Autor Tópico: Problema com cliente... o que fazer?  (Lida 4181 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 18 de Junho de 2014, 11:18:53
Acho que  voces estão se apegando demais ao contrato. Nesse tipo de situação o cliente não se atém ao contrato, mas ao que ele acha que é melhor pra ele. Nesses casos uma conversa pode ser mais util do que as questões contratuais.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #16 Online: 18 de Junho de 2014, 11:27:47
Eu fotografei muitos casamentos, fiz coberturas de shows e eventos diversos. Sempre me preocuopei com as questões legais e trabalhava com um advogado que preparava meus contratos com clientes. Aprendi nessa história que o mais importante não são as fotos entregues (ou não), mas o uso que se fará delas.

É importante constar no contrato que você é o autor das imagens, inquestionavelmente, e que essa autoria não é cedida de forma nenhuma, mesmo na relação com o consumidor. Você como autor permite o uso para determinados fins durante um determinado tempo. Isso é muito importante. Nos meus contratos, eu estabelecia quais fotos estavam liberadas para publicação (as que eu havia tratado) e entregava todas as fotos. Para clientes institucionais é possível eles trabalharem as fotos depois com uma agência ou escritório de design. Mas é muito importante que o uso das imagens esteja bem claro.

Outro ponto que acho interessante é a cessão dos direitos de utilização do cliente para você. Neste caso é importante deixar claro que você poderá utilizar as fotos como material promocional seu, seja em anúncios em revistas, internet, etc. Conheço uma galera que se ferrou por publicar anúncios com noivas que não consentiram com a utilização de sejas imagens.  :aua:

Neste segundo acordo, eu acho super viável especificar que as fotos não possuem cessão ou permissão para serem veiculadas. E não colocaria marca dagua não.


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #17 Online: 18 de Junho de 2014, 11:30:24
Nesses casos uma conversa pode ser mais util do que as questões contratuais.

Isso é válido até se chegar aos tribunais. Os contratos são pensados e escritos como forma de evitar futuros dissabores em tribunais. A melhor coisa é deixar tudo o mais detalhado possível em contrato sim.

Eu tenho em meus contratos uma cláusula, por exemplo, que regula por quanto tempo eu sou obrigado a manter os arquivos íntegros. Vai que uma noiva ame cobre os originais daqui a 20 anos? Imagina explicar isso em um tribunal! :ponder:


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 18 de Junho de 2014, 21:00:27

cara.. os 3mb até concordo e apoio, talvez até menos que isso.. mas a assinatura e o proibido divulgação só vão fazer ela ficar mais irritada..

na cabeça dessas pessoas, ela pagou pelas fotos, é ela que está nas fotos, e por isso não existe isso de proibido divulgação... ela tem 40 fotos bonitas e bem finalizadas pra escolher, mas com certeza vai escolher das outras pra colocar no facebook.. rs..

Concordo com o Luciano, acho que seria válida só a marca d'água, mesmo que bem grande. Esse proibida a divulgação vai deixar a mulher por conta, e vai acabar dando no mesmo de você não ter entregue.


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #19 Online: 18 de Junho de 2014, 23:28:44
Teria como colocar uma cláusula dizendo que as fotos que não foram para o trabalho final, seja por não se enquadrarem tecnicamente ou esteticamente, são descartadas na ilha de edição?


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #20 Online: 18 de Junho de 2014, 23:31:06
Assim não teria um brecha para o cliente pedir as fotos "ruins", pois elas seriam excluídas já no workflow de edição.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #21 Online: 19 de Junho de 2014, 01:54:13
na verdade eu ja cheguei na conclusao, o cliente nao escolhera mais foto alguma... sempre achei o fim do mundo o cliente ver um trabalho nao finalizado antes de receber o pronto. Isso da mais margem ainda pro "ah, depois voce ajeita no photoshop". Entao a partir de agora, se o cliente fizer questao de escolher algo, sera combinado algum dia no estudio, ele escolhera e eu falarei que vou excluir o restante, assim nao tem mais galho.

Quanto ao restante das fotos, colocarei no contrato em advogadês que nao entrego nenhuma foto sem finalizaçao, caso o contratante queira alguma foto a mais do restante, terá que pagar algum valor estabelecido por imagem para eu tratar e entregar.

Quanto a marca d'agua, o cliente disse que nao iria publicar as imagens, e falou que queria para arquivo pessoal, nao falou nada a respeito do acordo assinado. Quanto a marca d'agua propria, nao arriscaria colocar pois é capaz dela por essa imagem no facebook e futuros clientes acharam que a aquela foto sem finalizaçao com marca dagua é entregue assim por mim, assim eu me resguardo de que ela nao publicará, se nao gostar, infelizmente nao posso fazer nada, sem aquela marca dagua só as finalizadas :)
@jacobfotografiacriativa


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #22 Online: 19 de Junho de 2014, 07:07:05
na verdade eu ja cheguei na conclusao, o cliente nao escolhera mais foto alguma... sempre achei o fim do mundo o cliente ver um trabalho nao finalizado antes de receber o pronto. Isso da mais margem ainda pro "ah, depois voce ajeita no photoshop". Entao a partir de agora, se o cliente fizer questao de escolher algo, sera combinado algum dia no estudio, ele escolhera e eu falarei que vou excluir o restante, assim nao tem mais galho.

Quanto ao restante das fotos, colocarei no contrato em advogadês que nao entrego nenhuma foto sem finalizaçao, caso o contratante queira alguma foto a mais do restante, terá que pagar algum valor estabelecido por imagem para eu tratar e entregar.

Quanto a marca d'agua, o cliente disse que nao iria publicar as imagens, e falou que queria para arquivo pessoal, nao falou nada a respeito do acordo assinado. Quanto a marca d'agua propria, nao arriscaria colocar pois é capaz dela por essa imagem no facebook e futuros clientes acharam que a aquela foto sem finalizaçao com marca dagua é entregue assim por mim, assim eu me resguardo de que ela nao publicará, se nao gostar, infelizmente nao posso fazer nada, sem aquela marca dagua só as finalizadas :)
Cara,
No seu caso, eu entregaria 100% o que está pactuado no contrato. Entregaria o resto sem tratamento em jpg com resolução baixa e sem assinatura. As Nikon tem um esquema de autoria da foto, que quando ela é divulgada no Facebook, sai o seu crédito no post, vale a pena utilizar este recurso. Eu não colocaria marca d'água, a cliente vai ficar p... e não vai adiantar nada o teu stress de agora.
Mudar o teu fluxo de trabalho também é legal. Escolher as 40 fotos e fazer aquele esquema do LR com X e P, escondendo automaticamente as excluídas, assim a cliente já vê tudo sumindo na frente dela!
Outra coisa a adicionar no seu contrato.
As fotos não selecionadas serão apagadas e não estarão mais disponíveis após a reunião de seleção.
Como você mora em cidade pequena, não pode se dar ao luxo de arranjar confusão...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #23 Online: 19 de Junho de 2014, 09:05:51


As Nikon tem um esquema de autoria da foto, que quando ela é divulgada no Facebook, sai o seu crédito no post,

Como funciona isso? Confesso que nunca vi.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #24 Online: 19 de Junho de 2014, 10:04:08
Como funciona isso? Confesso que nunca vi.

Pode colocar esses parâmetros em qualquer foto através do Bridge (acredito que o LR tb faça) pela aba de meta dados IPTC Core, sai no post mas tb nada impede da pessoa apagar o texto antes de publicar... na Nikon não sei como funciona, mas na Canon pode tb através do programa nativo da Camera nomear sua DSLR (colocando seu nome, contato, até mesmo site se preferir), e vai funcionar da mesma forma  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #25 Online: 19 de Junho de 2014, 10:40:18
Não entendi bem mas vou dar uma fuçada. Valeu.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 19 de Junho de 2014, 11:44:59
Entrega o que está no contrato.
ia dizer exatamente isso
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #27 Online: 19 de Junho de 2014, 15:45:56
Pope, eu ja fazia isso... nao adiantava nada, os clientes ou apagavam ou no publicar no instagram da vida ou editar nos Picasa saia...
@jacobfotografiacriativa


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #28 Online: 19 de Junho de 2014, 16:03:21
Pode colocar esses parâmetros em qualquer foto através do Bridge (acredito que o LR tb faça) pela aba de meta dados IPTC Core, sai no post mas tb nada impede da pessoa apagar o texto antes de publicar... na Nikon não sei como funciona, mas na Canon pode tb através do programa nativo da Camera nomear sua DSLR (colocando seu nome, contato, até mesmo site se preferir), e vai funcionar da mesma forma  :ok:

Pelo LR também... é só configurar os metadados na importação.. se não colocar na importação, pode colocar depois tb.. Mas é como o Leo falou, nada impede dela excluir na hora de publicar.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #29 Online: 22 de Junho de 2014, 23:41:07
Já me pediram isso também algumas vezes, pra entregar as fotos não-tratadas.
Expliquei que eu clicava umas 6 ou 7 vezes por pose, pra aproveitar o melhor clique, o melhor enquadramento, etc, e que das 300 fotos tiradas, umas 40 eram boas e as restantes eram versões não-tão-boas delas. Essa história não é 100% mentira nem 100% verdade, mas em todas as vezes a pessoa concordou que não fazia sentido nenhum pegar um monte de foto ruim e desistiu.
Isso foge da minha compreensão: por que alguém quer 300 fotos ruins sendo que o André entregou 40 fotos tops, tratadinhas no album e tudo mais?
Eu também sou a favor de entregar poucas fotos por ensaio, 50 no máximo. Um casal de amigos casou recentemente (eu tava doido pra fotografar o casamento deles, mas fui padrinho, aí não deu kkkk) e no ensaio romântico o fotógrafo entregou umas 200 fotos, todas tratadas, e bem tratadas, o cara é bom. Eu perguntei pra eles se eles tinham gostado do ensaio, e eles falaram que tinham umas 50 fotos que gostaram muito, e o restante nem tanto. Acho que se ele tivesse entregado somente as 50 melhores, o resultado final do trabalho teria sido melhor, pois a resposta teria sido "gostamos de todas!".
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante