Autor Tópico: Ajuda Edição  (Lida 1537 vezes)

bbarreiros

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Janeiro de 2015, 15:11:34
Caros,

Agradeço as vossas opiniões na edição que fiz usando LR5 na edição da imagem em baixo.
Obrigado.



Link: https://flic.kr/p/qHAK9m
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2015, 15:13:29 por bbarreiros »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2015, 21:36:52
Achei razoável, mas eu particularmente não teria feito um enquadramento tão apertado. Tentaria também desfocar um pouco mais o fundo (sei que em longas distâncias a profundidade também é grande, mas a edição tá aí pra isso mesmo).



bbarreiros

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2015, 23:49:05
Olá Felipe,

Antes de mais obrigado pelas sugestões.

O enquadramento foi propositado uma vez que o motivo que pretendo no frame é simplesmente o avião. Acho que a imagem continua a conter grão mesmo após utilizar as ferramentas de sharpen do lightroom, penso que pode ser melhorada nesse aspecto, só não sei como.

Relativamente ao fundo concordo que ganharia desfocando o fundo mas não sei como o fazer em edição no lightroom. Na câmara penso que era difícil porque estava nos 135mm da lente e como disse para grandes distâncias focais a profundidade é grande.
Obrigado,


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2015, 00:20:27
acho que seria interessante deixar um pouco mais de espaço na frente do avião, e também um crop no Céu, tirando um dedo ali da parte superior.
O Grão, se não sumir com o noise reduction do lightroom, tente usar um plug in como topaz denoise, noise ninja etc.

Pra desfocar o fundo, caso queira, pode usar o blur no lightroom, como brush, filtro etc, é fácil encontrar tutoriais na web!
Sony A7II - Nikon D810


bbarreiros

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2015, 00:52:09
Muito obrigado Daniel.
Apesar de apenas estar preocupado em ter o avião na foto concordo que um pouco mais de espaço à frente balanceava mais a imagem.
O crop em cima não fiz porque queria manter o aspect ratio 3:2 e na podia baixar mais o frame no crop, tinha vegetação que não ficava bonito, mas concordo que verticalmente não tenho o avião exactamente no meio.
O meu problema em relação ao sharp é que para o avião ficar bem, fico com o céu com grão. Ainda não aprendi a fazer sharp apenas em algumas partes da foto.
Vou ver isso do fundo e procurar um tutorial.
Obrigado uma vez mais.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2015, 08:02:54
Achei razoável, mas eu particularmente não teria feito um enquadramento tão apertado. Tentaria também desfocar um pouco mais o fundo (sei que em longas distâncias a profundidade também é grande, mas a edição tá aí pra isso mesmo).

Achei também meio apertado e confuso com o fundo.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2015, 10:38:45
Posta também a foto original para compararmos melhor!  :ok:


bbarreiros

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2015, 20:18:58
Achei também meio apertado e confuso com o fundo.

Apertado é mesmo um gosto especial meu mas obrigado.
Em relação ao fundo quando os aviões descolam da pista 21 em Lisboa não existe alternativa, fica sempre o terminal em plano de fundo. Sugere fazer blur ao fundo é isso?
Muito obrigado pelo comentário.