Autor Tópico: Problema com cliente... o que fazer?  (Lida 4179 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 16 de Junho de 2014, 19:35:04
Estou tendo um problema sério com uma cliente de um ensaio..

Desde sempre eu vendo meus pacotes com o ensaio completo, uma média entregue de 35/40 fotos finalizadas tanto no album como em formato digital para a entrega pro cliente. Porém, a cliente entendeu tudo errado(ou esta se fazendo de desentendida) e falando que eu disse que entregava TODAS as fotos, inclusive as nao finalizadas.

O que fazer? Entregar tudo? Ou manter o que sempre fiz para todos os clientes que sempre pagaram o mesmo valor, sempre receberam dessa forma e nunca reclamaram?
@jacobfotografiacriativa


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2014, 19:37:14
Estou tendo um problema sério com uma cliente de um ensaio..

Desde sempre eu vendo meus pacotes com o ensaio completo, uma média entregue de 35/40 fotos finalizadas tanto no album como em formato digital para a entrega pro cliente. Porém, a cliente entendeu tudo errado(ou esta se fazendo de desentendida) e falando que eu disse que entregava TODAS as fotos, inclusive as nao finalizadas.

O que fazer? Entregar tudo? Ou manter o que sempre fiz para todos os clientes que sempre pagaram o mesmo valor, sempre receberam dessa forma e nunca reclamaram?
Entregue tudo e deixe bem claro que nao costuma fazer isso. Pra se houver uma proxima vez ela já saber disso. Não vale a pena discutir com clientes. A gente sempre sai perdendo nessa historia.
Não perca tempo tratando todas as fotos. Somente o numero combinado.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2014, 19:49:39
pois é... foi o que meu instinto nesses poucos minutos aqui falaram...

Vou entregar as 40 fotos combinadas bem tratadas, bem finalziadas, com o album diagramado no meu padrao de trabalho... as outras ja estou exportando em 3mp com uma marca dagua escrita "proibida divulgaçao" e vai ser isso ae
@jacobfotografiacriativa


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2014, 19:59:08
pois é... foi o que meu instinto nesses poucos minutos aqui falaram...

Vou entregar as 40 fotos combinadas bem tratadas, bem finalziadas, com o album diagramado no meu padrao de trabalho... as outras ja estou exportando em 3mp com uma marca dagua escrita "proibida divulgaçao" e vai ser isso ae
hehe. Boa ideia. Fala pra ela que ta sem tratamento e que voce cede a ela com a condição de que não divulgue em redes sociais.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2014, 19:59:56
Quanto menos nos estressarmos no trabalho, melhor ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Carlos Forti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2014, 20:44:37
Você fez um contrato com ela? Não sou fotógrafo profissional, mas como desenvolvedor sei que sempre temos que deixar o máximo possível de detalhes definidos no contrato.
Analista de sistemas, consultor de TI, desenvolvedor e fotógrafo amador... Lendo e aprendendo

Canon T3i + EF-S 18-55mm + Flash Yongnuo YN-468-II


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2014, 22:08:45
Entrega o que está no contrato.

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2014, 22:31:26
Entregue tudo e deixe bem claro que nao costuma fazer isso. Pra se houver uma proxima vez ela já saber disso. Não vale a pena discutir com clientes. A gente sempre sai perdendo nessa historia.
Não perca tempo tratando todas as fotos. Somente o numero combinado.


Sou dessa opinião também. Deixa bem claro pra ela que "o combinado eram 40 fotos, mas vou abrir uma exceção pra você por conta do mal-entendido". Se arrumar briga, ela vai queimar seu filme com outras possíveis clientes, não vale a pena. Trate só as 40 fotos combinadas, se ela quiser que trate o resto, mediante pagamento. Eu mandaria sem marca d'água mesmo, mas em tamanho reduzido que não permita impressão.


E sempre faça um contrato, pra se precaver desse tipo de situação.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2014, 23:19:47
caraca isso é uma merda msmo...
sempre aparece uns desses.

achei a ideia dos 3M + marca d'água excelente.... :ok:


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2014, 23:28:08
entrega tudo e caso não tenha feita um contrato passe a fazer de agora por diante, e assim estando tudo específico no contrato não tem como o contratante reclamar, e em questão dessa reclamante em especial, entrega tudo porém faça também um contrato, explicando oque foi feito tudo direitinho, para amanhã ou depois ela não tentar reclamar judicialmente. :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2014, 00:06:53
tenho o contrato sim, sempre faço pros clientes, nele especifica que eu entrego as 40 fotos em formato digital e no fotolivro, tratadas e finalizadas... PORÉM, nao diz que nao entrego o restante, o que terei que alterar a partir do proximo job pois até hoje nunca tinha acontecido uma merda dessas comigo... e segundo o cliente; eu falei que entregava tudo, coisa que sei e tenho consciência plena que nunca falei, pois nunca fiz, nem quando era amador e fotografava ensaios de graça e falando bem a real acho isso uma atitude extremamente anti-profissional e sempre achei muito escroto fotografo que entrega job sem finalizar, pra mim é trabalhar pela metade.

Gravei um DVD com todas as fotos, uma marca d'àgua pequena em baixo escrito "Proibida Reprodução" e preparei um acordo escrito especificando que o cliente tem plena consciencia de que as fotos nao estao finalizadas e de que nao é permitida a divulgaçao em midia de nenhum tipo, nem impressa, nem digital, nem redes-sociais, e que o cliente é responsavel pela midia entregue e que nao sera entregue outra.

Acharam que exagerei? Amanhã minha namorada (e sócia do estudio) ira cuidar dessa parte, achei o acordo necessario pra me precaver e deixar bem claro que nao concordo com a atitude, e me dar respaldo a ligar pro cliente e pedir pra apagar as fotos caso eu vejo elas circulando pelas redes sociais, ja que pelo jeito, boca-boca nao vale nada e as pessoas entendem como querem, infelzmente.
@jacobfotografiacriativa


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2014, 07:41:57
as outras ja estou exportando em 3mp com uma marca dagua escrita "proibida divulgaçao" e vai ser isso ae

cara.. os 3mb até concordo e apoio, talvez até menos que isso.. mas a assinatura e o proibido divulgação só vão fazer ela ficar mais irritada..

na cabeça dessas pessoas, ela pagou pelas fotos, é ela que está nas fotos, e por isso não existe isso de proibido divulgação... ela tem 40 fotos bonitas e bem finalizadas pra escolher, mas com certeza vai escolher das outras pra colocar no facebook.. rs..
« Última modificação: 17 de Junho de 2014, 07:47:57 por Luciano.Queiroz »


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2014, 07:49:53
Passei por uma situação bem parecida.

Só entrego as fotos editadas, num número determinado, em alta e baixa resolução (esta com marca d'água) em um DVD. A cliente, uma advogada, solicitou TODAS as fotos do ensaio de sua filha. Sem crise, adicionei a condição no contrato que entregaria todas as fotos referentes àquele ensaio.

Antes de iniciar a edição já exporto todas as fotos (crua e do jeito que vieram da câmera) em formato JPEG mas com qualidade em 30%, 70 dpi e tamanho de 400 x 300px.

Sendo assim, não deixei de entregar todas as fotos à ela, mas em um tamanho que ela não conseguirá imprimir e nem postar, já que a qualidade não está lá aquelas coisas. E o detalhe é que não tem edição alguma... daí ela vê o quanto as fotos devem ser trabalhadas para que fique no resultado final entregue. Ela ficou só com o registro, porém sem contestar já que as fotos foram entregues.

Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


ssajorge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: "Diversão e Arte"
Resposta #13 Online: 18 de Junho de 2014, 10:46:15
Passei por uma situação bem parecida.

Só entrego as fotos editadas, num número determinado, em alta e baixa resolução (esta com marca d'água) em um DVD. A cliente, uma advogada, solicitou TODAS as fotos do ensaio de sua filha. Sem crise, adicionei a condição no contrato que entregaria todas as fotos referentes àquele ensaio.

Antes de iniciar a edição já exporto todas as fotos (crua e do jeito que vieram da câmera) em formato JPEG mas com qualidade em 30%, 70 dpi e tamanho de 400 x 300px.

Sendo assim, não deixei de entregar todas as fotos à ela, mas em um tamanho que ela não conseguirá imprimir e nem postar, já que a qualidade não está lá aquelas coisas. E o detalhe é que não tem edição alguma... daí ela vê o quanto as fotos devem ser trabalhadas para que fique no resultado final entregue. Ela ficou só com o registro, porém sem contestar já que as fotos foram entregues.

Cara, algumas pessoas já vão más intencionadas,
Não eu não fugiria do que está descrito no contrato!
Outra mesmo que você altere as características de resolução das
Fotos, sugeriria colocar isso no contrato para que o cliente não possa lhe questionar depois....
Quanto mais transparência e profissionalismo, melhor!
Jorge Augusto Soares - Cascavel - Pr
Like Canon... ...That it's all

VENDO - 6D NOVA:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=102878.0


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #14 Online: 18 de Junho de 2014, 11:12:18


tenho o contrato sim, sempre faço pros clientes, nele especifica que eu entrego as 40 fotos em formato digital e no fotolivro, tratadas e finalizadas... PORÉM, nao diz que nao entrego o restante, o que terei que alterar a partir do proximo job

Ainda estaria em tempo de dizer que você não salva as fotos que não são representativas do seu trabalho?

De qualquer forma, eu tomaria muito cuidado ao reescrever o contrato. Não seria interessante dizer "Entrego somente as 40 fotos, e as demais são só minhas e você não tem nenhum direito sobre elas." Isso pode deixar algumas pessoas desconfiadas,  ou mesmo dar a ideia pra quem nem se toca que existem muitas fotos mais além das entregues.

Eu optaria por algo do tipo:
"Ao final deste contrato o contratado se compromete a entregar os seguintes itens: x, yahoo e z. "

E em outro parágrafo, de preferência longe desse, "O escopo dos serviços se limita aos itens descritos no item XX, não cabendo ao contratado qualquer outra obrigação."
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube