Autor Tópico: Posso limpar a lente da máquina com o pano do monitor?  (Lida 5087 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #15 Online: 03 de Agosto de 2014, 19:26:01
Camiseta é a minha escolha mais frequente. Quando estou com muita paciência, uso LensPen.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #16 Online: 03 de Agosto de 2014, 20:04:56
O que eu acho incrível (não estou desmerecendo ninguém) é o excesso de zelo do pessoal com objetivas. Tenho uma velha Sony A100 com lente do Kit que me acompanhou por anos (e comprei usada na época) a lente e camera ficava na bolso 100% do tempo, em guarda-roupas/ carro e nunca deu nada. Sempre limpei com bafo, sopro e blusa e ta ate hoje funcionando como zero!

é só um relato! Sempre bom discutir e aprender coisas novas!

Isso tá 90% atrelado ao valor pago na lente(caro demais pra ficar deixando pelo chão) e sentimental também, 10% é frescura.

Nesses 90% seria o mesmo que voce riscar um carro zero logo nos primeiros meses....por isso os novatos tem tanto zelo assim.... :D

Mas não deixe de ter certos cuidados com sua lente porque estragar, estraga, mas não atoa. :ok:
Fábio Pedro.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 03 de Agosto de 2014, 21:38:37
Isso tá 90% atrelado ao valor pago na lente(caro demais pra ficar deixando pelo chão) e sentimental também, 10% é frescura.

Nesses 90% seria o mesmo que voce riscar um carro zero logo nos primeiros meses....por isso os novatos tem tanto zelo assim.... :D

Mas não deixe de ter certos cuidados com sua lente porque estragar, estraga, mas não atoa. :ok:

Acho que é por aí mesmo.

Digamos que eu esqueci de colocar o filtro UV na minha novíssima Nikkor 70-200mm f/2.8 (que custa "apenas" US$ 2.400,00), e acidentalmente manchei o elemento frontal. Imagina se eu vou limpar uma lente dessa com algodão, camisa ou um pano qualquer. Nada mais natural que eu limpe com a ferramenta mais adequada que eu tiver. Sinceramente, não consigo me imaginar no futuro limpando uma lente de 2.400 dólares assim, casualmente com minha camisa como quem limpa os óculos.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 03 de Agosto de 2014, 22:01:54
Acho que é por aí mesmo.

Digamos que eu esqueci de colocar o filtro UV na minha novíssima Nikkor 70-200mm f/2.8 (que custa "apenas" US$ 2.400,00), e acidentalmente manchei o elemento frontal. Imagina se eu vou limpar uma lente dessa com algodão, camisa ou um pano qualquer. Nada mais natural que eu limpe com a ferramenta mais adequada que eu tiver. Sinceramente, não consigo me imaginar no futuro limpando uma lente de 2.400 dólares assim, casualmente com minha camisa como quem limpa os óculos.

Com certeza!! Ninguém lavaria uma ferrari com aquelas buchas de cozinha (parte amarela) apesar de, a princípio,  nao ter problema. ..
W. Jesus - Flickr


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2014, 22:35:37
Acho que é por aí mesmo.

Digamos que eu esqueci de colocar o filtro UV na minha novíssima Nikkor 70-200mm f/2.8 (que custa "apenas" US$ 2.400,00), e acidentalmente manchei o elemento frontal. Imagina se eu vou limpar uma lente dessa com algodão, camisa ou um pano qualquer. Nada mais natural que eu limpe com a ferramenta mais adequada que eu tiver. Sinceramente, não consigo me imaginar no futuro limpando uma lente de 2.400 dólares assim, casualmente com minha camisa como quem limpa os óculos.

Quando se fala em lente a primeira coisa que vem a mente é a preocupação em não riscar o elemento ótico, mas existem outros elementos da lente que devem ser levados em consideração como as partes mecânicas e as partes eletrônicas, que podem sofrer danos que causam desde mal contatos até travamentos da parte mecânica por fragmentos que poderiam entrar como areia. Ressecamento interno das graxas fazem com que as lentem emperrem, controlar a umidade para a lente não só envolve proteger o vidro, mas proteger outras partes integrantes tão importantes quanto.

Mas sem levar ao extremo, pois lente que é sempre usada, e bem manutenida dificilmente quebra....usem e abusem, mas limpe antes de guardar. :ok:
Fábio Pedro.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #20 Online: 04 de Agosto de 2014, 00:07:41
Sei lá. Meu carro vale mais que essas lentes todas e eu limpo com camiseta de algodão também. Idem pra TV. Idem pra minha filha, meu bem mais precioso (e não tem seguro), limpo ela com paninho de algodão.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #21 Online: 04 de Agosto de 2014, 00:17:48
Sei lá. Meu carro vale mais que essas lentes todas e eu limpo com camiseta de algodão também. Idem pra TV. Idem pra minha filha, meu bem mais precioso (e não tem seguro), limpo ela com paninho de algodão.

 :ok: curti!
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #22 Online: 04 de Agosto de 2014, 06:40:59
OH meu Deus.... vocês são tão picuinhas com as a lentes. Ou como se diz aqui tão panascas.

Claro que é preciso ter cuidado, areias, humidade, líquidos, etc... Agora se uma lente de $ 1.000, 2.000, ..., $ 10.000 riscar por limpar à camisa lixo com ela  :hysterical: Ou devolvam pois não vale o $$$.


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #23 Online: 04 de Agosto de 2014, 06:43:13
.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 06:44:06 por taunus »


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 04 de Agosto de 2014, 09:06:51
Uma lente tão cara deve ser protegida contra poeira e respingos d'agua, se riscar ao passar um pano comum, pode tacar no lixo. Ate a 18-55 aguenta pau.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 04 de Agosto de 2014, 09:31:00
Cada um faz o que quer com seu próprio equipamento, nós sabemos disso. Então não é necessário fazer comparações absurdas pra afirmar isso. Não sei vocês, mas eu não uso meu carro pra fazer fotos. Eu uso meu carro pra me transportar de um lugar a outro. Se ele ganhar alguns arranhões na lataria, ele ainda vai me levar aonde quero ir. Se ele ganhar alguns arranhões no para-brisa também. Além disso, nesses casos, dizem que um polimento de leve resolve, né?

Agora, o que eu encaixo na câmera pra fazer fotos não é meu carro, ou minha TV, mas sim a minha lente, um dispositivo óptico concebido especificamente pra isso. A finalidade da lente é captar luz. Um arranhão, ou série de pequenos arranhões, causará uma diminuição da qualidade do trabalho que a lente faz.

Mas, ei, cada um é cada um.

OH meu Deus.... vocês são tão picuinhas com as a lentes. Ou como se diz aqui tão panascas.

Claro que é preciso ter cuidado, areias, humidade, líquidos, etc... Agora se uma lente de $ 1.000, 2.000, ..., $ 10.000 riscar por limpar à camisa lixo com ela  :hysterical: Ou devolvam pois não vale o $$$.

Taunus, as lentes caras não custam caro porque são à prova de riscos. Elas custam caro porque oferecem uma qualidade de imagem superior. Elas possuem proteção e construção anti-ghost, anti-flare, anti-vinheta, anti-aberração cromática, anti-coma, anti-distorção, etc., mas proteção e construção anti-riscos para o elemento frontal e traseiro eu nunca ouvi falar.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 09:35:04 por Murilo Rêgo Neto »
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #26 Online: 04 de Agosto de 2014, 10:10:56
Um risquinho de nada no meu óculos já me incomoda pra danar... pensando assim acho que vale a pena todo cuidado possível com as lentes da câmera, mas sem neura e sem frecura tbm. Apenas respondendo a pergunta inicial: eu uso um pincel bem macio pra tirar a poeira e depois um paninho macio levemente umidecido com "limpa tela" pra tirar a gordura. Nunca tive problemas. Mas isso eu faço em casa com calma antes de qualquer evento. Num casamento, por exemplo, se eu ou alguém acidentamente meter o dedo na lente, tiro minha "flanelinha" limpa do bolso, dou uma "baforada" na lente e "taca-le pau"!
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 10:11:39 por Jr_Perinotto »
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #27 Online: 04 de Agosto de 2014, 10:39:04


Taunus, as lentes caras não custam caro porque são à prova de riscos. Elas custam caro porque oferecem uma qualidade de imagem superior. Elas possuem proteção e construção anti-ghost, anti-flare, anti-vinheta, anti-aberração cromática, anti-coma, anti-distorção, etc., mas proteção e construção anti-riscos para o elemento frontal e traseiro eu nunca ouvi falar.

Mas acredita que elas possuem antirrisco. Alias a camada multicoating (desculpe a redundância) serve para isso tudo. Basicamente é como nas lentes para óculos, os melhores vidros possuem tratamento antirrisco e antireflexo.

Mas olha que eu também sou cuidadoso com tudo o que é meu e me custou a pagar. Basicamente o que quis dizer é que cuidados extremos não dão em nada e impedem-nos de usar de forma descontraída o equipamento. Principalmente para os novatos que até tremem quando têm que limpar as lentes. Não vale a pena incutir-lhes ainda mais receios.
Abraço


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 05 de Agosto de 2014, 21:02:23
Assitam esse video...

https://www.youtube.com/watch?v=Eo61t5fH6Qw

Quem vocês acham que é mais agressivo? sua camisa, flanelinha ou paninho ou a areia grossa que o soldado esta usando pra demonstrar a robustez da lente?

Se sua lente de 2 mil e tantos dólares risca com uma camisa ou pano comum, taca no lixo que não presta.

Outro dia Kay Wong do DigitalRevTV enfiou tanto lixo dentro de uma camera e limpou e ta lá... fotografando como nova, o outro congelou e pos fogo numa D4 dem o protetor e funcionou, tem gente que so de ver uma sujeira dentro da câmera desmaia e tem que ser levada pelo SAMU pra uma emergência...

Câmeras não são feitas de fios ultrafinos de ouro elas resistem mais a uma cacetada que nós. Minha 18-55 vagabunda de 250 reais ja foi limpa com todo tipo de pano ja recebeu areia na cara e ta la sem nenhum risco.

É claro que ninguém vai sujar ou enfiar areia na lente de propósito mas sujeiras vem e vão sabendo limpar a lente dura a vida toda.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 05 de Agosto de 2014, 21:52:56
Assitam esse video...

https://www.youtube.com/watch?v=Eo61t5fH6Qw

Quem vocês acham que é mais agressivo? sua camisa, flanelinha ou paninho ou a areia grossa que o soldado esta usando pra demonstrar a robustez da lente?

Se sua lente de 2 mil e tantos dólares risca com uma camisa ou pano comum, taca no lixo que não presta.

Outro dia Kay Wong do DigitalRevTV enfiou tanto lixo dentro de uma camera e limpou e ta lá... fotografando como nova, o outro congelou e pos fogo numa D4 dem o protetor e funcionou, tem gente que so de ver uma sujeira dentro da câmera desmaia e tem que ser levada pelo SAMU pra uma emergência...

Câmeras não são feitas de fios ultrafinos de ouro elas resistem mais a uma cacetada que nós. Minha 18-55 vagabunda de 250 reais ja foi limpa com todo tipo de pano ja recebeu areia na cara e ta la sem nenhum risco.

É claro que ninguém vai sujar ou enfiar areia na lente de propósito mas sujeiras vem e vão sabendo limpar a lente dura a vida toda.

Assisti ao vídeo, mas em nenhuma parte o soldado esfrega areia no elemento frontal da lente. Estamos falando de arranhões no vidro, ou seja, no coração da lente; algo que pode inutilizar uma lente (ao longo dos anos), algo que faz vários fotógrafos profissionais recomendarem o uso de um bom filtro UV apenas para proteção e conveniência de limpeza.

O cara jogou areia por cima do corpo da lente e câmera, e depois tirou com água, sem fazer nenhum tipo de fricção, sem sequer encostar um dedo. Então isso não quer dizer que o elemento frontal e traseiro sejam super resistentes a riscos.

E você poderia postar o vídeo em que Kai fez isso? Porque eu não lembro de ter visto ele enfiar um monte de porcaria numa câmera e ela continuar funcionando. Ele tentou pintar uma D90 de rosa e o resultado foi ter que enviar à Nikon para que fosse reparada. Algumas lentes de kit ele usou pura e simplesmente para destruição mesmo, pois depois não serviam mais pra nada. E pôr fogo numa D4? Em que vídeo ele fez isso?

Não sou a favor que a pessoa mal use o equipamento com medo de quebrá-lo, de jeito nenhum. Eu mesmo, dias depois de ter comprado minha D7100, me meti debaixo de chuva com ela pra fazer algumas fotos. Só que eu sabia o que estava fazendo, eu sabia que ela aguentava isso. Ninguém está falando de neura, e sim de saber o que está fazendo, de ação com responsabilidade.

Deve-se chegar a um denominador comum, nem um extremo nem outro. Não se deve incutir medo num usuário iniciante, mas também não dá pra dizer "relaxa, faz de qualquer jeito aí que teu equipamento aguenta". Um belo dia aparece um arranhão e o cara pensa "poxa, mas um cara na internet disse que podia desencanar e limpar de qualquer jeito, que era feita pra isso mesmo".

Peraí, vamos com calma. Estamos falando de vidro. E que eu saiba, o único vidro que é resistente a arranhões é o Corning Gorilla Glass.

E outra, não é que com uma passada de camisa um risco gigante vai aparecer (a não ser que exista um grão gigante de areia). O problema é a ação de usar qualquer tecido, qualquer flanela, qualquer toalha, qualquer camisa ao longo dos anos.

Bom, só sei que eu não confiaria. Mas se a pessoa não vê problema nisso, em pegar o lençol da cama (assim, porque deu vontade, tava mais perto) pra limpar a lente, então ótimo, cada um faz o que quer com seu próprio equipamento, não tenho nada contra. Só não acho legal incentivar um iniciante a fazer a mesma coisa sem deixar claras as implicações do que pode (ou não) acontecer.

Por isso, mesmo que eu seja exagerado, prefiro dizer que a pessoa use, pelo menos, um pano específico pra isso. Tem aquele paninho azul dos monitores samsung? Então guarde ele e use-o apenas para limpar o vidro da lente. Não tem? Consiga um daqueles para limpar óculos.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 21:54:58 por Murilo Rêgo Neto »
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px