Autor Tópico: CMOS versus CCD, Super CCD, etc  (Lida 2010 vezes)

neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Online: 22 de Março de 2005, 16:26:09
E ae gente?
Como vcs estão?
Eu não entendo muito sobre os sensores e queria uma opinião de quem já leu, estudou ou entende bastante do assunto.

Pelo que já percebi, as fotos de câmeras que usam o CMOS captam mais detalhes, como por exemplo cor de pele, cabelos, pêlos, essas coisas... Me parece que além dos detalhes, as imagens ficam mais "soft" e mais nítidas do que os sensores CCD por exemplo.

Isto por acaso tem um pouco a ver?

Dá para se dize que um tipo de sensor é melhor que outro?

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2005, 17:02:07
Renato não tem nada a ver com ficar mais soft ou mais definido, CCD e CMOS são apenas modos de contrução e passagem dos dados, o CMOS tem como principal vantagem o menor consumo de energia, processo de produção mais barato, e maior velocidade de transferência de dados, porém tem como desvantagem uma menor latitude e maior propenção a gerar ruído com o aquecimento.
Das grandes marcas poucas usam CMOS, o CCD é uma tecnologia bem mais madura e poucas marcas tem conseguido fazer CMOS com qualidade próxima aos CCD.

O super CCD tem por diferença apenas a arquitetura da matriz de pixels, ele é feito pelo processo convencional de um CCD
Veja este artigo que fiz sobre o super CCD:
O funcionamento do Super CCD.

Em termos gerais o que mais importa são as curvas de rendimento, que são diferentes de fabricante para fabricante, não importanto de é CCD ou CMOS, um CCD da Matsushita por exemplo tem comportamento totalmente diferente de um CCD da Sony, ao passo que um CMOS da Canon pode ter um comportamento bem parecido com alguns CCD da Kodak e ai por diante, o que mais importa são as curvas de rendimento, que não estão vinculadas só à forma de construção, estão vinculadas também aos objetivos de cada fabricante de otimizar seu CCD para condições onde ele deva ser mais utilizado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 23 de Março de 2005, 00:29:00
hunm... Acho que entendi.

Só que se for ver, o que eu falei da imagem ficar mais "definida" e "soft" tem um pouco de sentido se for levar em consideração o que vc falou. Que o CMOS gera (geralmente) mais ruído que o CCD. Se O CMOS gera um pouco mais de ruído, ele ganha em texturas, ou estou novamente errado?

E vai entender... esses dias eu descobri que a AIpetck (nem sei como escreve...) também usa sensor CMOS... será que seria o mesmo (tipo, sei que não é "o mesmo"), mas é o que a Canon usa em suas câmeras Rebel(s)?

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #3 Online: 23 de Março de 2005, 00:38:51
Citar
hunm... Acho que entendi.

Só que se for ver, o que eu falei da imagem ficar mais "definida" e "soft" tem um pouco de sentido se for levar em consideração o que vc falou. Que o CMOS gera (geralmente) mais ruído que o CCD. Se O CMOS gera um pouco mais de ruído, ele ganha em texturas, ou estou novamente errado?

E vai entender... esses dias eu descobri que a AIpetck (nem sei como escreve...) também usa sensor CMOS... será que seria o mesmo (tipo, sei que não é "o mesmo"), mas é o que a Canon usa em suas câmeras Rebel(s)?

Abraços,


Renato
o tipo é.. jah que é cmos tbm.. agora a comparar q qualidade de um sensor cmos da rebel com uma de uma aipitek...  :o

a canon usa cmos em todas(ou quase) as EOS digitais.. Acho que a canon soh faz CMOS mesmo. e nas cameras reflex, ela soh usa seus proprios sensores(pelo menos nas q eu tenho noticia).
Jah que o custo é menor, como o nosso amigo LEO falou, é mais viavel para se construir um sensor grande, que é quase uma exigencia nas reflex digitais, principalmente porque se ganha um maior controle da profundidade de campo.

mas comparar sensores de imagens é mto dificil. Se forem de mesma geração,  mesmo fabricante, aih pode ser viavel.. fora isso...
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 23 de Março de 2005, 00:50:49
Está sim, ruído na verdade prejudica texturas, quanto mais ruído pior, esta falta de definição pode ser atribuída a lentes ou ao filtro low pass das câmeras, em termos de sensor são todos muito próximos.

Coloque na cabeça que CMOS e CCD é só tipo de contrução, não influenciam muito na qualidade final, tem coisas bem mais importantes que o método de contrução, no começo os CMOS eram muuuuuito piores que os CCD, mas hoje já tem o mesmo nível pois a tecnologia já está madura o suficiente.

A Aiptek usa CMOS porque é bem mais barato de fazer, ainda mais esses tipos de CMOS de má qualidade (fazer CMOS bomo como a Canon é mais barato que CCD, mas é bem mais caro que o usado nas aiptek).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.