Autor Tópico: Prós e contras de equipamentos para gravação de vídeo e fotos em salas de aula.  (Lida 3260 vezes)

ajfidelis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Bom dia a todos;

Há algum tempo leio e pesquiso sobre equipamentos para gravação de vídeos (para ser usados em sala de aula) - se possível que obtenha fotos durante a filmagem - e que possa servir como equipamento para videoaulas e para obter fotos particulares, permitindo que possa aprender sobre fotos e filmagens.
Tenho um amigo fotógrafo e outros dois colegas que fotografam que  estão presos à marca dos equipamentos que usam. Troco ideias com eles, mas não suprem minha necessidade, pois não gravam vídeos.

Cheguei aos equipamentos: 70D, GH3, G6, A77, A6000 e J3/J4/V3.
- As três primeiras (70D, GH3, G6) interessam mais pelo LCD articulado - bom para as videoaulas -, ter entrada para microfone e tela touch - que acredito facilite o foco num primeiro momento, "errando" menos.
- A A77 - não markII - não tem touch, mas tem os outro recursos.
- A A6000 por ser mais recente, porém não tem entrada para microfone - acredito que exista um adaptador para isso - nem touch, mas o foco parece ser muito rápido.
- As J3/J4/V3 devido à possibilidade de gravação em 1200 fps - uma delas será comprada, só não sei se será a primeira.

Sei da diferença de tamanho dos três sensores diferentes - APS-C, M43 e 1" - da variação de ISO - acredito que vá precisar de valores intermediários para gravações de aulas à noite, com luz artificial -, os pontos de foco ajudam - mas acredito que não seja um fator tão importante -, alto fps em fotos e vídeos interessam - porém posso saciar essa necessidade num futuro segundo equipamento. Lentes são essenciais, porém serão adquiridas aos poucos, conforme necessidades e interesses.

As perguntas:

- Na prática, o que devo levar em consideração na compra do equipamento? - objetivo principal são fotos e vídeos em salas de aula e videoaulas. Na teoria eu entendo um pouco dos equipamentos, mas nunca usei nenhum, então não sei o que de fato interferirá no resultado final. Outras sugestões são bem-vindas.

- Aos que têm os equipamentos supracitados, sugerem eles para minhas necessidades? Se possível citem vantagens e/ou desvantagens do uso prático de cada um.

Agradeço a atenção.
« Última modificação: 17 de Junho de 2014, 18:39:35 por ajfidelis »


Elias AE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  Eu ficaria entre a 70D e a GH3, para vídeo a 70D é melhor se vc quiser filmar na mão.... a GH3 deve ter mais sharp,, mas teria q usar ela com um tripé.
  Para gravar o áudio das aulas eu usaria um gravador externo com lapela ou lapela sem fio.
  Para fotos eu ficaria com a 70D sem dúvidas.
  Os suprimentos da Canon e mais fácil de achar que os da Panasonic.
 Isso é oq eu sei  ;)


ajfidelis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Eu estou mais mesmo para GH3 e 70D - nesta ordem. Em sala de aula usarei sim tripé e microfone de lapela - ainda não procurei por modelos ainda, mas preferencialmente sem fio.
Na verdade, pelo que andei pesquisando, os suprimentos da Canon são menos difíceis de achar. O comum, todos têm. O diferente quase que inevitavelmente tem de vir de fora.


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
A GH3 é a melhor opção, híbrida video/foto por natureza. Sem limite de gravação, 1080p real, slowmotion, entrada de microfone, saida de fone de ouvido, viewfinder eletrônico, indicador de nível, etc... Pra foto elas são bem parecidas, é só comparar o desempenho dos sensores no site especializado DxOmark. A seu favor a Canon tem a disponibilidade e o preço, que são fatores importantes, admito. Eu trabalho com as GHs da Panasonic desde 2010 e recomendo de olhos fechados. Precisa ver também as lentes, pois isso pode ser determinante... mas Canon tem muito mais opção, é verdade.

Entendi que o ajfidelis pretende usar mais no tripé, mas sobre o que o amigo comentou, acho que é justamente o contrário. A GH3 é muito superior para handheld, ou camera na mão, pois com o EVF você pode colar a camera no rosto e assim ter muito mais precisão de foco e estabilidade, do que com a 70D onde você fica restrito a olhar pelo LCD e assim manter os braços esticados, ficando sem precisão pra focar e prejudicando a estabilidade.

Boa sorte na escolha Antonio!  :ok:
  vimeo     flickr     insta


Elias AE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
 O motivo pelo qual eu acho a 70D melhor para filmar na mão era pelo autofoco... Já que o foco vai estar mudando o tempo todo (imaginando que ele vai ficar andando e filmando)  :ok:
« Última modificação: 25 de Junho de 2014, 13:35:24 por Elias AE »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.


Bom dia a todos;

Há algum tempo leio e pesquiso sobre equipamentos para gravação de vídeos (para ser usados em sala de aula) - se possível que obtenha fotos durante a filmagem

Não conheço todas as câmeras listadas, mas no caso específico da 70D, não recomendo o uso para fotografia durante a filmagem. O motivo é uma pausa de aproximadamente um segundo cada vez que se tira uma foto. Em alguns casos é possível cortar e editar, mas no caso de uma videoaula acaba sendo um fator muito limitante.

Eu realmente acho que o ideal és ter dois equipamentos dedicados, cada um na sua função.

Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
O motivo pelo qual eu acho a 70D melhor para filmar na mão era pelo autofoco... Já que o foco vai estar mudando o tempo todo (imaginando que ele vai ficar andando e filmando)  :ok:

Perfeito Elias. É que como profissional nunca uso (e nem considero) foco automático em video, então não percebi que se referia a isso. Realmente o autofoco da 70D é superior ao da GH3 em video, mas não por muito.... https://www.youtube.com/watch?v=7e9yx7pjm9E
Sendo assim, minha dica pra quem está começando seria tentar aprender a usar foco manual em video. É questão de hábito.... entender pra que lado gira a lente quando o objeto se aproxima ou se afasta... e por aí vai...
« Última modificação: 25 de Junho de 2014, 23:24:43 por Rinaldo »
  vimeo     flickr     insta


ajfidelis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Desculpem a demora por responder - professor em final de semestre, nem pra fazer a barba...

Rinaldo, RafaZ e Elias AE, muitíssimo obrigado pelos comentários e dicas.

Estou vendo a possibilidade de compra de uma GH3. Não querendo incomodar, mas já incomodando, uma dúvida que surgiu foi:
A qualidade da imagem - segundo DxO - deve se sobrepor à usabilidade/facilidade de uso? Pois, seguindo "tecnicamente" os números, a 70D é inferior à GH3, que é inferior à A6000 na qualidade da imagem. Contudo, a A6000, apesar de filmar muito bem - pelo que li - não foi feita pra isso, além de não ter entrada para microfone no corpo - é vendido separadamente. A 70D e GH3 têm um corpo mais parecido, mas parece que a Panasonic tem um corpo melhor de trabalhar - botões e facilidade de uso.

Não pretendo lucrar com o que farei, apenas fazê-lo bem feito, e me apareceu-me a dúvida acima por desconhecimento da área: não tenho equipamento e não consigo ter acesso a nenhum desses.

Agradeço novamente a atenção.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Para sua finalidade a qualidade é praticamente indistinguível.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube