Autor Tópico: Foto em preto e branco  (Lida 2899 vezes)

Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Junho de 2014, 23:22:08
Boa noite...

Gostaria de uma ajuda quanto a configuração da câmera para tirar fotos em preto e branco (contraste, nitidez, etc...). Tenho lido alguns comentários em que uma boa foto em preto e branco, tem que ser tirada colorida... ou seja, tratada e transformada em preto e branco. Concordam? Eu acho que não.

Se alguém puder me ajudar a entender melhor a configuração e dizer se é um mito ou não que todas as fotos devem ser sempre coloridas, agradeceria muito...

Outra coisa, porque fotografar em RAW? É muita diferença em relação ao JPG?

Obrigado,
Natã Gonçalves


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2014, 23:39:36
Boa noite...

Gostaria de uma ajuda quanto a configuração da câmera para tirar fotos em preto e branco (contraste, nitidez, etc...). Tenho lido alguns comentários em que uma boa foto em preto e branco, tem que ser tirada colorida... ou seja, tratada e transformada em preto e branco. Concordam? Eu acho que não.

Se alguém puder me ajudar a entender melhor a configuração e dizer se é um mito ou não que todas as fotos devem ser sempre coloridas, agradeceria muito...

Outra coisa, porque fotografar em RAW? É muita diferença em relação ao JPG?

Obrigado,
Natã Gonçalves

Nem concordo e nem discordo. Uma boa foto pode sair preto e branco direto da câmera e pode ser tratada. A questão é que tendo o RAW da foto, vc tem milhões de possibilidades a mais de fazer uma boa edição


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2014, 00:51:38
Bom, acho que esse espaço aqui não seja adequado, o melhor seria edição de imagens. Enfim, nas cameras mais avançadas, pelo menos, acho que nem existe a opção de fotos direto em P&B (embora não tenha certeza absoluta disso). Acontece que hoje, com tanta opção de programa de edição, é desnecessário fazer fotos em preto e branco.

Quanto ao RAW, usam uma comparação muito boa para ilustrar. O RAW é como se fosse o negativo, usado antigamente, e o JPEG seria a foto já revelada. Ou seja, o RAW ainda guarda algumas informações que podem ser editadas futuramente, e o JPEG já deixa a imagem pronta de acordo com as configurações da câmera. Por isso recomendam usar o RAW, pois você consegue ter uma gama ampliada de possibilidades de edição, com pouca, ou quase nenhuma perda de qualidade. :ok:
« Última modificação: 08 de Junho de 2014, 00:54:21 por grigoni »


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2014, 08:43:44
... Obrigado pela resposta...

Acho que terei que começar a tirar fotos em RAW para ver como fica. De fato preciso dizer que nunca tirei fotos no formato RAW.

Algum programa específico que seja bom, mas que não seja pago?


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2014, 09:21:14
Na forma de Jpg, rendem excelente fotos em preto e branco. Basta tratar e chegar no resultado que melhor agrade ao cliente.
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


ROGÉRIO-RJ

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2014, 10:03:13
Tire sempre em RAW. Dessa forma você manterá o máximo de detalhes no arquivo criado, o que permitirá maiores possibilidades no pós-tratamento e na conversão para PB (se for o desejo). Não é qualquer foto que possui potencial para a conversão para PB. Um dos principais aspectos para o sucesso de uma foto em PB é o contraste, já que numa foto em PB as cores são convertidas em tons de cinza. Caso não haja contraste suficiente entre as cores, não haverá variações significativas dos tons de cinza. Por exemplo, quando convertidas em PB, haverá pouca ou nenhuma diferença entre uma cor primária e sua secundária (como o vermelho e o magenta).
« Última modificação: 08 de Junho de 2014, 10:18:23 por ROGÉRIO-RJ »
Amador / Entusiasta
Canon 5DC e 5D MKII - Canon 24-85 f3.5-4.5 - Canon 100L f/2.8 macro - Sigma Art 50mm f/1.4 - Manual Zuiko 50mm f/1.4 - Manual Fujinon EBC 50mm f/1.4 - yashinon 28mm f/2.8 - helios 58mm f/2 -Yashinon 28mm DS-M f/2.8 - Meyer Optik Görlitz 200mm f/4

https://www.flickr.com/photos/rogerio_rj/


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2014, 18:27:26
Algum programa específico que seja bom, mas que não seja pago?

Comprar uma câmera altamente desenvolvida e não fotografar em RAW é igual comprar uma Ferrari e andar com pneu recauchutado...

Fotografar em JPEG só se justifica pela urgência do momento, quando você precisa da foto na mesma hora pra enviar pra alguém pra imprimir, etc.. Em todas as outras situações, o RAW é extremamente superior...

Sobre o programa, o próprio DDP da Canon que vem no CD da sua câmera é muito bom, e gratuito..


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2014, 12:06:08
amigo é relevante a sua questão. Como novato não tenho uma visão técnica de uma imagem em diferentes formatos, dependendo da situação acredito ser possível criar bons trabalhos com Jpeg. Mas certamente a imagem RAW deve ser usada para garantir a melhor qualidade.   
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2014, 14:22:18
Você pode configurar alguns aspectos para fotografia em preto e branco nos pictures style da câmara, e se você estiver satisfeito com o resultado, não tem problema algum se o formato escolhido for jpg.
No entanto, se você gostaria de testar como aquela foto ficaria, utlizando um outro filtro (no picture style você pode escolher um entre quatro diferente, e depois tirado a foto não tem como voltar atrás), ou alterando todos os parametros da foto de maneira não destrutiva, nesse caso, o seu formato deve ser o raw!!!
A dica é, se você pretende extrair o máximo de sua câmara, quer ter o máximo de liberdade criativa e não tem medo do pós processamento, o raw é o seu formato.
Por outro lado, se você está satisfeito com o resultado médio (que o engenheiro do fabricante decidiu que atenderia o maior número de usuários), não pretende editar ( ou acha que só vai editar o básico do básico), o formato jpg pode ser o suficiente para você...
Mas não se engane, a maioria das fotos bacanas que vemos por aí, mesmo aquela foto B&W do tempo do filme, sofreu edição. Ou você acha que os figurões da fotografia deixavam o filme para revelar o Laboratório da esquina?

Algun exemplos

de http://blog.chasejarvis.com/blog/2009/11/purists-beware/



dehttp://petapixel.com/2013/09/12/marked-photographs-show-iconic-prints-edited-darkroom/
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


Christian Franca

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2014, 12:35:28
Antonio_MF, que explicação bacana!!!! :clap: :clap:
E pegando carona no que você falou sobre revelação, é a mais pura verdade... não adianta nada você ter todo um cuidado na hora de fazer a imagem e gastar horas fazendo um tratamento perfeito se não escolher com cuidado o laboratório que fará a ampliação..


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #10 Online: 18 de Junho de 2014, 17:32:39
Verdade!
Souza Ramos - Campo de Marte - SP