Autor Tópico: Vale mesmo a pena investir em um portfólio?  (Lida 3911 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 08 de Junho de 2014, 23:04:53
Coloque-se no lugar do cliente: você contrataria algum fotógrafo sem ver trabalhos dele antes? É sempre importantíssimo ter material para apresentar, nem que seja apenas on line.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #16 Online: 08 de Junho de 2014, 23:51:32
Coloque-se no lugar do cliente: você contrataria algum fotógrafo sem ver trabalhos dele antes? É sempre importantíssimo ter material para apresentar, nem que seja apenas on line.

Trabalhei com um gerente comercial casca de ferida mas num ponto ele tinha razão, o mais difícil é conseguir o contato com o cliente.
Conseguiu a visita, esteja preparado para liquidar de primeira: portfólio (álbum ou pasta e CD), tabela de valores, pré-contrato, possíveis descontos, financiamentos, maq de cartão de crédito ou site no lap top com modem e mais alguma coisa que esqueci.

 


faovilela

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • fábio vilela . fotografia
Resposta #17 Online: 09 de Junho de 2014, 00:00:49
O ruim do fotolivro como portfolio é que não dá pra atualizar com novas (e melhores) fotos. Talvez haja outras opções melhores pra usar como portfolio, apesar da apresentação do fotolivro ser realmente muito boa.

Um portfólio em um ipad talvez fosse a solução.
Estou pensando nisso...
Nikon D5200 // AF-S DX Nikkor 35MM f/1.8G // AF-S DX Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR
Flash Yongnuo YN-468 II
http://www.fabiovilela.com.br
https://www.flickr.com/photos/faovilela/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 09 de Junho de 2014, 04:15:49
Já tenho trabalhado com fotografia no meio de ensaios e books, mas não tenho meu próprio estúdio, e em alguns cursos que eu participei dizem que é bom fotografar de graça, investir num portfólio impresso e on-line, ai eu me pergunto se isso seria mesmo uma boa idéia ou não faz muito sentido fazer?

Se vc ja tem uma carteira de clientes ou uma fonte forte de indicacoes (que quando funciona tende a crescer) com pessoas satisfeitas com o seu servico, vc nao precisa de um portfolio. Muitos profissionais que montaram os seus deixaram empuerando em uma gaveta qualquer.

Mas se vc quer sair por ai mostrando o seu trabalho para clienets em potencial, ou se ha pessoas procurando para ver o que vc tem a oferecer, obviamente eh bom ter.

Montar portfolio nao eh nada complicado, como vc ja fez alguns servicos vc ja tem material, basta pegar o melhor do que vc ja produzio e colocar dentro de um livro. Se possivel com uma boa narrativa visual. E ir atualizando ele quando vc ve que uma foto nova pode subistituir uma mais antiga no portfolio. E se quizer fazer online eh so upload(iar) as imagens e organizar.

Ter estudio ou nao ter eh um estudio nao tem nada a ver com um portfolio.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 09 de Junho de 2014, 04:19:56
Sem querer fugir do assunto do tópico, mas onde vcs indicam para fazer um fotolivro de qualidade?

Qualquer loja de materiais para escritorio vende pastas comsaco plasticos transparentes para documentos. Isso o tudo o que vc precisa. Se quiser algo com capa mais enfeitavel tambem tem, ou vc mesmo pode encapar com o estilo que vc quer.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 09 de Junho de 2014, 04:28:11
Um portfólio em um ipad talvez fosse a solução.
Estou pensando nisso...
Escolher como apresentar seu portfolio eh igual escolher camera fotografica, lentes, strobes e modificadores, vc escolhe o mais apropriado para o servico que seu cliente em potencial procura.

Dependendo do caso, a tela do tablet eh muito pequeno para um portfolio ou a versao digital nao represennta a versao final impressa que o cliente procura, por exemplo.

A escolha do papel tambem eh importante quando eh para algo impresso, dependendo do tipo de impressao final que as imagens se destinam.

Mas o tablet quebra o galho em encontros casuais, nao planejados, e por acaso surge a oportunidade de dar uma prova de seu trabalho de maneira breve ali mesmo, no supermercado, no trem, etc. Seja colocando as fotos nele ou seja acessando o seu site.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #21 Online: 09 de Junho de 2014, 09:26:46
Quanto a forma de apresentar o material acredito que cada caso seja um caso, no mercado que eu trabalho nunca me pediram um material impresso, a visualização é 100% digital, seja a distância pela internet ou pessoalmente em um tablet, até mesmo  entrega do material hj são pouquíssimas pessoas que me pedem impresso (e em muitos casos ofereço essa opção), só imprimo mesmo quando é pra mim (isso faço bastante, mas não p/ apresentação de portfolio) ou obrigatoriamente para um Book de new face... e pra quem acha que a vida é só facebook 90% dos clientes que não são indicação de outros trabalhos entram em contato comigo através do meu site, e não pelo FB... mas claro que cada caso é um caso  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 09 de Junho de 2014, 14:29:09
E o portfólio impresso vcs estão fazendo como um album normal? Tipo esses que o pessoal vende de casamento?

Eu faço muito casamento e debutante. E meus mostruários são assim:



As pessoas que contratam casamento, pelo menos aqui na minha praça, tem o costume de ver com as mãos. Por isso é importante ter um bom mostruário de álbuns.
Eu, por exemplo, tenho álbuns em três tipos, e três tamanhos, que são meus "carros-chefes":
Capa em couro sintético com fecho magnético, capa fotográfica e capa fotográfica com acrílico, todos eles em 20x50, 25x60 e 30x80.
Então, tenho que ter um de cada, porque o casal quer saber como é o álbum que eles vão comprar.
Nessa foto, por exemplo, tenho um 30x80 capa em couro e fecho magnético, um 25x60 capa fotográfica e um 20x50 capa acrílica.
Depois que atualizei meu portfólio, tive uma grande redução de orçamentos "perdidos", justamente porque as pessoas gostam de ver o que estão comprando.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ___


Sobre ter estúdio, posto aqui minha experiência: Meus trabalhos aumentaram consideravelmente, tanto em quantidade, como em qualidade (dos eventos) depois que montei meu estudio.

E olha que estou numa sala minúscula, tem 46m2.
Essa sala eu dividi em recepção, minha sala junto com o fundo infinito branco, e a cozinha/area de serviço/wc.

Só de o povo ver os Greikazinhos mixurucas montados, num fundo infinito, já ganho um pouquinho a mais da confiança. Impressionante.
Antes de ter estudio, eu vivia perdendo trampo pra um sujeito com trampo inferior, mas com empresa. Abri a minha empresa, passei a ganhar trampos de um outro cara, muito bom, mas que atende em casa, ou na casa do cliente.

Abraço.


faovilela

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • fábio vilela . fotografia
Resposta #23 Online: 09 de Junho de 2014, 16:18:16
Escolher como apresentar seu portfolio eh igual escolher camera fotografica, lentes, strobes e modificadores, vc escolhe o mais apropriado para o servico que seu cliente em potencial procura.

Dependendo do caso, a tela do tablet eh muito pequeno para um portfolio ou a versao digital nao represennta a versao final impressa que o cliente procura, por exemplo.

A escolha do papel tambem eh importante quando eh para algo impresso, dependendo do tipo de impressao final que as imagens se destinam.

Mas o tablet quebra o galho em encontros casuais, nao planejados, e por acaso surge a oportunidade de dar uma prova de seu trabalho de maneira breve ali mesmo, no supermercado, no trem, etc. Seja colocando as fotos nele ou seja acessando o seu site.

Valeu Croix por todas as dicas...
Nikon D5200 // AF-S DX Nikkor 35MM f/1.8G // AF-S DX Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR
Flash Yongnuo YN-468 II
http://www.fabiovilela.com.br
https://www.flickr.com/photos/faovilela/


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 09 de Junho de 2014, 23:26:28
Qualquer loja de materiais para escritorio vende pastas comsaco plasticos transparentes para documentos. Isso o tudo o que vc precisa. Se quiser algo com capa mais enfeitavel tambem tem, ou vc mesmo pode encapar com o estilo que vc quer.

Gostei dessa.   :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


romuloqueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
    • processos
Resposta #25 Online: 11 de Junho de 2014, 14:45:20
Já tenho trabalhado com fotografia no meio de ensaios e books, mas não tenho meu próprio estúdio, e em alguns cursos que eu participei dizem que é bom fotografar de graça, investir num portfólio impresso e on-line, ai eu me pergunto se isso seria mesmo uma boa idéia ou não faz muito sentido fazer?

Faz todo sentido, assim como construir um estúdio conforme as possibilidades. Não sei se é necessário ter fotolivros, mas até eles faz sentido.  :ponder:

Acho que o fotolivro pode confundir seu trabalho com o produto, a pessoa pode simplesmente não gostar da diagramação, do papel, do modelo e simplesmente achar que não gostou das suas fotos.

Para portfólio acho mais adequado uma pasta com suas fotos ampliadas. A moleskine tem uma ótima, é mais caro, mas seu cliente vai vê-la antes das suas fotos.  :ok:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #26 Online: 11 de Junho de 2014, 16:29:06
Faz todo sentido, assim como construir um estúdio conforme as possibilidades. Não sei se é necessário ter fotolivros, mas até eles faz sentido.  :ponder:

Acho que o fotolivro pode confundir seu trabalho com o produto, a pessoa pode simplesmente não gostar da diagramação, do papel, do modelo e simplesmente achar que não gostou das suas fotos.

Para portfólio acho mais adequado uma pasta com suas fotos ampliadas. A moleskine tem uma ótima, é mais caro, mas seu cliente vai vê-la antes das suas fotos.  :ok:

Apostaria num maior sucesso no modelo de negócio do Mike, com os mostruários ele criou uma identidade artística e parece que foi muito bem entendida pelo cliente, vai ter menos trabalho nas diagramações e eliminar verdadeiros "debates" sobre assuntos que ficaram interpretativos numa reunião sem material físico.



 


Andre Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #27 Online: 11 de Junho de 2014, 20:25:50
As duas opções são de grande valia, para enriquecer seu trabalho, e na hora de se apresentar para o cliente fica mais fácil.


Christian Franca

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 16 de Junho de 2014, 11:03:35
Acho que apresentar um bom portfólio é um tremendo diferencial.
Não adianta muito você fotografar bem, entender muito de luz, ter um super-equipamento se você não tem uma amostra de qualidade para o cliente...
Na maioria dos casos as pessoas que nos contratam não entendem grande coisas de técnica fotográfica, composição, equipamentos... mas elas querem ver um resultado legal, que mexa com os seus sentimentos, que traga lembranças!!
Então fotos impressas num papel legal, um fotolivro bacana ou ainda algumas fotos colocadas em paspatour valorizam muito seu trabalho.