Autor Tópico: [problema] T2i - seletor muda vel. obturador e Compensação da exposição.  (Lida 1582 vezes)

dfikeda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Boa tarde.  :ponder:
Pessoal comprei uma T2i usada por um bom preço porém de uns tempos pra cá, no modo manual ela vem apresentando o seguinte:
Quando eu mudo o "seletor principal" (a engrenagem que fica próximo do botão de disparo) para ajustar a compensação da exposição (-5-4-3-2-1 0 1 2 3 4 5) ele muda também a velocidade do obturador.

Procurei no manual da máquina e não constatei configuração pertinente, tampouco na câmera...

Alguém já teve esse problema?
Sabe a solução?

Ps.: Atualizei de 1.0.7 -> 1.0.8 e não deu certo, não arrumou.  :aua:
Agradeço qualquer ajuda.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Isso não é normal? :ponder:

Se você está compensado a exposição a câmera vai precisar ajustar o tempo de exposição, a abertura ou o iso para compensar a exposição do fotômetro.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Compensação de exposição foi feita para ser utilizada justamente para corrigir a exposição que a câmera calcula quando vc usa Av ou Tv. Em modo manual não faz sentido "corrigir a exposição" já que vc mesmo está determinando a exposição através da velocidade do obturador e da abertura da lente (e do ISO).

Portanto, no modo M, o dial principal muda a velocidade, e pressionando-se o botão traseiro + dial, muda a abertura.

Página 83 do manual em inglês  :ok: :ok:

E se vc não está usando o modo M, é como o que Cristiano falou aí acima. Se vc compensa a exposição, algum parâmetro determinante da exposição (velocidade-abertura-ISO) terá que ser alterado para refletir este ajuste.
« Última modificação: 11 de Junho de 2014, 15:42:11 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


dfikeda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
é, realmente eu me enganei...
Testei ela com pouca luz e realmente ele trata automaticamente a questão (modo m).

O engraçado é que ela veio com a configuração alterada para mudar a exposição...

Bom, me ajudaram, obrigado... Deixa eu aprender mais sobre ela =D


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
em M não existe o conceito de alterar o EV, não faz sentido, já que é você que coloca a abertura e a velocidade que quer, e portanto você mesmo que altera o EV com esses parâmetros... isso é pros modos AV e TV..


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Acho que ele não entendeu ainda......
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Leia o manual e estude fotometria.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
dfikeda
Data de Registro: 11 de Junho de 2014, 15:12:45
Última vez ativo: 11 de Junho de 2014, 15:57:07
« Última modificação: 22 de Junho de 2014, 01:25:27 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!