Autor Tópico: Porque os pontos AF em FF são tão próximos do centro?  (Lida 2087 vezes)

Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Junho de 2014, 12:59:04
Porque a Canon não coloca os pontos de AF mais distantes do centro? ficam todos juntos no meio da imagem, muito distante das diagonais, por exemplo. Mais alguém sente falta de AF mais distante do centro?

Parece que até na 5DIII e na 1Dx eles ficam todos juntos, próximo do centro  :ponder:



Isso seria por alguma limitação dos sensores full frame?
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2014, 13:22:28
Eu tava pensando sobre isso também. Fica uma área muito grande sem ponto de foco. Na 6d então, vc é praticamente obrigado a focar e reenquadrar ou cropar na pp.
Será que o magic lantern resolve isso mas Canon?
Daniel

Instagram: @danacqua


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2014, 13:23:51
Porque a Canon não coloca os pontos de AF mais distantes do centro?
Isso seria por alguma limitação dos sensores full frame?

Já li que seria por razão óptica - a precisão nas bordas não seria a mesma. Também não pesquisei mais sobre isso...  :aua:


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2014, 14:12:11
Já li que seria por razão óptica - a precisão nas bordas não seria a mesma. Também não pesquisei mais sobre isso...  :aua:

Também tinha lido algo semelhante. Por que focar em uma 'região da lente', onde sua qualidade ótica é relativamente inferior??
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2014, 14:30:33
Provavelmente que por isso os pontos centrais nas crop é mais rapido/preciso que os periféricos. E realmente, faz algum sentido.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2014, 15:14:37
Isso é por conta da área do sensor de AF. Ele é bem menor que o sensor da câmera mesmo, então com câmeras de sensor maior, os pontos de AF ficam restritos mesmo ao centro. Por conta da posição do espelho durante o AF, esse sensor não tem como ter área maior (item 11):





•1) Lens
•2) Primary Mirror
•3) Primary Mirror During Snapshot
•4) Focusing Screen
•5) Pentaprism
•6) Viewfinder Lens
•7) Digital Sensor
•8) Sensor Filter
•9) Shutter
•10) Relay Mirror
•11) Autofocus System


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2014, 15:37:03
Também tinha lido algo semelhante. Por que focar em uma 'região da lente', onde sua qualidade ótica é relativamente inferior??

Se for focar só onde a lente tem a melhor qualidade ótica, vai se limitar a focar só no centro, e precisaria apenas do ponto central de AF.
Não dá pra se limitar a deixar o foco sempre no meio da imagem, as vezes é preciso focar um pouco mais próximo das bordas, abrir mão de um pouco de nitidez em prol da composição.

Isso é por conta da área do sensor de AF. Ele é bem menor que o sensor da câmera mesmo, então com câmeras de sensor maior, os pontos de AF ficam restritos mesmo ao centro. Por conta da posição do espelho durante o AF, esse sensor não tem como ter área maior (item 11):

 Obrigado pela explicação! :ok:

Imaginei mesmo que fosse alguma limitação de construção...

Eu sinto falta de alguns pontos de AF mais distantes, acho que ficar adicionando pontos dentro dessa mesma área só vai deixando a seleção mais demorada.
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2014, 15:51:09
Eu sinto falta de alguns pontos de AF mais distantes, acho que ficar adicionando pontos dentro dessa mesma área só vai deixando a seleção mais demorada.


Penso a mesma coisa. Eu que não fotografo esportes ou animais selvagens, não tenho a menor necessidade de uma alta densidade de pontos de AF. Pro meu tipo de fotografia, 5 pontos de AF bastariam (1 central e mais 1 em cada cruzamento dos terços). Mas a tendência é que as câmeras tenham cada vez mais pontos de AF...


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #8 Online: 15 de Junho de 2014, 21:29:29
Gosto muito do ponto central, mas deve ser pq ainda não tenho entendimento suficiente pra usar todos pontos que restam...  :assobi:
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 15 de Junho de 2014, 23:31:48
Eu gosto de ter mais pontos de AF para evitar ter de recompor. Quando uso aberturas grandes, qualquer recomposição tem que ser muito cuidadosa pra não perder o foco.

Mas eu sempre usei 3 ou 4 pontos de AF no máximo. Quando eu tinha a 7D, com seus 19 pontos cruzados, eu usava sempre os mesmos 3 ou 4, os outros 15 ou 16 eram só pra fazer o caminho ficar mais longo ao trocar de pontos, rsrs. Agora na 5D II, como só o ponto central é cruzado, praticamente só uso ele e recomponho, 90% do tempo.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Junho de 2014, 00:17:28
Se for focar só onde a lente tem a melhor qualidade ótica, vai se limitar a focar só no centro, e precisaria apenas do ponto central de AF.

Mas muuuitos fotógrafos usam exatamente (e somente) o central!

Não dá pra se limitar a deixar o foco sempre no meio da imagem, as vezes é preciso focar um pouco mais próximo das bordas, abrir mão de um pouco de nitidez em prol da composição.

Concordo, mas já vi em revistas que ninguém posiciona um assunto na borda extrema. E aquela explicação da óptica, apesar de haver relação com, nem é tanto pela nitidez, e sim pela eficiência e precisão do sistema de AF, imagino que principalmente em situações de pouca luz.

Eu gosto de ter mais pontos de AF para evitar ter de recompor. Quando uso aberturas grandes, qualquer recomposição tem que ser muito cuidadosa pra não perder o foco.

Também concordo, esse é um caso específico que faz muito sentido, em muitas situações.

Mas eu sempre usei 3 ou 4 pontos de AF no máximo...

De fato, talvez isso faria mais sentido, menos pontos de foco em localizações estratégicas, e não 91 pontos amontoados nessa região central. Talvez isso seja vantajoso para alguns modos de AF, como dinâmico, 3d tracking, totalmente auto, etc. Mas no ponto simples manual, fica mesmo complicado percorrer todos esses pontos até o desejado.

 :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2014, 07:35:23
Sinceramente,
Ninguém precisa de mais do que uma D4s ou 1Dx tem a oferecer! Mais do que isso é querer um unicórnio e não um cavalo!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2014, 14:03:44
Sinceramente,
Ninguém precisa de mais do que uma D4s ou 1Dx tem a oferecer! Mais do que isso é querer um unicórnio e não um cavalo!

Então já pode parar de desenvolver novas tecnologias?
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2014, 14:24:02
Então já pode parar de desenvolver novas tecnologias?


Ele tá falando que quantidade de pontos de AF...


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2014, 15:04:39

Ele tá falando que quantidade de pontos de AF...

Ah sim... 8-)

Eu recentemente estou explorando mais os pontos de AF, e nas APS-C, que o sensor é menor, eles acabam ficando mais próximos das laterais do que nas FF. Não acho que é querer um unicórnio... Talvez um dia os engenheiros da Canon consigam isso, vou ficar aqui esperando :snack:
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII