Autor Tópico: Composição e posições  (Lida 3443 vezes)

sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #15 Online: 13 de Junho de 2014, 22:42:19
A impressão que dá é que vocês querem tudo mastigado. Isso não existe.
É possível ensinar a técnica, o que ajuda bastante a ter fotos melhores, mas isso só vai te levar até a metade do caminho.
Fazendo uma analogia, é possível ensinar a técnica do piano pra qualquer um, mas compor uma obra-prima não se ensina. Existem técnicas que melhoram as composições, mas ninguém vai compor uma nona sinfonia só fazendo cursos ou lendo tutoriais.
O conselho que eu dou é: pratique. As pessoas querem fazer cursos e sair um baita fotógrafo. Isso não existe. Pratique muito. Com o tempo você vai descobrindo o que funciona e o que não funciona, o que você gosta e o que não gosta, etc.
Saia pra fotografar. Quando você chegar em casa com mil fotos e achar todas elas uma porcaria, analise e veja o que você poderia ter feito diferente pra ter um resultado melhor. Tanto tecnicamente quanto artisticamente.
O mesmo vale para direção de pessoas. Eu por exemplo ainda tenho muito que melhorar neste quesito, mas a cada foto que faço sei que melhoro um pouco mais. O processo é esse mesmo.

E se eu quisesse tudo mastigado!? ;)

Mas não... Claro, a prática vale muito, mas prática sem teoria ou teoria sem prática não leva a lugar nenhum. Um baita fotógrafo se faz a duras penas, somente um ignorante (não leve no sentido pejorativo) para pensar que sairá de um curso de fotografia como um baita fotógrafo.

Dirigir pessoas não é fácil, e tem pessoas, fotógrafos, que acabam ficando tímido na frente da(o) modelo o que só atrapalha, pois, depois que a timidez bate, ele perde o feeling do momento.

Fóruns de fotografia, seus participantes, deveriam focar mais em discussão como essa e deixar um pouco de lado discussões de que câmara comprar... Mesmo aqui sendo um meio virtual é possível aprender muito e ajudar muito também. É só sair um pouco da zona de conforto.

Cada um tem uma experiência diferente nas mais diversas áreas da fotografia, se cada um colaborasse com o que sabe, muitos que nada ou pouco sabem ganhariam bagagem para partirem para aulas em cursos, faculdades ou, para quem é auto didata, partir para a rua apanhar um pouco...

O seu conselho, praticar, é válido. Mas praticar como ? O Colega que abriu o tópico vai pedir para a namorada/noiva/mulher ou para a mãe, tia, prima etc se embelezar, vão procurar um lugar " bonito " ele vai apontar a câmara e ai ?

É nesse ponto que, é possível ajudar, ainda mais, aqueles que estão começando. E claro, todos, aos poucos vão descobrindo sua maneira de fotografar. ;)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


bnogueira02

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Em constante evolução!
    • Portal X9 - Uma nova forma de fazer noticia!
Resposta #16 Online: 14 de Junho de 2014, 08:22:53
E se eu quisesse tudo mastigado!? ;)

Mas não... Claro, a prática vale muito, mas prática sem teoria ou teoria sem prática não leva a lugar nenhum. Um baita fotógrafo se faz a duras penas, somente um ignorante (não leve no sentido pejorativo) para pensar que sairá de um curso de fotografia como um baita fotógrafo.

Dirigir pessoas não é fácil, e tem pessoas, fotógrafos, que acabam ficando tímido na frente da(o) modelo o que só atrapalha, pois, depois que a timidez bate, ele perde o feeling do momento.

Fóruns de fotografia, seus participantes, deveriam focar mais em discussão como essa e deixar um pouco de lado discussões de que câmara comprar... Mesmo aqui sendo um meio virtual é possível aprender muito e ajudar muito também. É só sair um pouco da zona de conforto.

Cada um tem uma experiência diferente nas mais diversas áreas da fotografia, se cada um colaborasse com o que sabe, muitos que nada ou pouco sabem ganhariam bagagem para partirem para aulas em cursos, faculdades ou, para quem é auto didata, partir para a rua apanhar um pouco...

O seu conselho, praticar, é válido. Mas praticar como ? O Colega que abriu o tópico vai pedir para a namorada/noiva/mulher ou para a mãe, tia, prima etc se embelezar, vão procurar um lugar " bonito " ele vai apontar a câmara e ai ?

É nesse ponto que, é possível ajudar, ainda mais, aqueles que estão começando. E claro, todos, aos poucos vão descobrindo sua maneira de fotografar. ;)

É a parte que estou tendo mais dificuldade, Dirigir pessoas.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #17 Online: 14 de Junho de 2014, 12:48:55
O seu conselho, praticar, é válido. Mas praticar como ? O Colega que abriu o tópico vai pedir para a namorada/noiva/mulher ou para a mãe, tia, prima etc se embelezar, vão procurar um lugar " bonito " ele vai apontar a câmara e ai ?

É tipo isso mesmo!  :ok:
E aí depois de apontar a câmera ele vai apertar o botão, chegar em casa e analisar o que acertou e o que errou, vai procurar referências em imagens que ele gosta e analisar pra ver como ele poderia ter chegado mais perto daquele resultado almejado.
Não existe formula. Uma abordagem que funciona para uma modelo às vezes não funciona para outra. Um fotógrafo experiente vai sacando em tempo real o que precisa ser feito em cada caso, porque ele já passou por tantas situações diferentes que a coisa vai ficando mais intuitiva e natural. Aí o fotógrafo escolhe o que vai fazer: se vai adquirir essa experiência esperando alguém dizer pra ele como fazer e esperando os clientes caírem do céu, ou se ele vai tomar uma atitude agora mesmo e fotografar a própria namorada, prima, contratar uma modelo, etc.
Aqui mesmo no forum tem vários exemplos de pessoas que evoluíram MUITO tirando fotos da namorada, esposa, filhos, cachorro, de desconhecidos na rua.. Postavam as fotos aqui, ouviam sugestões, e as próximas já saíam bem melhores!
Mas enfim... Já que a dúvida foi postada, dei minha sugestão. Sei que não é a verdade absoluta, e que não funciona pra todos, mas é só a minha opinião.
Abraços!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #18 Online: 14 de Junho de 2014, 14:46:38
É tipo isso mesmo!  :ok:
E aí depois de apontar a câmera ele vai apertar o botão, chegar em casa e analisar o que acertou e o que errou, vai procurar referências em imagens que ele gosta e analisar pra ver como ele poderia ter chegado mais perto daquele resultado almejado.
Não existe formula. Uma abordagem que funciona para uma modelo às vezes não funciona para outra. Um fotógrafo experiente vai sacando em tempo real o que precisa ser feito em cada caso, porque ele já passou por tantas situações diferentes que a coisa vai ficando mais intuitiva e natural. Aí o fotógrafo escolhe o que vai fazer: se vai adquirir essa experiência esperando alguém dizer pra ele como fazer e esperando os clientes caírem do céu, ou se ele vai tomar uma atitude agora mesmo e fotografar a própria namorada, prima, contratar uma modelo, etc.
Aqui mesmo no forum tem vários exemplos de pessoas que evoluíram MUITO tirando fotos da namorada, esposa, filhos, cachorro, de desconhecidos na rua.. Postavam as fotos aqui, ouviam sugestões, e as próximas já saíam bem melhores!
Mas enfim... Já que a dúvida foi postada, dei minha sugestão. Sei que não é a verdade absoluta, e que não funciona pra todos, mas é só a minha opinião.
Abraços!

