Autor Tópico: Tentativa de panning  (Lida 2877 vezes)

rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Junho de 2014, 00:08:20

Panning por rpereirasilva, no Flickr

Olá pessoal, fiz essa tentativa de panning a noite, com as limitações de ter que ter usado um ISO alto, portanto com muito ruído.
Além do ruído, tem algo na foto que anda me incomodando, só não sei dizer o que é. Acredito que os olhares fotográficos aqui do forum possam ajudar.

Já aproveitarei pra tirar uma dúvida quanto a nitidez. Como faço pra melhorar isso em minhas imagens ?
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2014, 10:31:31
Rodrigão, panning é assim mesmo, é no treino que a gente consegue.
Na sua foto, percebi 2 coisas:
1- O movimento que você fez não foi unicamente na horizontal. Parece que vc faz fez também um leve movimento pra baixo (repare na luz á esquerda).
2- Parece-me  que a velocidade de obturador está muito lenta.

Minha sugestão:
1- Treine o movimento de acompanhar o assunto e tente mover-se o minimo para cima ou para baixo. O movimento deve ser horizontal, acompanhando o assunto.
2- Teste outras velocidades. O objetivo é você conseguir congelar o assunto com a minima velocidade possivel, para que o assunto se destaque do restante.  (:shock: será que consegui me fazer entender?)
E cada assunto muda conforme a velocidade. Eu consigo um paning de um carro a 100k/h com 1/50 ou menos. Uma moto esportiva em alta velocidade pode fotografar um pouco mais rapido e uma bicicleta, mais lento.
Espero ter ajudado.
Vai testando e vai postando pra gente te ajudar. Boa sorte :ok:



rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2014, 14:55:13
Rodrigão, panning é assim mesmo, é no treino que a gente consegue.
Na sua foto, percebi 2 coisas:
1- O movimento que você fez não foi unicamente na horizontal. Parece que vc faz fez também um leve movimento pra baixo (repare na luz á esquerda).
2- Parece-me  que a velocidade de obturador está muito lenta.

Minha sugestão:
1- Treine o movimento de acompanhar o assunto e tente mover-se o minimo para cima ou para baixo. O movimento deve ser horizontal, acompanhando o assunto.
2- Teste outras velocidades. O objetivo é você conseguir congelar o assunto com a minima velocidade possivel, para que o assunto se destaque do restante.  (:shock: será que consegui me fazer entender?)
E cada assunto muda conforme a velocidade. Eu consigo um paning de um carro a 100k/h com 1/50 ou menos. Uma moto esportiva em alta velocidade pode fotografar um pouco mais rapido e uma bicicleta, mais lento.
Espero ter ajudado.
Vai testando e vai postando pra gente te ajudar. Boa sorte :ok:



Obrigado Andrei!
Realmente, acredito que a velocidade tenha sido baixa, tanto que pode ter evidenciado o movimento vertical.
Vou tentar tirar outros em outras situações e vou postando por aqui. Afinal, esse caso foi totalmente ''do nada'', apareceu a bicicleta e eu decidi tentar fazer, nunca tinha tentado.

Muito obrigado mesmo.
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2014, 15:42:40
Olhando a foto em tamanho maior no Flickr, também percebi que há uma aparente dupla exposição da bicicleta - aparecem como se cada roda com uma duplicata dela. E há também o movimento vertical.

Conforme o Andrei Gomes comentou testar as velocidades seria o ideal. Para conseguir um panning noturno, mantenha o ISO o mais alto possível que não provoque um ruído ruim e sim aceitável e tente velocidades que não geral essa aparente dupla exposição.

No começo é assim, panning é tentativa e erro, quando se acerta, fica muito legal.  :ok:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Soneca

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2014, 19:29:21
Como apontado acima você usou uma velocidade muito lenta... essa foi a principal razão pelo seu panning não ter ficado perfeito, na minha opinião.


O panning depende de uma série de fatores:

1 - Velocidade do que está sendo retratado:
A velocidade do objeto que está sendo retratado é de grande importância na hora de planejar a foto. Com carros (que é o que estou habituado a retratar) é de certa forma fácil, pois eles se movimentam rápido, mas não ache que para ter um panning "bonito" o objeto deve estar rápido. Na foto abaixo por exemplo:





Famoso Rigshot é feito com uma longa exposição. A camera fica presa ao carro de forma que acompanhe o movimento do carro, só dando o efeito de panning para o cenário e rodas. Depois o tripé é apagado na edição....

2- A lente que você está usando. Quando você está usando uma lente com longo alcance fica mais "fácil" você movimentá-la afim de criar um panning com fundo beeem corrido. Ou seja, quanto maior o alcance da sua lente, mais rápida é a velocidade que você pode utilizar. Mas lembrando sempre da velocidade do objeto.

Exemplos:

18mm 1/13


24mm 1/30


200mm 1/250


3- Sua habilidade de manter a mão firme. Você tem que conhecer seus limites, pois não adianta você deixar sua velocidade em 1/10 se você não tiver a mão firme o bastante para deixar a imagem fluída. Para usar velocidades bem baixas você precisa usa rum monopé ou tripé, só assim mesmo para deixar o panning perfeito usando baixas velocidades... Eu por exemplo: não uso tripé ou monopé, sei que meu limite (fotografando carros de corrida) com segurança é de 1/80 e as vezes consigo uma boa com 1/60....

Só para você ter idéia:

Esse carro devia estar passando entre 50/60km...

55mm 1/100


Bom.... acho que é basicamente isso o que você precisa saber pra se aventurar pelo mundo do Panning  :)
Espero que meu post tenha sido útil e de fácil compreensão. Qualquer coisa tamo ai  :D

Canon 70D | 18-55 | 50mm f1.8 | Rokinon 8mm
https://www.flickr.com/photos/soneca_fotografia/


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2014, 19:39:32
Como apontado acima você usou uma velocidade muito lenta... essa foi a principal razão pelo seu panning não ter ficado perfeito, na minha opinião.


O panning depende de uma série de fatores:

1 - Velocidade do que está sendo retratado:
A velocidade do objeto que está sendo retratado é de grande importância na hora de planejar a foto. Com carros (que é o que estou habituado a retratar) é de certa forma fácil, pois eles se movimentam rápido, mas não ache que para ter um panning "bonito" o objeto deve estar rápido. Na foto abaixo por exemplo:





Famoso Rigshot é feito com uma longa exposição. A camera fica presa ao carro de forma que acompanhe o movimento do carro, só dando o efeito de panning para o cenário e rodas. Depois o tripé é apagado na edição....

2- A lente que você está usando. Quando você está usando uma lente com longo alcance fica mais "fácil" você movimentá-la afim de criar um panning com fundo beeem corrido. Ou seja, quanto maior o alcance da sua lente, mais rápida é a velocidade que você pode utilizar. Mas lembrando sempre da velocidade do objeto.

Exemplos:

18mm 1/13


24mm 1/30


200mm 1/250


3- Sua habilidade de manter a mão firme. Você tem que conhecer seus limites, pois não adianta você deixar sua velocidade em 1/10 se você não tiver a mão firme o bastante para deixar a imagem fluída. Para usar velocidades bem baixas você precisa usa rum monopé ou tripé, só assim mesmo para deixar o panning perfeito usando baixas velocidades... Eu por exemplo: não uso tripé ou monopé, sei que meu limite (fotografando carros de corrida) com segurança é de 1/80 e as vezes consigo uma boa com 1/60....

Só para você ter idéia:

Esse carro devia estar passando entre 50/60km...

55mm 1/100


Bom.... acho que é basicamente isso o que você precisa saber pra se aventurar pelo mundo do Panning  :)
Espero que meu post tenha sido útil e de fácil compreensão. Qualquer coisa tamo ai  :D



Por isso que eu gosto desse fórum. Soneca me deu uma aula de Panning agora. Muito obrigado, aposto que vai ser muito útil. Vou fazer uma tentativa de dia e postar aqui pra analisar.
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


smarx

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2014, 01:46:26
Adicionando um pouco mais informação as tantas dicas que o pessoal já passou.

Um lugar bacana para treinar é no parque do ibirapuera, por volta da hora do almoço fica cheio de skatista, pessoal andando de bike e patins.

Acredito que a nitidez no Panning é algo que se consegue com muito treino (coisa que eu mesmo não faço muito) mas gosto da brincadeira.

Olha alguma que eu brinquei.

01- Note que o foco ficou bem no centro e as pernas já sairam fora do foco, pois o movimento era diferente entre o tronco e as pernas. Mas sempre tento manter o movimento vertical o mais nivelado possivel.


02- Nesta outra tinha dois objetos em movimento um dele ficou um pouco nítido o outro um borrão.


03-


04-

« Última modificação: 19 de Junho de 2014, 01:58:13 por smarx »
Canon T3i + 17-55 2.8 + 50mm 1.8 + 70-300 4-5.6 Sigma DG Macro + Flash YN-565 EX.