Autor Tópico: Exagero ou não?? Festa de criança - Evento social  (Lida 8194 vezes)

katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #45 Online: 18 de Junho de 2014, 17:36:35
Sempre gostei de qualidade e um bom investimento em algo que vai se dedicar e com certeza uma boa justificativa para manter um equipamento de nível A, B ou C.
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #46 Online: 19 de Junho de 2014, 20:37:34
Estou de acordo com o que um colega lá atrás falou, que com o tempo você vai construindo um aparato bom (e caro) e aos olhos de quem pensa em entrar agora, aquilo é muito custoso, desnecessário e parece não valer a pena.

Sou amador (i.e.: não fotografo para viver ou cobro pelas fotografias) mas uso SLR e DSLR há muito tempo e acabei por ter um set bem caro e digamos profissional.

Para quem vai entrar agora no mundo profissional eu diria para não se importar com os equipamentos dos outros, mas sim se preocupar com os seus clientes e fazê-los felizes. Isso é o que eu buscaria como amante da fotografia e como cliente.

O que eu acho importante para o pessoal que quer iniciar na atualidade, é a percepção que a qualidade das DSLR e os preços delas estão muito acessíveis ao público (DSLR está igual a celular "todo mundo tem um!)", mas mesmo assim as pessoas contratam os "profissionais", porque eles esperam algo mais além, é claro, do registro.
Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 20 de Junho de 2014, 00:27:55
Posso estar enganado, mas esse cliente é menos exigente e gosta de pagar menos, ao contrário da pessoa que contrata fotógrafo para registrar um casamento.
Com 2 FF, o custo aumenta, o repasse para o cliente é inevitável e o retorno financeiro pode demorar mais do que o previsto.
Quando digo que é exagero é porque o cliente de festa infantil não valoriza esse investimento.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #48 Online: 20 de Junho de 2014, 02:43:33
Quando digo que é exagero é porque o cliente de festa infantil não valoriza esse investimento.


affalcao, você está sendo bem insistente nesse ponto. Eu penso que se você pode entregar o máximo de qualidade sem que isso afete o seu lucro com o evento, ou seja, desde que o preço que você cobre compense usar um equipamento top de linha, não vejo porque não utilizar. É questão também de público-alvo, se você mira num público que se importa mais com a qualidade de imagem, com a qualidade das fotografias, e da cobertura, geralmente se tem condições de cobrar mais, pois eles estão dispostos a pagar mais para ter as fotos do jeito que gostam mais.


Não dá pra generalizar, dizer que cliente de festa infantil não valoriza esse investimento, porque tem gente que cobra beeem caro para fotografar uma festa desse tipo. Muito mais caro do que eu cobro, por exemplo. Proporcionalmente muito mais caro do que eu cobro num casamento, pensando em horas de trabalho. Tem cliente extremamente exigente sim, pra qualquer tipo de fotografia que se faça. E, verdade seja dita, já peguei clientes de casamento muito menos exigente do que de festas infantis.


Não dá pra generalizar, dizer que não vale a pena o investimento, etc e tal.  :ok:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 20 de Junho de 2014, 09:02:32
Não dá pra generalizar, dizer que cliente de festa infantil não valoriza esse investimento

Concordo, mas essa é a exceção e não a regra. O quero dizer é que o mercado para esse público mais seleto, que aceita pagar  bem mais caro é muito restrito. Acho que poucos profissionais que investem nesse mercado conseguem se manter.  O público de festa infantil, na maioria das vezes prefere pagar menos, sem que isso signifique um serviço de baixa qualidade. Não estou falando em pagar aqueles preços absurdos de sites de compra coletivas, mas sim valores de mercado.  Fazendo uma analogia, o cliente de festa infantil procura aquele carro 1.6. Não se contenta com o  o 1.0, mas também não quer investir em um 3.0 turbo.

Cara, é só uma opinião, minha visão ( talvez distorcida). Não tenho experiência para afirmar categoricamente o que estou dizendo.

 :ok:


Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #50 Online: 20 de Junho de 2014, 10:15:05
Cara, é só uma opinião, minha visão ( talvez distorcida). Não tenho experiência para afirmar categoricamente o que estou dizendo.

Entendi. É que quando li essa afirmação, achei que você estava afirmando categoricamente:
Quando digo que é exagero é porque o cliente de festa infantil não valoriza esse investimento.
Como você não falou que era na sua opinião, ou que era no geral, etc, achei que estivesse fazendo uma afirmação. Desculpe se confundi!  :D


Mas ainda assim, não acho que o público que valoriza festas infantis seja assim tãaaao exceção. Obviamente não é a maioria dos clientes que valoriza, mas tem muita gente que vive e muito bem apenas de festas e eventos infantis. Não só fotógrafos, como decoradores, planejadores, buffets, animadores, etc... É um mercado muito grande e muito rentável, pelo menos aqui em São Paulo. Claro que tem público de todo o tipo, o que prefere pagar barato independente da qualidade do serviço, o que prefere a qualidade do serviço independente do preço, e todo o intervalo entre esses dois extremos.

Mas o mais importante é que não é só em infantil que tem gente que prefere pagar menos, isso tem em praticamente todo tipo de fotografia. Inclusive (e talvez, principalmente) em casamentos. Tem muita gente que quer mesmo pagar barato e só, não valoriza o investimento mesmo, isso está longe de ser exclusividade de infantil. Esse tipo de cliente que que eu venho evitando ao longo do tempo, eheheh...


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 20 de Junho de 2014, 11:26:28
Nessa área de infantil eu ainda não me achei.

Aqui em Maringá tá mais ou menos dividido entre aqueles que só querem "umas fotinhos pra ter de lembrança" e o pessoal da grana, que paga bem por um serviço bom.
Talvez por eu não ter um portfólio tão legal em aniversário, acabo sendo jogado pro grupo de baixo. E nesse caso, eu disputaria com a molecadinha de Rebel, lente do kit e flash pop up, que fazem evento por R$ 150~200.
E se for pra brigar com eles, prefiro ficar só nos casamentos e 15 anos.

Tenho uma colega, tá enchendo as burras, só em gestante, new born e aniversário infantil. E não precisa ficar aturando adolescente até de madrugada, kkkkkkkkkkk


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 20 de Junho de 2014, 20:37:06
Entendi. É que quando li essa afirmação, achei que você estava afirmando categoricamente:Como você não falou que era na sua opinião, ou que era no geral, etc, achei que estivesse fazendo uma afirmação. Desculpe se confundi!  :D
É... me expressei mal. Daqui a pouco ia ter gente no fórum me xingando.  :D
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8