Autor Tópico: Cuidados com a Câmera e Lente  (Lida 1534 vezes)

renanrds

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Online: 26 de Maio de 2014, 15:24:14
Pessoal estou com dúvidas, e preciso da ajuda de vocês. Soube que as câmeras DSLR precisam de cuidados como limpeza das lentes e banho sol. Gostaria de saber se realmente é necessário isso, pois adquiri uma Canon T3i, e algumas lentes e nunca fiz nada do tipo. Se realmente for necessário gostaria que me dessem dicas de como fazer, se precisa de algum kit especifico de limpeza etc.

Desde já agradeço!  :ok:


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2014, 15:36:27
Se for nova, só manter e fazer limpezas periódicas do corpo em autorizadas, pois acho um pouco arriscado fazer em casa. Evitar locais úmidos e empoeirados, onde a proliferação de fungos é maior, e evitar de deixar a lente guardada por longos períodos. A melhor proteção contra o fungo é o uso da lente. :ok:


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2014, 18:09:32
Brasília - DF é um local pouco úmido (média relativa de 65% ~ 35% a.a.), logo gostaria de saber se existe a necessidade de cuidados adicionais (caixa translúcida + desumidificador) ou se deixar tudo na machila por um mês ou dois (o que não acontece) seria muito prejudicial a saúde ótica das lentes?
Tem um tópico muito bacana sobre o tema, mas peguei essa carona... Se não atrapalhar claro.  :)
« Última modificação: 26 de Maio de 2014, 18:30:03 por raphavalent »
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2014, 18:25:36
se deixa-la um mês guardada sem uso por um mês já é complicado, se for 2 meses então nem se fala, no caso a melhor maneira de evitar fungos é usa-la, caso não tenha a necessidade de usa-la e nem querer, peque ela deixa fora da caixa (bag) para pegar luz, pois fungos não se dão com a luz, por isso dão dicas de banho de sol.


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2014, 20:22:02
Teve um usuário aqui do fórum que indicou um aparelho chamado Mofin se não me engano, que filtra o ar eliminando fungo. Ai só colocar em uma caixa plástica e ligar. Os meus ficam em caixa plástica, mas, como aqui a umidade não é tão alta, ainda to tranquilo, mas, pretendo comprar um regulador. :ok:


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2014, 09:33:47
Todo material eletronico seja ele qual for demanda de cuidados especiais como limpeza. Se voce é do tipo que sai pra fotografar e deixa a camera na bolsa, voce é forte candidato a ter problemas como equipamento como fungos e bolor e depois que eles atacam nem sempre voce podera mais dar jeito.

Compre uma caixa plastica hermetica e ponha dissecante, desses que vendem em supermercados que retiram a umidade do ar e de um banho de sol periodico na camera  e lentes. Aqui no forum tem um topico extensivo com muitas dicas e cuidados com o equipamento.

Clique aqui e veja ----> http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18592.0


ssajorge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: "Diversão e Arte"
Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2014, 18:57:00
Concordo com o forista pedromartins021
O menlhor topico sob cuidados de armazenamento é o citado....
Jorge Augusto Soares - Cascavel - Pr
Like Canon... ...That it's all

VENDO - 6D NOVA:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=102878.0