Autor Tópico: Qual foi sua fotografia mais difícil de fazer?  (Lida 4623 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #15 Online: 11 de Julho de 2014, 10:29:34
pô, ninguém mais? achei que o tópico ia ser tão bacana....  :( :(


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #16 Online: 11 de Julho de 2014, 11:20:51
Concordo. Só não vou contribuir porque as fotos que foram difíceis para mim o pessoal faria melhor de olhos fechados. E as de melhor qualidade não foram nem um pouco difíceis, porque saíram sem querer...

Mas sigo acompanhando!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #17 Online: 11 de Julho de 2014, 13:15:04
Concordo. Só não vou contribuir porque as fotos que foram difíceis para mim o pessoal faria melhor de olhos fechados. E as de melhor qualidade não foram nem um pouco difíceis, porque saíram sem querer...

Mas sigo acompanhando!

Tb to nessa :hysterical:
Mas vou compartilhar aqui tb, fiquei em duvida entre duas, uma de um pássaro no zoo que precisei de bastante paciência e mtos cliques pra conseguir o q queria, mas essa segunda acho q foi a mais difícil. Fiz uma gambiarra pra conseguir ela, com abajures e cartolinas, e o macaron branco sempre sumia em outras posições, até q cheguei nesse resultado. Acho q todas as de doces q fiz foram trabalhosas :ok:


Macarons por Lucas_Dias, no Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 11 de Julho de 2014, 17:08:56
Concordo. Só não vou contribuir porque as fotos que foram difíceis para mim o pessoal faria melhor de olhos fechados. E as de melhor qualidade não foram nem um pouco difíceis, porque saíram sem querer...

Mas sigo acompanhando!

Ué ! O legal desse tópico é poder discutir porque achou difícil de fazer e trocar informações. Não vejo sentido em competição, seria ridículo demais.
Eu já apanhei muito com fotos que seriam relativamente simples e sem maiores qualidades artísticas ou visuais. As vezes pela dificuldade de exposição, foco, composição, estabilidade e por aí vai.

A idéia seria o que foi complicado , chato, difícil de fazer, e não imagens fantásticas por golpe de sorte, isso tem muito por aí. Eu mesmo tenho algumas excelentes que foram pura sorte. Aí não vale !

Por exemplo, eu acho o cão chupando manga usar filme positivo em contra-luz...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #19 Online: 11 de Julho de 2014, 17:17:43
Eu acho bem difícil acertar o foco ao fotografar uma criança andando em sua direção.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #20 Online: 11 de Julho de 2014, 17:20:47
A fotografia mais difícil pra mim foi uma que planejei e não consegui fazer, e agora nunca mais conseguirei, não do jeito que queria.

Mais a história é meio longa pra explicar, então vou poupa-los.... :)


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #21 Online: 11 de Julho de 2014, 22:37:43
contribuindo...

Entre a ideia e a foto foram 4 meses!



a foto foi publicada na Revista Fotografe Melhor edição Fevereiro 2014



Dificuldades? Várias....

A primeira foi criar um mecanismo para que a foto fosse feita no momento certo e no local certo, pois o foco é travado e a luz era o breu total.

A segunda foi ensinar o morcego a beber água desta forma, já que bebem normalmente em flores. Na verdade não é só água e sim água + açúcar.

Como só aparecem aqui no inverno, ficar na área externa da casa na madrugada com um breu total e um frio de rachar, também foi uma bela dificuldade!

abraços!
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #22 Online: 11 de Julho de 2014, 22:56:52
É disso que eu estou falando!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 11 de Julho de 2014, 22:58:07
Edubastos,

Grande foto ! A ideía é exatamente esta. Sem explicações técnicas profundas, só dando uma ideia da situação.


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #24 Online: 12 de Julho de 2014, 08:37:48
A minha eu acho que é essa:


Londres à noite por MarioFreitasNeto, no Flickr

Estava um frio arretado, chovendo, muita gente passando com risco de derrubar a câmera e eu ainda estava com meu irmão e minha namorada morrendo de frio. Hehehe.

Poucos minutos antes eu havia sido proibido de fotografar o outro lado do rio com o tripé pelos seguranças da área que alegaram que o local era privado, mas pelo menos saiu essa outra foto:


Londres à noite por MarioFreitasNeto, no Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 12 de Julho de 2014, 18:46:16
pô, ninguém mais? achei que o tópico ia ser tão bacana....  :( :(

Eu sou preguicoso, tenho que estar muito empolgado para fazer uma foto que pareca ser dificil. E quando faco algo dificil pela empolgacao, a propria empolgacao faz com que eu nao sinta a dificuldade.

As fotos que achei mais dificil de se fazer que ate hoje eu lembro, foram as minhas primeiras fotos de rua ou retratos de rua. A minha inseguranca em apontar a camera para aspessoas, em dialogar com as pessoas, em lhe dar com o questionamento e reacao das pessoas, fazia quer algo de outro mundo para mim. Mas eu me determinei em superar tudo isso para fazer o que eu adoro ate hoje que eh fotografar pessoa nas ruas.

Depois dessa epoca, as fotos mais dificeis foram com as cameras pinholes que eu montava. Eu passava o dia todo montando a camera e fazendo os buracos, e no dia seguinte testando, revelando e indo ajustando os buracos para acertar a exposicao. Tiveram cameras que eu demorei uns 5 dias para fazer um pin bem feito. Eu tambem tive que descobrir o ISO do papel positivo que usava como negativo atravez de testes.
Acho que eu nao teria a mesma disposicao hoje.

O resto do que eu fiz veio mais natural e facil para mim. Era mais questao de pratica mesmo.

Se bem que eu nunca fiz nada muito dificil de verdade como fotografar passaros por exemplo, entre outras coisas.

Mas em geral eu acho que o que eu faco nao eh dificil mas apenas trabalhoso. Qualquer um que praticar o suficiente que chega a resultados aceitaveis.

Ate longa exposicao hoje em dia eh mais facil, com filme usando Fuji across nao tem como errar.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 12 de Julho de 2014, 18:50:32
Poucos minutos antes eu havia sido proibido de fotografar o outro lado do rio com o tripé pelos seguranças da área que alegaram que o local era privado, mas pelo menos saiu essa outra foto.

Esses segurancas sempre falam que os fotografos estao em area privada, mas na maioria das vezes eh mentira, eles apenas recebem instrucao de mandar qualquer pessoas com tripe na redondesa dos predios ir embora. Tem uns que mesmo vc estando evidentemente em lugar publico, ficam dizendo que vc nao pode fotografar o predio onde eles trabalham... Mentira. Eles chamam a policia, vc avisa a policia que vc sabe que pode fotografar o predio estando em um lugar publico, a policia confirma na central deles e manda o seguranca ir embora.  :D


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #27 Online: 12 de Julho de 2014, 21:53:37
contribuindo...

Entre a ideia e a foto foram 4 meses!



a foto foi publicada na Revista Fotografe Melhor edição Fevereiro 2014



Dificuldades? Várias....

A primeira foi criar um mecanismo para que a foto fosse feita no momento certo e no local certo, pois o foco é travado e a luz era o breu total.

A segunda foi ensinar o morcego a beber água desta forma, já que bebem normalmente em flores. Na verdade não é só água e sim água + açúcar.

Como só aparecem aqui no inverno, ficar na área externa da casa na madrugada com um breu total e um frio de rachar, também foi uma bela dificuldade!

abraços!

nuuuuuuuunca que eu faria uma foto dessas.  :clap:

a minha maior dificuldade não é apenas fazer uma foto,oque me atrapalha muito é o processo criativo,tenho muitas ideias que não consigo reproduzir,isso talvez seja a grande dificuldade  :ok:

mas no geral,minhas fotos são fáceis  :D


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 12 de Julho de 2014, 22:25:05
Caraca, boa idéia de tópico! Não tenho nada pra colaborar, mas to comentando só pra marcar e acompanhar.
Mas as fotos aqui valeram o esforço em!  :worship: :worship:


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #29 Online: 16 de Julho de 2014, 21:05:48

Pessoal, pensei em colocar esse tópico no "Papo furado" mas como imagino que vá entrar muita coisa sobre técnica, achei aqui mais apropriado. Moderação, mude por favor se não concordar.

A ideia aqui é cada um colocar a foto mais difícil que você já conseguiu fazer, explicando o motivo da dificuldade, seja dificuldade técnica, de acesso ao local, de equipamento, de condição climática, de número de tentativas, perigo iminente, etc..

Começo com a minha. Não sei se é minha "mais difícil" mas é uma das mais com certeza.



A fotografia noturna tem suas dificuldades naturais.. No escuro tudo é mais difícil, achar o foco certo, o enquadramento correto, a exposição correta, etc.

Essa igreja fica no meio de um canavial a cerca de 40km de casa.

Nesse caso em particular, num dia de lua nova, bem escuro mesmo, foi usada uma exposição de 4000 segundos (1 hora, 6 minutos e 40 segundos). Tinha programado que ia ser 1 hora, mas perdi a hora pra parar a exposição.. rs..

O frio era bem intenso, o que ajuda o sensor não esquentar muito num tempo tão longo, mas judia da gente que tem que ficar esperando. Minha maior dificuldade foi tentar adivinhar a quantidade de luz que ia colocar na Igreja e no chão fazendo um paint light com uma lanterna. Com o frio, também não foi nada fácil ficar no descampado às 2 da manhã, esperando 1 hora pra câmera fazer a foto.

Por pura sorte acertei tudo que queria de primeira (já que não ia ter segunda tentativa).. Como nesse tipo de foto você precisa ligar a redução de ruído de longa exposição, a câmera demora o mesmo tempo da captura (ou mais) pra te entregar a imagem. Ou seja, depois de esperar mais de 1 hora pra captar a cena, a câmera demorou nesse caso quase 1 hora e meia processando até entregar a imagem. Eu não aguentei o frio e voltei pra casa antes de ter a imagem pronta. Se tivesse errado tinha perdido a noite!

Muito boa, como você chegou nessa exposicão? Adivinhou? Ou já havia pesquisado sobre esse tempo de uma hora ? Parabéns pela foto.