Autor Tópico: Dust Ref Photo  (Lida 2021 vezes)

digo.moraes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 15 de Setembro de 2006, 11:03:28
Tenho uma Nikon D70s e no menu tem essa opção, gostaria de saber pra que serve? Vi que quando aperto ele pede pra tirar uma foto, e quando tiro aparece uma foto com quadradinhos cinzas e branco.
Alguém pode me explicar pra que serve?

Grato!!!


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2006, 16:45:47
Quando o sensor está meio sujo, vc pode tirar uma foto de uma superfície inteiramente branca para que os pontos mais escuros sejam identificados como poeira pela camera. Assim, nas fotos seguintes, a sujeira será apagada digitalmente na própria camera usando esta referência.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2006, 17:04:25
Citar
Quando o sensor está meio sujo, vc pode tirar uma foto de uma superfície inteiramente branca para que os pontos mais escuros sejam identificados como poeira pela camera. Assim, nas fotos seguintes, a sujeira será apagada digitalmente na própria camera usando esta referência.
Gabriel, você já testou essa função? Nunca tinha dado muita atenção para isso, mas agora fiquei curioso... acho que vou fazer uns testes antes da próxima limpeza no sensor, só para ver como funciona.


digo.moraes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2006, 22:15:08
Citar
Quando o sensor está meio sujo, vc pode tirar uma foto de uma superfície inteiramente branca para que os pontos mais escuros sejam identificados como poeira pela camera. Assim, nas fotos seguintes, a sujeira será apagada digitalmente na própria camera usando esta referência.
Mas eu tenho que manter esse arquivo que ele tirou a foto pra ele se basear por ela ou depois que eu tirar eu posso apagar essa foto?
Valeu!!!


broering

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 279
    • www.eduardobroering.com
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2006, 17:22:49
Citar
Quando o sensor está meio sujo, vc pode tirar uma foto de uma superfície inteiramente branca para que os pontos mais escuros sejam identificados como poeira pela camera. Assim, nas fotos seguintes, a sujeira será apagada digitalmente na própria camera usando esta referência.
Tem certeza que é na camera e nao no Nikon Capture? :denken:  


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2006, 11:33:21
Tem na câmera também.
Eliverto Scherer<br /><br />


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2006, 10:55:33
A própria camera faz isso também pelo que lembro...

Mas para ser bem sincero, nunca testei... :rolleyes:

Sempre fotografo em RAW e taco no photoshop depois, então essa função não tem muita utilidade pra mim, a não ser que eu usasse o Nikon Capture, mas não é o caso.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2006, 11:45:06
"ACHO" que a função na camera é na verdade pra vc já capturar a foto informando: está é uma foto para esta funcionalidade.

Ai, no NC, vc usa essa foto pra "limpar" as fotos que sejam referentes à aquelas sujeiras. Isso porque hoje a sujeira é uma, amanha pode ser outra. Então teria uma foto pra hoje, e uma pra amanha. No NC você seleciona qual arquivo usar pra qual seção de fotos.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2006, 13:58:26
Citar
"ACHO" que a função na camera é na verdade pra vc já capturar a foto informando: está é uma foto para esta funcionalidade.

Ai, no NC, vc usa essa foto pra "limpar" as fotos que sejam referentes à aquelas sujeiras. Isso porque hoje a sujeira é uma, amanha pode ser outra. Então teria uma foto pra hoje, e uma pra amanha. No NC você seleciona qual arquivo usar pra qual seção de fotos.
Tem razão, pode ser isto...  :denken: vou olhar o manual + tarde.
Eliverto Scherer<br /><br />


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2006, 19:57:06
É exatamente como o Tales falou, a foto serve de referência para o recurso "Dust Off" do NC  :thmbup:  
Eliverto Scherer<br /><br />