Autor Tópico: Qual foi sua fotografia mais difícil de fazer?  (Lida 4572 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 19 de Junho de 2014, 11:32:17
Pessoal, pensei em colocar esse tópico no "Papo furado" mas como imagino que vá entrar muita coisa sobre técnica, achei aqui mais apropriado. Moderação, mude por favor se não concordar.

A ideia aqui é cada um colocar a foto mais difícil que você já conseguiu fazer, explicando o motivo da dificuldade, seja dificuldade técnica, de acesso ao local, de equipamento, de condição climática, de número de tentativas, perigo iminente, etc..

Começo com a minha. Não sei se é minha "mais difícil" mas é uma das mais com certeza.



A fotografia noturna tem suas dificuldades naturais.. No escuro tudo é mais difícil, achar o foco certo, o enquadramento correto, a exposição correta, etc.

Essa igreja fica no meio de um canavial a cerca de 40km de casa.

Nesse caso em particular, num dia de lua nova, bem escuro mesmo, foi usada uma exposição de 4000 segundos (1 hora, 6 minutos e 40 segundos). Tinha programado que ia ser 1 hora, mas perdi a hora pra parar a exposição.. rs..

O frio era bem intenso, o que ajuda o sensor não esquentar muito num tempo tão longo, mas judia da gente que tem que ficar esperando. Minha maior dificuldade foi tentar adivinhar a quantidade de luz que ia colocar na Igreja e no chão fazendo um paint light com uma lanterna. Com o frio, também não foi nada fácil ficar no descampado às 2 da manhã, esperando 1 hora pra câmera fazer a foto.

Por pura sorte acertei tudo que queria de primeira (já que não ia ter segunda tentativa).. Como nesse tipo de foto você precisa ligar a redução de ruído de longa exposição, a câmera demora o mesmo tempo da captura (ou mais) pra te entregar a imagem. Ou seja, depois de esperar mais de 1 hora pra captar a cena, a câmera demorou nesse caso quase 1 hora e meia processando até entregar a imagem. Eu não aguentei o frio e voltei pra casa antes de ter a imagem pronta. Se tivesse errado tinha perdido a noite!
« Última modificação: 19 de Junho de 2014, 11:36:27 por Luciano.Queiroz »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2014, 23:21:14
acho que a d90 num dá pra deixar a exposição tão longa né?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2014, 23:59:02
Luciano, que bela foto, e lendo o relato, realmente o grau de dificuldade foi acentuado. Mas o resultado valeu a pena, a foto está linda, parabéns!

Rapaz, nunca me propus a fazer fotos assim difíceis, desafiadoras, geralmente as minhas são mais simples. Vou dar uma vasculhada pelos meus arquivos pra ver se acho algo pra colaborar com o tópico, mas talvez não ache nada no estilo...

Abraços


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2014, 08:25:03
acho que a d90 num dá pra deixar a exposição tão longa né?

dá sim, só colocar no modo Bulb... vai precisar de um controle remoto pra acionar e parar a exposição.

Rapaz, nunca me propus a fazer fotos assim difíceis, desafiadoras, geralmente as minhas são mais simples. Vou dar uma vasculhada pelos meus arquivos pra ver se acho algo pra colaborar com o tópico, mas talvez não ache nada no estilo...

Abraços

Ah, para! duvido que vc não pelo menos uma foto de casamento ou outro lugar qualquer que tenha tido alguma dificuldade pra fazer... como disse não é necessariamente dificuldade de técnica! se teve que subir em algum lugar, entrar em algum lugar proibido, se tomou umas cotoveladas nas costelas, já é dificuldade pô!

a ideia é compartilhar as histórias das dificuldades que cada um enfrenta por trás das fotos...

O que me motivou a criar esse tópico foi a leitura do "Magnum Contatos"... achei interessantíssimo ler os comentários dos fotógrafos, de todas as dificuldades que passaram pra fazer suas melhores fotos...
« Última modificação: 20 de Junho de 2014, 08:27:36 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2014, 09:51:31
Ah, para! duvido que vc não pelo menos uma foto de casamento ou outro lugar qualquer que tenha tido alguma dificuldade pra fazer... como disse não é necessariamente dificuldade de técnica! se teve que subir em algum lugar, entrar em algum lugar proibido, se tomou umas cotoveladas nas costelas, já é dificuldade pô!

a ideia é compartilhar as histórias das dificuldades que cada um enfrenta por trás das fotos...

