Autor Tópico: Panasonic GH2 para vídeo  (Lida 5514 vezes)

marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Junho de 2014, 14:41:14
Boa tarde pessoal,

Sou usuário Nikon há mais ou menos 5 anos e no momento tenho um set composto de D7000 + Nikkor 24 70 2.8G e Nikkor 70 200 2.8VR. Como estou partindo para uma missão de 1 ano na África, surgiu a idéia de produzir um documentário amador. Apesar de eu estar satifeito com qualidade de fotografia da D7000, quando a questão é vídeo, eu acho que ela deixa muito a desejar. Para se ter uma idéia, até em ISOs baixos, aparecem ruídos bem característicos nos vídeos.

Em busca de uma solução que não quebrasse meu banco, cheguei a pensar em uma Canon mais básica, como a T3i, para me atender nesse quesito, logicamente, utilizando as lentes que tenho com o adaptador.

Nessa pesquisa, lembrei da GH2, que apesar de ser um pouco antiga, fez muita fama justamente por causa de sua capacidade em vídeo. Minha pergunta é se eu terei realmente um salto considerável de qualidade da minha atual D7000 para GH2? Vale a pena? Falo da GH2, pois a mesma está com preço razoavelmente bom. Abs"!
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2014, 14:48:17
Boa tarde pessoal,

Sou usuário Nikon há mais ou menos 5 anos e no momento tenho um set composto de D7000 + Nikkor 24 70 2.8G e Nikkor 70 200 2.8VR. Como estou partindo para uma missão de 1 ano na África, surgiu a idéia de produzir um documentário amador. Apesar de eu estar satifeito com qualidade de fotografia da D7000, quando a questão é vídeo, eu acho que ela deixa muito a desejar. Para se ter uma idéia, até em ISOs baixos, aparecem ruídos bem característicos nos vídeos.

Em busca de uma solução que não quebrasse meu banco, cheguei a pensar em uma Canon mais básica, como a T3i, para me atender nesse quesito, logicamente, utilizando as lentes que tenho com o adaptador.

Nessa pesquisa, lembrei da GH2, que apesar de ser um pouco antiga, fez muita fama justamente por causa de sua capacidade em vídeo. Minha pergunta é se eu terei realmente um salto considerável de qualidade da minha atual D7000 para GH2? Vale a pena? Falo da GH2, pois a mesma está com preço razoavelmente bom. Abs"!

Sim, em vídeo a diferença é enorme, mesmo com a GH2 usando o firmware de fábrica. Se utilizar ela hackeada, mesmo com os firmwares mais leves (como o Sanity 5.1), ela fica ainda melhor - e com os firmware mais avançados já foram feitos até filmes para o cinema (como o Upstream Color, do Shane Carruth).

Eu ainda tenho minha GH2, e apesar de hoje utilizar somente a GX7 (que também é espetacular para vídeo, e tem focus peaking, que ajuda muito ao usar lentes antigas) ainda estou em dúvida se vou vender ela ou não, pois muita gente continua usando ela (e eu posso precisar de uma B-cam).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2014, 15:03:47
marciok,


Muito obrigado pela sua resposta, pois pelo youtube fica muito difícil de conseguir ver a real capacidade da GH2. Estou agora à procura de uma adaptador para usar minhas lentes nela, pois não pretendo me desfazer delas. Outra coisa, essa lente 14 42 G é boa, apesar de ser escura?
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2014, 00:07:55
marciok,


Muito obrigado pela sua resposta, pois pelo youtube fica muito difícil de conseguir ver a real capacidade da GH2. Estou agora à procura de uma adaptador para usar minhas lentes nela, pois não pretendo me desfazer delas. Outra coisa, essa lente 14 42 G é boa, apesar de ser escura?

A maioria dos vídeos que vi antes de comprar ela já não estão mais online, então achei alguns aleatórios. Vale lembrar que a maioria deles é com algum hack no firmware, para aumentar o bitrate - e feito por profissionais, com bastante tratamento de pós produção (cores, nitidez, filtros, etc).

- Tokyo Storm, do Andrew do EOSHD: talvez o vídeo que me fez comprar a câmera. O vídeo original não achei mais, só uma versão com cores retrabalhadas do Shian Storm (está menos nítido que o original):
- Um comparativo com uma RED Epic:
- O trailer de Upstream Color, o filme que falei: filmado com uma GH2 com Flowmotion hack, uma lente Rokinon 85mm (que é barata) e parece que algumas Voightlanders.

Algumas coisas bem menos profissionais (ou seja, meus vídeos) :) :
- Show do Ben Kweller no Imperator, aqui no Rio - com hack Sanity 5.1 (um dos mais levinhos, os arquivos não crescem muito), com uma lente Vivitar Series One 105mm f/2.5, mount Canon FD com adaptador. O ISO é 1600 ou 3200, não lembro.
- Calvin, meu gato, logo que comprei a câmera - ela está com firmware original nessa. A lente eu acho que é uma Canon FD 50mm 1.4.

Quanto à lente 14-42, ela é boa; não é excepcional, não é adequada para pouca luz por causa da abertura, mas para vídeo tem boa definição, e é estabilizada (faz muita diferença). Hoje eu uso a 14-42 nova que veio com minha GX7, é um pouco melhor, mas nada assim astronômico. Se conseguir ela barata, vale.

Adaptador, procure os para Nikon G - eles possuem um anel externo que encaixa no pino de abertura das lentes, permitindo que você abra ela inteira em um só movimento, e permite controlar a abertura de lentes Nikon G (que não possuem anel de abertura). A diferença de preço é pouca. Recomendo comprar no eBay - os que vendem no Mercado Livre são exatamente os mesmos adaptadores, mas pelo dobro (ou mais) do preço. Os adaptadores da Fotga geralmente são bons; se quiser um de qualidade um pouco melhor, recomendo o vendedor jinfinance no eBay: http://stores.ebay.com/rjcameraaccessorystore/ Os adaptadores dele são uma faixa acima de qualidade, comprei inclusive o Speedbooster Nikon dele e funciona bem. Se quiser o top do top em adaptadores / speedbooster, aí a marca é a Metabones.


Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2014, 08:01:03
Dicas do Marcio, como sempre preciosas... mas se tiver a oportunidade de comprar fora (por questão de preço) e não se incomodar em instalar hack, eu consideraria a G6. Ela apresenta um nível de ruído relativamente mais baixo que a GH2 e melhor latitude em video. A imagem em video dessa nova geração a partir da G6 (+GM1, GX7, GH3 e GH4) é um pouco mais 'limpa' que a geração da GH2. O ruído numa GH2 hackeada com alto bitrate é presente mas bem orgânico (o hack atua principalmente na captação dos detalhes e baixa compressão de imagem, evitando os artefatos de video). Na G6, que não é hackeável, o nível de ruído é mais suave já de fábrica. Lembrar também que uma camera não-hackeada vai te dar arquivos bem menores, o que pode ser uma vantagem.

Uma boa dica pra você, um pouco salgada é verdade, seria um Metabones Speedbooster Nikon-MFT. Uma G6 com uma 14mm f2.5 (só pra ter uma alternativa nativa e compacta) e o speedbooster para suas lentes Nikon seria 'o sonho'... Pesquise!  :ok:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/995465-REG/metabones_mb_spnfg_m43_bm1_nikon_g_to_micro.html
  vimeo     flickr     insta


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2014, 09:45:12
Na verdade não falei da G6 e da GX7 por um motivo: ele falou que deseja fazer um documentário na missão dele, então imagino que vai ser com câmera na mão e pessoas; aí um microfone externo shotgun é fundamental, e nem a G6 nem a GX7 possuem entrada para mic externo.

Se puder gravar o audio com uma fonte externa (tipo um Zoom H1 pendurado no hotshoe da câmera), então eu recomendo fortemente as duas. Nunca mexi com a G6, mas tenho a GX7 e para mim ela segue sendo uma das câmeras mais underrated do mercado. O vídeo dela é melhor que a minha GH2 com hack leve, especialmente em ISO alto, possui BEM menos ruído. E pelo tamanho (e por parecer uma câmera antiga) as pessoas não se intimidam com ela - ajudei um amigo a fazer uns vídeos para a Sony sobre a Copa, fiz tomada andando no meio das pessoas e elas literalmente não notavam.

O que eu queria é que a Olympus acertasse o modo de vídeo das câmeras dela...o estabilizador da E-M10, mesmo sendo só 3-axis, é impressionante - bate de longe o estabilizador OIS das lentes da Panasonic.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2014, 10:11:47
Marcio e Rinaldo,


Primeiramente, gostaria de agradecer muito por todas as dicas dadas pelos dois. Apesar de já fotografar há algum tempo, meu conhecimento em vídeo é praticamente zero.. rsrsr... Eu instalei o hack na minha D7000 tb, mas mesmo assim, quando comparo com vídeos até da T3i que temos aqui no trabalho, vejo que a D7000 não foi feita para vídeo. Ela dá muito ruído, além de não ter fotômetro/histograma no LV, etc.

Com certeza, assim que pegar a GH2, irei instalar o Hack, mas devo pegar um mais leve, pois estarei somente com meu Macbook de 2011 para editar (c/ FCPX)..rs

Vou ler mais a respeito das dicas passadas!!! Abs!
« Última modificação: 17 de Junho de 2014, 10:22:18 por marciocons »
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2014, 08:05:08
Fala pessoal, ontem adquiri minha GH2 com uma lente Olympus 14 56 2,8_3.5, com adaptador eletronico e um adaptador Novoflex pra usar minhas lentes da Nikon nela. O primeiro impacto foi ver o quanto  ela é pequena, fiqueii até meio bolado de usar minha 24 70 nela, por causa do peso.

Comoprei usada e já com algum hack, entretanto o dono não lembra o tipo de patch que foi usado. Como oude observar, o quefii usado foi um modificador da versao1,0 do firmware.  Posso atualizar para essa versão do Sanity 5.1 sem problemas?
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2014, 10:15:44
O Sanity 5.1 é baseado no firmware 1.1, então acho que é recomendável primeiro retornar o firmware 1.1 original e depois aplicar o Sanity.

How to restore the camera's stock (unhacked) firmware

Usually you can just flash an original Panasonic .bin file.
If that fails for any reason, use PTool to create a firmware image file with no modifications selected:
Run PTool.
Load the original Panasonic firmware .bin file.
Don't touch any of the check boxes in the PTool window: leave them as they are.
Save a new firmware .bin file.

Fonte: http://www.personal-view.com/faqs/ptool/ptool-faq
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2014, 10:16:54
E aí você até pode usar ela um tempo com o firmware original - já deve dar uma diferença notável pra D7000.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2014, 13:42:36
Com certeza a Panasonic tem um know how fantástico nesse ponto. Só faço vídeos amadores mas a qualidade e AF da GH3 e agora GH4 e GX7 são muito boas.

Se quiser manter em DSLR, aí eu sugiro a 70D.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2014, 16:02:45
Ja fiz os procedimentos e ja estou com o Sanity rodando na minha Gh2. Infelizmente, o tempo está horrível aqui no Rio e aindanao consegui fazer testes nela, mas mesmo dentro dd casa, já deu  para ver a  qualidade dela.
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Junho de 2014, 17:44:38
Senhores, a propósito, quais configurações de cores que costumam utilizar com esse hack sanity? Fiz alguns testes com o color profile em nature -2 -2 -2 -2, mas mesmo assim achei a imagem com bastante contraste.
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2014, 09:31:06
Senhores, a propósito, quais configurações de cores que costumam utilizar com esse hack sanity? Fiz alguns testes com o color profile em nature -2 -2 -2 -2, mas mesmo assim achei a imagem com bastante contraste.

Nunca cheguei a mexer muito com os profiles, mas geralmente o pessoal usa Standard, Smooth ou Nostalgic (acho que eu usava nostalgic). Aqui tem uma bos discussão sobre opções:

http://philipbloom.net/forum/threads/very-best-flat-picture-profile-for-the-gh2.2325/
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Junho de 2014, 09:36:01
Grande MÁRCIO,

Valeu novamente pela sua dica. Estou lendo um e-book que adquiri ontem sobre a GH2 para filmmaking do ANDREW REID.
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter