Autor Tópico: Problema com cliente... o que fazer?  (Lida 4211 vezes)

ssajorge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: "Diversão e Arte"
Resposta #30 Online: 23 de Junho de 2014, 09:43:57
Já me pediram isso também algumas vezes, pra entregar as fotos não-tratadas.
Expliquei que eu clicava umas 6 ou 7 vezes por pose, pra aproveitar o melhor clique, o melhor enquadramento, etc, e que das 300 fotos tiradas, umas 40 eram boas e as restantes eram versões não-tão-boas delas. Essa história não é 100% mentira nem 100% verdade, mas em todas as vezes a pessoa concordou que não fazia sentido nenhum pegar um monte de foto ruim e desistiu.
Isso foge da minha compreensão: por que alguém quer 300 fotos ruins sendo que o André entregou 40 fotos tops, tratadinhas no album e tudo mais?
Eu também sou a favor de entregar poucas fotos por ensaio, 50 no máximo. Um casal de amigos casou recentemente (eu tava doido pra fotografar o casamento deles, mas fui padrinho, aí não deu kkkk) e no ensaio romântico o fotógrafo entregou umas 200 fotos, todas tratadas, e bem tratadas, o cara é bom. Eu perguntei pra eles se eles tinham gostado do ensaio, e eles falaram que tinham umas 50 fotos que gostaram muito, e o restante nem tanto. Acho que se ele tivesse entregado somente as 50 melhores, o resultado final do trabalho teria sido melhor, pois a resposta teria sido "gostamos de todas!".

 :ponder: concordo com seu ponto de vista, questão de marketing pessoal
Jorge Augusto Soares - Cascavel - Pr
Like Canon... ...That it's all

VENDO - 6D NOVA:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=102878.0


spiderpoison

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #31 Online: 24 de Junho de 2014, 09:15:06
Eu tiro fotos por hobby mas já tive outras atividades com o envolvimento direto com os clientes e, o que eu aprendi, é que muitas vezes vale a pena abrir mão de uma coisa ou outra para não ficar com o nome queimado por ai.

Então ao fornecer as fotos que não foram tratadas diga que não faz isso e não está em contrato mas está fazendo para que ela divulgue seu trabalho para mais pessoas e bla bla bla ... Faça uma média e nos próximos contratos se previna contra este tipo de problema.

Por outro lado se o seu contrato diz que você entregará apenas 40 fotos, entregue as 40 e cobre pelas outras, caso ela queria pagar entregue, é seu direito já que está previsto a entregar de apenas X fotos. Lembre-se de fazer um aditamento do contrato caso venda as outras fotos.

Antes de conseguir chegar no meu contrato final com os clientes eu bati a cabeça por um ano pois a gente sempre esquece alguns detalhes, então o contrato é algo que sempre deve ser corrigido quando há a necessidade.

O lado ruim de fazer "favores" por ai é que o cliente sempre vai achar que está no seu direito e querer coisas que não estão acordadas, então o melhor a fazer é evitar problemas para não perder clientela e ir ajeitando o contrato até não ter este problema.


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 13 de Julho de 2014, 21:47:00
Entrega o combinado e reduz o resto.