Autor Tópico: Cartão não formata no PC.  (Lida 1460 vezes)

Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Online: 02 de Julho de 2014, 13:53:48
Salve!
Tenho duas cameras, uma Canon T3i que comprei ha uns seis meses e uma 60D que comprei com o Nakamura no mes passado. Ambas estão funcionando perfeitamente, porem estou estranhando uma coisa. Tenho dois cartões, um Transcend SD HC classe 10 16gb e um SanDisk Extreme SDXC i classe 10 64gb. O fato é  que ultimamente notei que ambos não estão sendo possivel formatar no pc, somente na propria camera. Tambem não consigo apagar as imagens atraves do pc, somente na camera. uso os dois nas duas cameras. As imagens são gravadas normalmente. Até um tempo atraz isso era possivel mas agora não mais. Quando tento formatar ou excluir as imagens pelo pc aparece uma mensagem informando que o dispositivo esta bloqueado contra gravação, mais estas opções não estão ativadas nem na camera nem no cartão. Usei um cartão microSD do meu celular para testar e formatei pelo pc, depois coloquei na camera e formatei e fiz uma foto, quando coloquei no pc novamente aconteceu o mesmo, o cartão pode mais ser formatado. Alguem ja passou por isso?
Grato se alguem ajudar.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2014, 13:59:46
O cartão tem uma travinha na lateral, verifique em que posição se encontra.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2014, 14:33:18
O cartão tem uma travinha na lateral, verifique em que posição se encontra.
A trava esta na posição desbloqueado.
Ja usei nas duas posições e o resultado é o mesmo.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2014, 15:13:00
Branco, esse bloqueio do cartão se dá por hardware, não tem nada a ver com a formatação. E ao contrário do que muita gente pensa, a chave para bloquear um cartão não está no cartão, mas sim no leitor.

Aquela travinha na realidade não é uma trava, é simplesmente um pedacinho de plástico sem conexão interna nenhuma. Quando vc insere o cartão, se esta trava estiver na posição "desbloqueado" ele empurra uma chave dentro do leitor e este entende que o cartão está desbloqueado. Se a trava estiver na posição "bloqueado" ou não existir, o circuito dentro do leitor fica aberto e ele entente que o cartão está bloqueado.



Eu tinha um Sandisk que não sei porque motivos acabou caindo a tal trava. O cartão estava inutilizado, dava mensagem de cartão bloqueado tanto no computador quanto na câmera. Peguei um fósforo, fiz uma travinha de madeira, colei com super bonder e estou utilizando até hoje :)

Sabendo disso, existe uma grande possibilidade que o problema seja o leitor de cartão do teu computador, e não os cartões em si.

Abçs
« Última modificação: 02 de Julho de 2014, 15:13:45 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2014, 15:15:16
Não estou entendendo prq vc quer formatar os cartões no computador, quando o ideal é formatar mesmo direto na camera.  :ponder:


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2014, 15:29:03
Tenta baixar o EASEUS Partition Master e formatar por ele.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2014, 15:46:23
Branco, esse bloqueio do cartão se dá por hardware, não tem nada a ver com a formatação. E ao contrário do que muita gente pensa, a chave para bloquear um cartão não está no cartão, mas sim no leitor.

Aquela travinha na realidade não é uma trava, é simplesmente um pedacinho de plástico sem conexão interna nenhuma. Quando vc insere o cartão, se esta trava estiver na posição "desbloqueado" ele empurra uma chave dentro do leitor e este entende que o cartão está desbloqueado. Se a trava estiver na posição "bloqueado" ou não existir, o circuito dentro do leitor fica aberto e ele entente que o cartão está bloqueado.



Eu tinha um Sandisk que não sei porque motivos acabou caindo a tal trava. O cartão estava inutilizado, dava mensagem de cartão bloqueado tanto no computador quanto na câmera. Peguei um fósforo, fiz uma travinha de madeira, colei com super bonder e estou utilizando até hoje :)

Sabendo disso, existe uma grande possibilidade que o problema seja o leitor de cartão do teu computador, e não os cartões em si.

Abçs
Mesma tecnologia dos disquetões de 5 1/4. Para proteger usava-se um furador de papel, e para permitir a gravação, um pedaço de durex.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2014, 14:22:32
Não estou entendendo prq vc quer formatar os cartões no computador, quando o ideal é formatar mesmo direto na camera.  :ponder:
Não é que eu queira formatar o cartão pelo pc, so não entendo por que ele não faz mais isso. Pois geralmente quando eu passo as fotos para o pc, excluía logo elas. Porem agora não é mais possivel. Somente atraves da propria camera. Quando vou la em propriedade do arquivo a opição marcada é "Arquivo morto" desmarco esta opção e marco a "somente leitura" e o sintema não aceita.  So não entendo por que isso acontece somente com os cartões dessas duas cameras. Outros cartões esta normal.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #8 Online: 13 de Julho de 2014, 14:18:40
Problema descoberto. É o leitor de cartão do que esta com problemas.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/