Autor Tópico: Panasonic GH2 para vídeo  (Lida 5556 vezes)

Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #15 Online: 20 de Junho de 2014, 09:40:26

Senhores, a propósito, quais configurações de cores que costumam utilizar com esse hack sanity? Fiz alguns testes com o color profile em nature -2 -2 -2 -2, mas mesmo assim achei a imagem com bastante contraste.

Como eu usava, inclusive profissionalmente: SMOOTH sempre (-2 -2 -2 -2) ou NOSTALGIC se quiser mais flat ainda, mas como a imagem fica ligeiramente mais 'quente' nesse modo (+amarelada) as vezes não é legal pra cena outdoor, pois o céu não fica tão azul, etc... Eu também gostava de puxar o branco (de todos os presets) um ou dois pontinhos pro lado do azul/magenta. Faça seus testes e veja se gosta!
  vimeo     flickr     insta


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 20 de Junho de 2014, 09:45:36
Muito obrigado Rinaldo pelas dicas!
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.044
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 20 de Junho de 2014, 12:12:47
Grande MÁRCIO,

Valeu novamente pela sua dica. Estou lendo um e-book que adquiri ontem sobre a GH2 para filmmaking do ANDREW REID.

Eu tenho ele, é bem útil mesmo. :) E acabei comprando algumas lentes por causa dele, como a FD 35mm f/2.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 20 de Junho de 2014, 21:51:54
Eu tenho ele, é bem útil mesmo. :) E acabei comprando algumas lentes por causa dele, como a FD 35mm f/2.

O livro é bem interessante mesmo. Por enquanto estou com a Oly 14 52 2.8-3.5, que até o momento, tem se mostrado bem competente e as minhas Nikkor. Estou gostando muito da GH2, nos poucos testes que fiz aqui em casa mesmo, o nível de ruído, mesmo no ISO 1600, é super baixo. Nesse ISO, a D7000, em vídeo, já estaria pedindo arrego pela quantidade de ruído e pela degradação pesada da imagem.
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Junho de 2014, 01:10:17
Opa,

Quero aproveitar o tópico, sobre video em M4/3, mas fazendo um leve "desvio", tudo bem? Qualquer coisa abro um novo tópico, mas não queria abrir uma discussão longa, somente uns esclarecimentos rápidos e objetivos, ok!

Entre Panasonic e Olympus, a diferença é muito grande na qualidade?? Quais os "fortes e fracos", entre por exemplo, uma Oly EP-5 e uma Pana GX-7 (..ou mesmo a GH3)?

Valeu!!  :ok:
Sony A5100 + 16-50mm


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #20 Online: 22 de Junho de 2014, 17:53:07
Opa,

Quero aproveitar o tópico, sobre video em M4/3, mas fazendo um leve "desvio", tudo bem? Qualquer coisa abro um novo tópico, mas não queria abrir uma discussão longa, somente uns esclarecimentos rápidos e objetivos, ok!

Entre Panasonic e Olympus, a diferença é muito grande na qualidade?? Quais os "fortes e fracos", entre por exemplo, uma Oly EP-5 e uma Pana GX-7 (..ou mesmo a GH3)?

Valeu!!  :ok:

