Autor Tópico: Lente similar para nikon  (Lida 3629 vezes)

fleury

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 20 de Junho de 2014, 14:37:19
Fiquei curioso com uma questão:

(...) consultando o exif de uma das fotos, essa foto poderia ter sido feita com uma banal 18-105, visto a abertura usada ter sido f/5.6. (...)

Oi Taunus, eu dei uma olhada nos EXIFs e notei o seguinte:

1) Na maioria das fotos a abertura foi maior que 5.6. Vi fotos usando 100mm f/2.0, 105mm f/4 e 100 f/2.8.
Principalmente naquelas onde há bastante desfoque do fundo, que me parece ser o efeito que o autor do tópico procura.

2) O dono do Flickr usou uma full frame (Canon 6D) nessas fotos enquanto o autor do tópico tem uma câmera cropada (Nikon D5200).
Numa Full Frame é mais fácil conseguir desfoque usando uma 105mm f/5.6 do que usando a mesma lente numa cropada. Isso
acontece porque na Full Frame o fotógrafo consegue chegar mais perto da modelo (usando a mesma lente) e trazer o foco da lente pra mais longe do infinito.

Por isso sugeri a 85mm f/1.8 que na D5200 vai trabalhar como se fosse uma 127mm.
« Última modificação: 20 de Junho de 2014, 14:43:28 por fleury »
X-T3 | 33mm f/1.4 | 56mm f/1.2


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 20 de Junho de 2014, 18:34:03
A diferença é gritante na comparação. Fazer um foto com uma prime nas mesmas 'configurações' que uma lente do kit, possibilita ver a diferença.

Não conhecia, já achava a Micro AF-S excelente....

Esse é o problema de ficar restrito à câmeras sem motor de foco no corpo. A gente acaba ignorando as lentes AF...  :aua: :aua: :aua: :aua:

A primeira DC da Nikon foi a 135 f/2 DC de 1990, em 1993, foi a vez da 105DC,
esta duas sao AS melhores lentes para retratos "do universo", kkk!
a micro afs, e lentinha de kit, kkkk!!!, se for comparar.
abs.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Junho de 2014, 00:30:47
A primeira DC da Nikon foi a 135 f/2 DC de 1990, em 1993, foi a vez da 105DC,
esta duas sao AS melhores lentes para retratos "do universo", kkk!
a micro afs, e lentinha de kit, kkkk!!!, se for comparar.
abs.

É...... Mais um argumento a favor de que as 'lentes antigas' não são inferiores às atuais  :ponder: :ponder:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #18 Online: 21 de Junho de 2014, 12:46:49

Esse é o problema de ficar restrito à câmeras sem motor de foco no corpo. A gente acaba ignorando as lentes AF...  :aua: :aua: :aua: :aua:

Mas essas lentes fazem mais sentido montadas em câmeras 35mm. Provavelmente por isso, e por já serem excelentes, não foram atualizadas. Para DX, faz mais sentido a AF-S 85mm f/1.8G, que fica equivalente a 127,5mm e é uma das lentes mais nítidas da Nikon.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Junho de 2014, 18:41:46
Mas essas lentes fazem mais sentido montadas em câmeras 35mm. Provavelmente por isso, e por já serem excelentes, não foram atualizadas. Para DX, faz mais sentido a AF-S 85mm f/1.8G, que fica equivalente a 127,5mm e é uma das lentes mais nítidas da Nikon.

A 85mm é uma alternativa 'mais em conta', excelente nitidez, mas pude observar pessoalmente fotos com a micro AF-S 105, mesmo utilizada em DX, e a qualidade é impressionante..... Para quem é profissional , faz 'retrato' acho que vale o investimento. Não conheço a 105 DC, mas pelo que vejo na internet ela é uma lente 'de outro mundo'.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 22 de Junho de 2014, 11:41:32
A 85mm é uma alternativa 'mais em conta', excelente nitidez, mas pude observar pessoalmente fotos com a micro AF-S 105, mesmo utilizada em DX, e a qualidade é impressionante..... Para quem é profissional , faz 'retrato' acho que vale o investimento. Não conheço a 105 DC, mas pelo que vejo na internet ela é uma lente 'de outro mundo'.

As lentes DC, foram feitas para fazer moda em externas ,
e uma lente muito especifica.porem pode ser usada como qualquer 105/135.
Antes do "digital", nao havia como corrigir, defeitos de fabricaçao de lentes,
por isso as lentes deviam ser otimas de verdade.
Senao a fotografia com defeitos , e aberraçoes diversas, ia pro lixo junto com a lente,kkk.
se a linha reta saia torta, adeus lente,LIXO!!
Por isso se destacam as lentes "velhas"...
abs.