Autor Tópico: Ajuda com objetiva da Yashica fx3 super 2000 :)  (Lida 2059 vezes)

ze_mariano2011

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
    • https://www.flickr.com
Online: 12 de Junho de 2014, 00:57:26
Gente, beleleuza?  :)

Eu tenho uma yashica fx-3 super 2000 que tá com um problema na lente. Quando eu coloco a lente no corpo, eu não ouço aquele "click" de travamento. E ainda, quando eu tento ajustar o foco, a lente sai! Gira sozinha, enquanto mudo o foco, e desenrosca.

Eu tava vendo a lente e comparando com uma outra que eu tenho, e vi que tem uma parte do encaixe desgastada. Como é plástico não sei se dá pra arrumar, e seria um absurdo descartar a lente toda pq a parte de plástico do encaixe está gastada :(

Eu já fui no italiano da 7 de abril e no Celso Eberhardt, e ambos me falaram que não tinham o que fazer pq não eram defeitos e sim desgastes de plástico.

Alguém tem uma idéia? Vlw


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2014, 16:18:52
Zé, boa tarde!


FX-3 Super eu não tenho, mas tenho a Yashica FX-D, nesta FX-D noto que o encaixe é de metal (pelo menos é a impressão que me passa), pensei no seguinte.

Tenho uma objetiva aqui que não está legal (uso como peso de papel), será que, se eu desmontar a parte de metal desta objetiva (parte de encaixe - inferior), alguma assistência técnica (ou vc mesmo), não consegue trocar, a sua peça gasta de plástico por outra de metal.

Alguém aqui sabe se encaixa? A lente que eu tenho é uma 42-75mm.

Obrigado!
Anderson.


ze_mariano2011

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
    • https://www.flickr.com
Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2014, 17:21:09
Agora complicou de vez hahahaha as lâminas pararam de abrir e fechar, e só abrem e fecham quando eu mudo o foco :(

Parece que eu vou ter procurar uma outra objetiva, mesmo. Pq pra arrumar essa, é provável que compense comprar outra. tsc tsc


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2014, 20:10:09
Olha, tenho este problema na minha lente Yashica 42-42mm.

Desmontei ela toda, o problema é que não consegui montar direito :( novamente, encaixei mais ou menos e desde então tá de "enfeite".

Mas uma coisa descobri, o abre e fecha do diafragma (e todo o sistema interno) é feito por duas molas (bem pequenas) e uma delas está "cansada" está com fadiga. Por isso o diafragma não funciona direito, pelo que notei é só trocar estas duas "molinhas" que tudo volta a funcionar, não deve ficar caro não, vale a pena fazer pelo menos um orçamento.

Já no meu caso, deve ficar mais caro, pois o técnico tem que remontá-la novamente uma vez que não consegui encaixar as peças internas.

Boa sorte