Opa Fernando, vou tentar ajudar. Na GX7 (também na GM1, G6, GH2/3/4) você tem os controles manuais disponíveis no modo de video: abertura, velocidade e ISO, tudo configurável manualmente, inclusive durante a gravação. Menos na GH2 que vc não altera ISO enquanto grava, mas consegue travar antes, coisa que nunca consegui fazer na minha E-PL5 ou E-M5, quando as tive. Existem mais opções de framerate e bitrate nas Panasonic, por exemplo, 24 quadros por segundo, 60i, 60p (em algumas), 29.97, 23.98 fps… enquanto na E-P5 você fica preso ao 30p. A GX7 tem compressão de video pouca coisa superior a E-P5 no papel (ambas ficam entre 20, 24 e 28 mbps), mas o codec/downsample da Panasonic é mais eficiente e apresenta menos 'macro-blocking' que são aqueles quadradinhos como um ruído digital, principalmente em cenas com muitos detalhes. Já a GH3 tem taxas de compressão superiores, ou seja, mais qualidade, como 50 e 72 mbps, fora o slow-motion em 1080p que a GH3 é capaz de fazer, funções que melhoraram na GH4. Outra vantagem das Panasonic é que nas mais modernas (GM1, G6, GX7 e GH4) você tem controle total por wi-fi (via tablet ou smartphone), como começar e parar uma gravação sem interromper a visualização no dispositivo, alterar abertura e velocidade, ISO, etc… Essas mais modernas também possuem o shutter eletrônico, totalmente silencioso e que não gasta o obturador mecânico, ideal para timelapse, função que elas possuem internamente, muito bem implementado por sinal: limite de 10 mil fotos, estimando horário de término, etc… Mas o video da E-P5 e das OM-Ds é bom também, não se engane, depende da sua necessidade. Tenho muita saudade da estabilização da E-M5 que para video é incrível, parecendo até com um steadicam. Se conseguir lidar bem com a falta de controle manual total e o codec único, dá pra se divertir bastante. Tenho este comparativo entre a E-M5 e a GH2 hackeada. Nessa situação de pouco movimento gostei bastante do resultado da E-M5 (apesar da diferença de lente e fov que a favoreceram): vimeo.com/51538858
  vimeo     flickr     insta


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 22 de Junho de 2014, 19:23:06
Oi Rinaldo!!
Puxa, obrigado pelos esclarecimentos. Da pra escrever um artigo, heim!!

Me diz uma coisa, vc recomenda a GM1?? Acha que tem alguma desvantagem para video em relação à EM5? Ela tem slowmotion?

Abraço!!!

Sony A5100 + 16-50mm


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #22 Online: 22 de Junho de 2014, 20:52:27
Oi Rinaldo!!
Puxa, obrigado pelos esclarecimentos. Da pra escrever um artigo, heim!!

Me diz uma coisa, vc recomenda a GM1?? Acha que tem alguma desvantagem para video em relação à EM5? Ela tem slowmotion?

Abraço!!!

Tranquilo… hehe.. Sim, recomendo muito, estou bem satisfeito. Velocidade de obturador (eletrônico) 1/16000 pra fotografar a f/0.95, 1.2 ou 1.4 debaixo de sol sem ND não é pra qualquer brinquedo… rsrs… Desvantagem em relação à E-M5? Ausência da estabilização e do EVF, de resto a GM1 é melhor pra video. Mas ela não tem slowmotion e nem 60p (e nem a E-M5). Vejo o review do Andrew Reid, com foco em video. As conclusões no final são interessantes: http://www.eoshd.com/content/11643/panasonic-gm1-review-another-pocket-cinema-camera

Sobre a ausência do EVF, adaptei na minha GM1 uma lupa da LCDVF (3/2) que ajuda na estabilidade, e tenho o grip de madeira (por coincidência idêntico ao daquele anúncio que um certo colega daqui fez pergunta… hehe…. tava dando uma fuçada por lá hoje…). A camera é bem pequena e sem muita pegada, mas esses acessórios até que dão um conforto. A lupa é presa por imã (que gruda num frame de metal colado na camera) e não é sempre que levo. O grip de madeira não tiro nunca (marca JB, na Amazon), muito bom, fora o estilo... rs..

A GX7 é melhor ainda (as duas compartilham o mesmo sensor). Tem tudo que a GM1 tem e um pouco mais, como EVF e LCD articuláveis, 60p (que ajuda no slowmotion) e talvez alguma coisa mais que não me lembro. Tem também mais botões, dois dials e uma pegada bem melhor. Já tive uma, mas preferi o minimalismo da GM1 que hoje em dia vive com a 25/1.8 da Olympus, mais a 12-32 numa Think Tank 10 (onde caberia o corpo de uma DSLR) pronta pra ir a qualquer lugar comigo.

Faltou dizer que GM1, GX7 e GH4 (e talvez a G6) apresentam bem menos ruído nos ISOs altos do que GH3 e GH2 em vídeo.
  vimeo     flickr     insta


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 22 de Junho de 2014, 21:14:45
Hehehe... "um certo colega daqui".... puxa, só nao finalizo a compra pois preciso vender antes algumas coisas... mas ja estou quase decidido por essa GM1, que é a mais portátil das M4/3 e com qualidade avançada; imagine usar a 75mm 1.8 nela (...de um certo conhecido daqui, rss), dai vendo minha Rx100 e fico com esse kit: GM1+12-32mm+75mm, e umas manuais zuiko 55mm 1.2 e 135mm 3.5...

Que achas??? Um ótimo custoXbeneficio e nao preciso me desfazer da Fuji....
Sony A5100 + 16-50mm


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #24 Online: 22 de Junho de 2014, 22:29:31
Hehehe... "um certo colega daqui".... puxa, só nao finalizo a compra pois preciso vender antes algumas coisas... mas ja estou quase decidido por essa GM1, que é a mais portátil das M4/3 e com qualidade avançada; imagine usar a 75mm 1.8 nela (...de um certo conhecido daqui, rss), dai vendo minha Rx100 e fico com esse kit: GM1+12-32mm+75mm, e umas manuais zuiko 55mm 1.2 e 135mm 3.5...

Que achas??? Um ótimo custoXbeneficio e nao preciso me desfazer da Fuji....

Sim, belíssimo conjunto. Talvez sinta falta do belo jpeg da E-P5 (apesar que as Pana melhoraram), da estabilização mecânica e do macio som do shutter, mas se pensa em melhorar o video e diminuir equipamento faz todo o sentido! A GM1 é ótima também pra tirar foto da filharada por conta do SILENT MODE.  :ok:
  vimeo     flickr     insta


ajfidelis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 23 de Junho de 2014, 01:09:52
Olá Rinaldo;

Se puder ajudar-me, por favor:
É muito grande a diferença dos vídeos e fotos entre GH2, GH3 e G6?

Se alguém mais puder esclarecer, agradeço.


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 23 de Junho de 2014, 10:53:02
Ontem instalei o Hack Sanity X (100mb/s), que vem com Sanity 5.1 integrado, para fazer alguns testes.
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #27 Online: 23 de Junho de 2014, 11:44:25
Olá Rinaldo;

Se puder ajudar-me, por favor:
É muito grande a diferença dos vídeos e fotos entre GH2, GH3 e G6?

Se alguém mais puder esclarecer, agradeço.

Desculpa bagunçar um pouco o tópico Márcio!! rsrs…. Mas vamos lá. A GH3 tem melhor construção (maior e selada), melhor foto (sensor Sony da E-M5?) e melhor video em especificação. Tem entrada (P2 normal, de fone de ouvido) de mic e saída pra fone de ouvido. Faz slowmotion real (até 40% da velocidade normal) e tem codecs mais profissionais, como Quicktime H264 com 50mbps IPB e 72mbps ALL-I. As outras duas só têm o AVCHD com boa qualidade.

A G6, embora aparentemente mais 'plástica', tem um design que muito me agrada. Menorzinha, leve, grip excelente e como comentei acima tem ISO alto ligeiramente mais clean que as outras duas em vídeo. Não é algo gritante, mas dá pra notar bem se colocar lado a lado (ex. 1600 e 3200). Aparentemente tem o mesmo sensor da GH2 (mas não multi-aspecto), o que melhorou foi o processamento. A G6 tem wi-fi como a GH3, mas permite monitorar a gravação (filmagem) no dispositivo wi-fi enquanto a imagem é gravada, com possibilidade de começar, parar e recomeçar a gravar mantendo o sinal. Com a GH3 você dispara a gravação remotamente mas daí a tela fica preta e vc precisa parar no botão físico da camera. Meio estranho mas é assim… foi a primeira. Hoje, além da G6, GM1, GX7 e GH4 fornecem o controle total sem interromper o video (via wi-fi). Uma desvantagem da G6 é que não te dá o sinal HDMI live para monitoração, como as outras duas. Acho que ela também não tem entrada pra microfone, e com certeza não tem plugue de fone de ouvido (só GH3 e GH4).

A GH2 é a mais antiga das três e sua principal vantagem é a possibilidade do hack pra video, onde você consegue aumentar o bitrate e 'alcançar' ou passar a especificação da GH3. Isso te dá mais detalhes na captação e menos compressão digital, mas pode gerar instabilidade, como interromper a gravação. Muito cuidado ao aplicar o hack (update de firmware) pois já vi neguinho perder camera (usou bateria genérica que não indica a carga na camera, a bateria acabou no meio do update… e já era, nunca mais ligou). Outras duas vantagens são: sensor multi-aspecto (ligeiramente maior, crop 1,86 ao invés de 2 em vídeo) e quase ausência de moire e alias, que é mais presente um pouco nas outras duas.

Uso profissional, GH3 sem pensar. Uso pessoal, gosto da G6. Se quiser brincar com os limites, GH2, mas tenha cartões top pra isso (ex. 95MB/s). Tenho um ou outro comparativo na minha página do vimeo, veja lá.

http://camerasize.com/compact/#381,455,166,ha,f (confira também a vista superior)

 :ok:
  vimeo     flickr     insta


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 23 de Junho de 2014, 20:00:40
Fala Rinaldo, com certeza esses tipos de discussões são sempre bem vindas, ainda mais quando esclarecem as dúvidas de muitos de nossos foristas, como eu.. rsrs..

Até o presente momento, a GH2 já está suprindo super bem todas as minhas necessidades com relação. Já fiz alguns testes com ela, inclusive com ISO alto, e ela está superando minhas expectativas. Claro que minha comparação é com a D7000. Agora, uma coisa que não gostei, até por estar acostumado com a D7000, é com a construção plástica do corpo dela. Coloquei a minha Nikkor 24 70 2.8G nela, que nem é uma lente tão pesada assim, e fiquei com receio da câmera partir no meio.. rsrs.. Agora com a Oly 14 56 2.8-3.5 II, que tem estrutura muito parecida com a Tamrom 17 50 2.8, ela fica bem equilibrada.

Rinaldo, outra dúvida, existem diversas opções de Hack disponíveis no PV. Com tantas opções, fiquei meio perdido,.. rsrs.. Eu instalei o Sanity X, pois ela opera em 24h com 100mb/s e nas 24L/HBR/etc., funciona como se fosse um Sanity 5.1. Enfim, vc acha que estou bem servido? Uma coisa que ainda não consegui comprovar foi o aumento significativo de qualidade com o aumento de Bitrate..  :ponder: :ponder:
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #29 Online: 23 de Junho de 2014, 21:40:24

Rinaldo, outra dúvida, existem diversas opções de Hack disponíveis no PV. Com tantas opções, fiquei meio perdido,.. rsrs.. Eu instalei o Sanity X, pois ela opera em 24h com 100mb/s e nas 24L/HBR/etc., funciona como se fosse um Sanity 5.1. Enfim, vc acha que estou bem servido? Uma coisa que ainda não consegui comprovar foi o aumento significativo de qualidade com o aumento de Bitrate..  :ponder: :ponder:

Antes de mais nada, hack bom é o que funciona e não trava sua camera. Veja qual te dá mais confiança e siga com ele. Também não vou saber te falar sobre essa diferença, eu não brincava muito com as fórmulas. No começo eu fazia minhas próprias, por exemplo colocava 42 mbps no 24L e 88 no 24H, e mexia em GOP, quantizer,  etc… Depois cheguei a usar alguns destes presets do PV, do Drfitwood, como o Moon T5 (o T7 travava minha camera), mas nunca esse Sanity. Acho legal ter uma opção mais leve no 24L para arquivos menores, pois pode ser útil. É difícil ver a diferença mesmo, porque é sutil. Quanto maior a taxa mais fino fica o ruído e os detalhes mínimos são mais preservados, principalmente nas baixas (áreas escuras), você consegue reter mais informação o que também ajuda na correção de cor. O negócio é fuçar lá no site (personal-view.com aos que não conhecem) e ver a opinião dos usuários. Cada fórmula é adequada a um tipo de aplicação, procure qual lhe atende melhor. Quando escolher uma, que pode ser o Sanity, compare 24L e 24H gravando uma cena com super detalhes em cada modo (pelos, galhos, tecido etc…), dê um zoom na edição e tente ver diferença. As vezes nem vale a pena usar um bitrate muito alto pois consome muito cartão, mas é bom tê-lo para uma situação especial (opção 24L e 24H).
  vimeo     flickr     insta