Esse é ponto. O fotógrafo experiente vai sacando, por que é experiente. O inexperiente se não tem um norte... não vai sacar nada ou vai sacar errado.
Nesse sentido não há problema algum dos fóruns e afins ajudarem.  :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


bnogueira02

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Em constante evolução!
    • Portal X9 - Uma nova forma de fazer noticia!
Resposta #19 Online: 14 de Junho de 2014, 16:54:36
Obrigado a todos que esta me. Ajudando.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 14 de Junho de 2014, 18:46:58
Education is an admirable thing, but it is well to remember from time to time that nothing that is worth knowing can be taught.
Oscar Wilde


It takes a lot of imagination to be a good photographer. You need less imagination to be a painter because you can invent things. But in photography everything is so ordinary; it takes a lot of looking before you learn to see the extraordinary.
David Bailey


Light makes photography. Embrace light. Admire it. Love it. But above all, know light. Know it for all you are worth, and you will know the key to photography.
George Eastman


As pessoas procuram palavras para obter conhecimento. Mas mas palavras nao sao conhecimentos mas apenas interpretacoes do conhecimento. A origem do conhecimento esta no silencio. Beba da fonte.

Marcio Faustino


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #21 Online: 15 de Junho de 2014, 12:31:39
Education is an admirable thing, but it is well to remember from time to time that nothing that is worth knowing can be taught.
Oscar Wilde


It takes a lot of imagination to be a good photographer. You need less imagination to be a painter because you can invent things. But in photography everything is so ordinary; it takes a lot of looking before you learn to see the extraordinary.
David Bailey


Light makes photography. Embrace light. Admire it. Love it. But above all, know light. Know it for all you are worth, and you will know the key to photography.
George Eastman


As pessoas procuram palavras para obter conhecimento. Mas mas palavras nao sao conhecimentos mas apenas interpretacoes do conhecimento. A origem do conhecimento esta no silencio. Beba da fonte.

Marcio Faustino

2X!
Depois dessa, não restou nada a ser dito!  :ok:
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #22 Online: 15 de Junho de 2014, 16:38:35
Como todo iniciante temos muitas duvida. Não sabia aonde postar então postei aqui.

Estou meio perdido na hora de fotografar pessoas, em questão de melhor angulo postura correta.
Estava lendo esse artigo em uma hora vaga, para descontrair, e comecei apensar eu não sei nem como começar a fazer isso, a como estudar isso, comecei a procurar na internet e acha só coisas como a regra dos terço que já conhecia. Mas a questão é como posso melhorar isso?

Se quer fotografar sua namorada mas não sabe dirigir a modelo, a minha dica é simples: no começo, feche a imagem e explore apenas as expressões do rosto. Depois de diversas sessões, vai abrindo mais a imagem até começar fotografar o corpo completo, que, pra mim, é o mais difícil.
Acho importante que a sessão seja muito descontraída e divertida para que ela vá se soltando também.
Sempre mostre a imagem feita e discuta com ela o resultado.
Veja também muita fotografia de moda para se basear na poses das modelos profissionais..


bnogueira02

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Em constante evolução!
    • Portal X9 - Uma nova forma de fazer noticia!
Resposta #23 Online: 15 de Junho de 2014, 16:58:24
Se quer fotografar sua namorada mas não sabe dirigir a modelo, a minha dica é simples: no começo, feche a imagem e explore apenas as expressões do rosto. Depois de diversas sessões, vai abrindo mais a imagem até começar fotografar o corpo completo, que, pra mim, é o mais difícil.
Acho importante que a sessão seja muito descontraída e divertida para que ela vá se soltando também.
Sempre mostre a imagem feita e discuta com ela o resultado.
Veja também muita fotografia de moda para se basear na poses das modelos profissionais..
Muito obrigada depois de ler consegui acho que vou conseguir me orientar melhor. Ajudou pakas!  :D  :worship:


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #24 Online: 16 de Junho de 2014, 16:11:42
procure pelos cursos online da Sue Bryce, no Creative Live
http://www.suebryce.com/beforeandafter.php

ou http://escoladefotografos.com.br/portfolio/direcaodemodelos/

mas o importante como falaram, é praticar..
a minha esposa e minha filha são minhas "modelos" principais.

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8