Autor Tópico: Largar o emprego e virar fotografo  (Lida 4686 vezes)

douglaslopes10

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 15 de Junho de 2014, 16:19:22
Olá amigos do fórum, peço desculpas se estou no local errado.
Queria opiniões, dicas e conselhos de quem passa ou passou por isso.
Estudo fotografia no Senac o Bacharelado em SP.
queria a opinião de vocês sobre, largar meu emprego atual (sou gerente de um restaurante em shopping)
não aguento mais essa vida essa rotina e estou certo de me tornar fotografo profissional, porém tenho aquele medo de passar dificuldades, financeiramente qual o conselho de vocês?
quero que todos saibam que amo a fotografia e estou disposto a conseguir viver da foto. Mas dividas são dividas não é só largar tudo e sair por ai clicando
Obrigado a todos que me ajudarem!

Douglas


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2014, 16:39:56
Amigão,vou te falar por experiência própria.
já fotografo "profissionalmente" tem uns 2 anos e 5 desde que comprei minha primeira dslr.
no momento que decidi ganhar dinheiro com foto,tive em mente essa mesma dúvida,largar o trampo e ter uma vida Gloriosa de fotógrafo  :D

Ainda não sai do meu trabalho,mas estou preparando o terreno,criando uma carteira de clientes,fazendo um marketing,abrindo MEI,etc.
Dá sim pra largar o trampo e se tornar profissional de fotografia,mas lembre-se,fotografar é só 10% os outros 90% envolve tudo isso que falei e muito mais.

tenha calma,faça alguns trabalhos remunerado,faça cartões,site,monte um portfólio,guarde uma grana pro caso de faltar quando sair do seu trampo no shopping.

Dá sim pra sair do shopping e virar fotógrafo,nesse ramo cada um faz seu tempo,pense mais na qualidade do que na grana,grana vem com um trampo bem consistente e organizado  :ok:

obs. fotógrafo não é nada daquilo que mostra na novela das 8,tem que ralar muito pra ganhar alguns trocados  :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2014, 16:43:54
Douglas, se você conseguir continuar no seu emprego atual durante a transição é melhor. Largar tudo de vez e investir na fotografia, só se você tiver uma boa reserva, porque demora um bocado pra entrar de vez no mercado. Se conseguir, fique mais 1 ou 2 anos no seu emprego atual, enquanto vai arrumando uns freelas aos fins de semana, melhor coisa que você tem a fazer, porque no começo da carreira a gente passa uns bons apertos em termos de grana.

Abraços e boa sorte!


RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2014, 17:28:29
Douglas, vai com calma, tenta nos momentos livres fazer uns freelas, no curso superior vc vai aprender muita técnica, mas como abordar o cliente, conduzir um evento, posicionar-se da forma correta, aprender como ocorre a sequência de um casamento, aniversário, debutantes, bodas, etc.. somente atuando nos eventos.
Vai com muita calma, o mercado não está fácil e para fazer seu nome é preciso muito trabalho, mas para destruí-lo basta apenas um erro.
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2014, 17:43:12
Busque no Sebrae como preparar um Plano de Negócio.

Não sabemos qual a sua situação financeira e familiar, mas seria importante estar preparado para ficar pelo menos um ano sem ganhar dinheiro.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


bnogueira02

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Em constante evolução!
    • Portal X9 - Uma nova forma de fazer noticia!
Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2014, 17:52:07
Cara eu estou fazendo isso, só gerente de marketing em uma loja de utilidades da minha cidade. Porem ja dei aulas de programação e muito mais dentro da area da computação, vou abandonar o meu emprego atual para me livrar do peso que aquilo me da. Só de pensar em sair já fico aliviado, porem consegui acordo e tudo mais. E tenho outro fator moro com meus pais, não tenho que ajudar em nada em casa, não tenho passarinho pra dar agua(filhos), e como eu vou estudar meus pais arruma dinheiro pra mim sair e estudar. Se você tiver bem estruturado saia, se não tiver tente fazer acordo para sacar seus beneficios, se não conseguir espere mais um pouco e tente novamente.


Umpdy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2014, 18:53:52
Faço tecnólogo em fotografia, já fiz curso e hoje estudo online!
Acabo de entrar para uma empresa de grande porte, vou fazer o que eu não gosto. Mas tenho meus objetivos, que são Workshops e equipamento.
Creio que se estiver bem estruturado para fazer um serviço de qualidade, acredito que vale a pena largar tudo. Se não, sofra mais hoje e tenha um resultado no futuro. Bom, essa é a maneira que eu acredito que funcione.

Boa sorte na escolha,
Abraços.


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2014, 19:55:42
amigo não vou dizer para fazer nem fazer isso, porém oque digo é o seguinte: você já tem um bom portfólio? tem um trabalho já feito que possa mostrar para seus clientes? outra: quais serão seus clientes? se for casamento terá que mostrar algo específico para o cliente, tipo quem quer festa de debutante vai querer ver algo que já fez nessa área, se for casamento da mesma forma, então a primeira coisa que terá que ter é algo para apresentar para seus clientes, outra coisa, caso pense em fazer um site e aí te acharem no google, também não é bem assim que funciona, para estar nas páginas do google tem um gasto extra a não ser que seja da área, mas independente de qualquer coisa, boa sorte.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 15 de Junho de 2014, 21:35:46
Douglas,
Pela sua fala inicial, acho que você está muito cru ainda pra se atirar no mercado.
Estou enganado?
Poderia colocar uma ou duas das suas melhores fotos aqui pra gente ver?
Abraços
 :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 15 de Junho de 2014, 21:37:43
Boto fé! Vai fundo! Quem não arrisca não petisca. E agora com o bolsa família nem fotografo passa fome :).
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #10 Online: 15 de Junho de 2014, 22:20:11
Ninguém dorme e acorda fotógrafo (ou qualquer outro tipo de profissional). Exige dedicação, investimento pessoal, investimento financeiro, segurança de mercado etc. A transição é gradual e exige tempo! A fotografia também tem seus contras e você tem de saber muito bem quais são! Por exemplo: Ontem fotografei uma quadrilha de uma escola maternal, adivinhe o resultado: Minha perna esquerda está com o músculo da coxa estirado! Não consigo nem andar direito!

O que eu quero dizer é que primeiro você tem de buscar know how e material para divulgação, é fato que ninguém contrata um fotógrafo sem ver seus trabalhos ou referências. Então fica a dica: Compre uma câmera e busque contatos com fotógrafos da sua cidade. TODOS precisam de ajudante cedo ou tarde, e aí você começa a fazer "seu nome". Eu mesmo já tenho meus clientes pessoais, mas ainda estou saindo muito como segundo fotógrafo: experiência, contatos e material próprio para divulgação. Pagam mal? Claro! Mas eu não saio como ajudante para ganhar dinheiro, mas sim para investir em experiência e juntar material novo.

Investir é isso: gastar do seu bolso, do seu tempo etc para buscar lucro futuro!

Resumindo: Se tu tem como se virar por ora, saia e se jogue de peito, caso seja mais um com contas para pagar no fim do mês, espere um pouco e vá se inserindo gradualmente no mercado!
« Última modificação: 15 de Junho de 2014, 22:21:21 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


douglaslopes10

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2014, 02:32:01
Obrigado a todos que estão respondendo, então galera!
Eu sei que o certo é fazer exatamente isso que vocês estão dizendo, o meu grande problema é a "qualidade de vida"
para vocês entenderem um pouco. Chego do meu trabalho no shopping as 02:00 da manhã e acordo todo os dias 05:30 para ir pra facul de fotografia.
Meu trabalho é estressante sou gerente de fast-food, é difícil.
por isso essa certa "ansiedade" de largar tudo e virar fotografo!
tenho plena consciência que se largar tudo vou falir kkk
vou seguir, a dica de vocês só espero aguentar kkk

respondendo as perguntas dos colegas.
já fiz alguns trabalhos, (sensual e evento e still) mas muito pouco ainda.

ainda to no começo do curso são 4 anos o bacharelado do Senac SP
to indo pro 4 bimestre.
 


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2014, 07:21:25
Boa sorte aí nós seus planos!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


ssajorge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: "Diversão e Arte"
Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2014, 20:28:08
Faço tecnólogo em fotografia, já fiz curso e hoje estudo online....

por onde vc costuma estudar ??
Jorge Augusto Soares - Cascavel - Pr
Like Canon... ...That it's all

VENDO - 6D NOVA:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=102878.0


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2014, 21:19:19
Já larguei meu emprego e minha profissão de formado pra tentar o que gosto de fazer.. e por quase 10 anos tem dado certo.

Se você tem um suporte por trás encara e vai em frente.. Fazer o que gosta é sempre melhor..

Mas se com o que você tem só consegue se sustentar por 1 ou 2 meses depois que largar o emprego, melhor continuar nele e ir deixando aos poucos.. Vai um tempinho até uma profissão nova começar a render e pagar suas contas.