Saquei! Vou ver aqui do que tenho o que posso compartilhar.  :ok:


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2014, 10:08:06
Como nesse tipo de foto você precisa ligar a redução de ruído de longa exposição, a câmera demora o mesmo tempo da captura (ou mais) pra te entregar a imagem. Ou seja, depois de esperar mais de 1 hora pra captar a cena, a câmera demorou nesse caso quase 1 hora e meia processando até entregar a imagem. Eu não aguentei o frio e voltei pra casa antes de ter a imagem pronta. Se tivesse errado tinha perdido a noite!

Isto é novidade para mim. Não sabia que o tempo de processamento era equivalente ao tempo de exposição. Mas isto só acontece por causa da redução do ruído?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2014, 13:35:06
Isto é novidade para mim. Não sabia que o tempo de processamento era equivalente ao tempo de exposição. Mas isto só acontece por causa da redução do ruído?

sim.. só fotos acima de 1 segundo de exposição se não me engano.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2014, 16:05:38
Luciano.Queiroz, ficou fantástica essa foto!
Pode compartilhar a configuração completa? Abertura e ISO?

 :ok:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2014, 18:16:40
Luciano.Queiroz, ficou fantástica essa foto!
Pode compartilhar a configuração completa? Abertura e ISO?

 :ok:

ISO 100 - 20mm - f/2.8 - 4000 segundos


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2014, 18:45:57
Pela limitação do equipamento, as fotos de gotas que tentei há algum tempo.


Splash por Alexandre Ranieri, no Flickr

E, por demorar também a ter resultados satisfatórios, as fotos de panning.


Campeonato Brasileiro de Marcas por Alexandre Ranieri, no Flickr

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 21 de Junho de 2014, 00:13:52
Acho que foi essa aqui...
Foi no altiplano boliviano, um frio do cão tipo -10 a 4800m... O processo foi bem complicado.





Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Junho de 2014, 00:26:05
Acho que foi essa aqui...
Foi no altiplano boliviano, um frio do cão tipo -10 a 4800m... O processo foi bem complicado.



raapaiz  :o
Sua camera é o rubbly (o telescópio)?

dá sim, só colocar no modo Bulb... vai precisar de um controle remoto pra acionar e parar a exposição.


Ahhh, até onde eu consegui, quando tentei, foi só 1 minuto e meio, sabe?! Mas sem o controle remoto, só no corpo. Mas eu acho que sei onde eu posso mexer para aumentar. Alias eu nunca vi esse controle remoto, hehehe :) Valeuuu


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 21 de Junho de 2014, 00:53:54
Danilo, não foi bem assim. Essa imagem foi composta por mais de 50 imagens devidamente processadas. A câmera estava fixa no tripé, e cada imagem teve alguns minutos de exposição. O céu foi feito pelo empilhamento (stacking) dessas imagens, usando um programa chamado Registax. Cada quadro separado foi corrigido em termos da rotação da Terra, produzindo uma imagem equivalente a uma longuissima exposição, mas sem os rastros. A imagem das montanhas é fixa em todos os quadros. Aí tem todo um processamento no qual separamos o que se moveu do que não se moveu, bla bla bla.. O resultado final é esse aí.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 21 de Junho de 2014, 07:05:15
Danilo, não foi bem assim. Essa imagem foi composta por mais de 50 imagens devidamente processadas. A câmera estava fixa no tripé, e cada imagem teve alguns minutos de exposição. O céu foi feito pelo empilhamento (stacking) dessas imagens, usando um programa chamado Registax. Cada quadro separado foi corrigido em termos da rotação da Terra, produzindo uma imagem equivalente a uma longuissima exposição, mas sem os rastros. A imagem das montanhas é fixa em todos os quadros. Aí tem todo um processamento no qual separamos o que se moveu do que não se moveu, bla bla bla.. O resultado final é esse aí.

muito interessante! não conhecia esse processo! vou dar uma pesquisada.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Junho de 2014, 19:26:56
Puxa muito interessante mesmo em!!!

Parabéns pelo trabalho. Certamente valeu a pena o esforço. Eu também nunca tinha ouvido falar desta técnica. Mas que lembra uma foto de um telescópio, lembra mesmo. Mas ficou demais !!!  :ok: