazer com negativo o povo digital ficaria assombrado. A edição de imagem faz parte da vida do fotógrafo, faz parte de dua arte. A edição define o fotógrafo assim como a escolha do filme antigamente definia certos estilos. A edição também é a forma de lidar com os problemas da câmera como por exemplo o range dinâmico, tudo isso acho válido. Só não concordo com falsear a imagem.